Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Agentes funerários e funcionários de cemitérios passam a ser reconhecidos como linha de frente da COVID-19

Publicado em 29/07/2020.
Projeto proposto pela Comissão de Saúde foi aprovado na Câmara Municipal nesta quarta-feira

Foto: Paulo Ferreira

A Câmara Municipal de Pelotas aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei proposto pelos vereadores Marcos Ferreira, Marcola (PTB) e Daiane Dias (PL), respectivamente presidente e vice da Comissão de Saúde do Legislativo, que reconhece agentes funerários e funcionários de cemitérios como profissionais da linha de frente do combate a pandemia de Covid-19.

A nova legislação, que ainda precisa ser sancionado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) antes de passar a valer, estende aos trabalhadores do setor funerário direitos como a realização gratuita de teste de diagnósticos da Covid-19 e afastamento do trabalho em caso de suspeita de contaminação e conforme o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcola corrige uma distorção das legislações em vigor que não enxergam estes profissionais.

"Os serviços funerários são essenciais e não podem deixar de ser executados e os trabalhadores encarregados de executá-los enfrentam um risco direto de contaminação, então nada mais justo do que a lei protegê-los dando os mesmos direitos de outros trabalhadores envolvidos no combate a pandemia", argumenta.

O projeto apresentado e analisado em regime de urgência, por se tratar de tema referente à Covid-19, foi aprovado por unanimidade e agora segue para análise da prefeita.