Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 30 anos do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel) é celebrado em Sessão Especial na Câmara de Vereadores

Publicado em 28/05/2021.

Vereador Sid coordena audiência online

Na noite de quarta, dia 26 de maio, o Legislativo Pelotense, em uma proposta do vereador Sidnei Fagundes, Sid (PT), realizou uma Sessão Especial em Comemoração aos 30 anos do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel). A iniciativa da atividade surgiu como uma forma de celebrar e reconhecer o importante papel desenvolvido pelo CMSPel ao longo de toda a sua existência.

Participaram da audiência pública a Secretária da Saúde Roberta Paganini, a Promotora de Justiça Rosely Lopes, o ex-vereador Milton Martins, criador da lei de implementação do Conselho, Itamar Santos do Conselho Estadual de Saúde e a Professora Dora Domingues do Fórum dos Conselhos Municipais. A lista de convidados contou também com ex-presidentes do CMSPel, dentre eles Arilson Cardoso, Luiz Guilherme Belletti, Ana Lúcia Costa, Janaina Willrich, Jaime Fonseca e com o atual presidente do CMSPel, Cesar Lima.

Entre os convidados, foi unânime a relevância do CMSPel no controle social, na formulação de políticas públicas efetivas e de qualidade e na defesa da vida. A solidez, a capacidade técnica do CMSPel e as contribuições para ações que melhoraram e qualificam a vida das pessoas também foi destacada pelo convidados. A importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento de seu caráter primordial no impedimento de uma tragédia ainda maior nesse momento de crise sanitária e de conjuntura política adversa, também apareceu em muitas falas.

A noite também foi marcada por homenagens, o ex-vereador e conselheiro Paulo do Sítio foi lembrado como um lutador em defesa do SUS e da Saúde Pública. Outro homenageado da noite foi Luiz Guilherme Belletti, que por vários anos esteve na presidência do conselho. Belletti relembrou um pouco da história do conselho ao longo desses 30 anos e mencionou as dificuldades e conquistas enfrentadas pelo CMSPel na construção da saúde coletiva do município. Por fim, mencionou a importância da sessão para engajar a população no controle social da Saúde Pública.

Além dos convidados, usaram a palavra o Vereador Marcos Ferreira (PTB), presidente da Comissão de Saúde, as vereadoras Miriam Marroni (PT) e Marisa Schwarzer (PSB) e marcaram presença os vereadores Cristiano Silva (PSDB), César Brizolara (PSB) e Jair Bonow (PP).

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Sidnei Fagundes, Sid (PT)