Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / “Se o governo federal não encaminhar recursos teremos muitas dificuldades a partir de setembro”, diz secretário da Fazenda em audiência pública na Câmara

Publicado em 27/05/2021.
Jairo Dutra participou de audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças para apresentar balanço contábil da cidade no último quadrimestre

Bonow coordena a audiência pública online (Foto: Gabriel Xavier)

Em tom de preocupação o secretário municipal da Fazenda, Jairo Dutra declarou nesta quinta-feira em audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara Municipal que Pelotas deve enfrentar um segundo semestre de grandes dificuldades financeiras caso o governo federal não socorra os municípios.  A declaração foi feita durante a apresentação do balanço financeiro do último quadrimestre.

Ao apresentar os números da contabilidade pública Dutra destacou que a arrecadação atual tem sido suficiente para cumprir as metas previstas. “As receitas tem coberto as despesas e estamos pagando as dívidas”, disse. O total de receitas anual estimado para o orçamento municipal é de R$ 1,4 bilhão e conforme o secretário 27% da receita prevista já foi realizada.

Os problemas que geram apreensão começam a surgir quando os números analisados passam a ser os da Secretaria da Saúde para a qual está previsto um repasse anual de R$ 346,6 milhões e que, nos últimos quatro meses, já consumiu R$ 64 milhões. “Estamos destinando 16,9% do orçamento o que significa R$ 4 milhões a mais do que o previsto”, afirma.

A falta de sinalização do governo federal em repassar ajuda financeira às prefeituras para o combate da pandemia de Covid-19 aumenta a apreensão na Secretaria da Fazenda, pois em 2020 o Ministério da Saúde liberou R$ 55 milhões para reforçar o caixa da cidade com o objetivo de garantir os atendimentos públicos de saúde.

“Se o governo não encaminhar recursos teremos muitas dificuldades a partir de setembro. A dúvida é se teremos recursos para ajudar, inclusive, no combate a Covid”, declara.

Questionado pelos vereadores sobre quais alternativas são possíveis para garantir que o pior não aconteça, o secretário afirmou que as equipes da Prefeitura têm trabalhado em garantir meios de aumentar a arrecadação própria do município e apontou a pressão sobre lideranças políticas regionais para sensibilizar as autoridades federais da necessidade de garantir dinheiro para as cidades.

“Não estamos conseguindo convencer o governo federal de que é necessário se concentrar em salvar vidas, as dificuldades da economia são enormes, o que peço aqui é que a gente se una e busque uma saída conjunta urgente para garantir recursos para a saúde”, diz.

Para o presidente da COF Jair Bonow (PP) as informações apresentadas pelo secretário são importantes e, preocupantes. “O momento é de muitas incertezas, gastos e arrecadações incertas. Existe uma preocupação muito grande por parte da Câmara Municipal para que realmente se possa tomar o melhor caminho para o futuro para que Pelotas tenha sanidade financeira e para que isso aconteça precisamos ter conhecimento do que já aconteceu e saber quais os caminhos serão tomados para o futuro”, declara.

O tema deve voltar a ser debatido na Câmara de Vereadores na próxima semana.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas