Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Comitiva vai a Brasília reivindicar hospital de grande porte

Publicado em 18/10/2021.

Com data marcada para a próxima terça-feira (19/10), uma comitiva de lideranças municipais, estaduais e federais estará em Brasília para reivindicar a manutenção do projeto inicial do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). A reunião, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Cristiano Silva (PSDB), será na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contará com a participação do Ministério da Saúde (MS).

Pelotas é referência em saúde pública para uma região que abrange mais de 1 milhão de pessoas e o HE-UFPel faz parte dessa rede de atendimento. De acordo com o vereador, a comitiva representa a força da Zona Sul unida e engajada na luta pela manutenção do projeto de um hospital de grande porte, com 100 por cento dos atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os 364 leitos representam avanços na saúde, educação, pesquisa, emprego e renda. Para Silva perde-se muito com a reformulação, já que serão mais de 110 leitos diminuídos, de acordo com o novo projeto proposto pela reitoria da UFPel e Hospital Escola/Ebserh. Cita ainda que o entrave é justificado no quantitativo de recursos humanos necessários para a manutenção dos leitos. “Se o problema é recurso, vamos buscar”, disse o presidente da Câmara de Pelotas, após salientar que a ideia é que haja uma união de esforços para manter o projeto original. “A saúde é um direito fundamental! É nosso dever garantir que haja tratamento adequado”, finaliza.

RELEMBRE

 Há quase 10 anos foi lançado o primeiro edital de licitação para a construção do HE-UFPel, na época com previsão de 364 leitos e com aprovação em 2015. Recentemente, o projeto foi redimensionado e o número de leitos reduzido para 250, com possibilidade de nova diminuição.

 O Conselho Departamental da Faculdade de Medicina e direção da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed), lutam também para que a proposta anteriormente aprovada seja mantida. Atualmente o prédio do hospital é locado e conta com 175 leitos, desses apenas 54 são destinados para retaguarda da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que recebe os pacientes oriundos do Pronto Socorro Municipal (PSM). A média é que um paciente ocupe um leito a cada 15 dias. Com isso, um leito gera em torno de duas internações mensais, dependendo da gravidade de cada caso. Ou seja, menos de um leito ao dia para desafogar o PSM.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Cristiano Silva (PSDB)

Ações do documento

Vereador Jone Soares trata de projeto na 5ª Coordenadoria Estadual de Ensino

Publicado em 18/10/2021.

Na última semana o vereador Jone Soares(PSDB) esteve em reunião com a responsável da 5 coordenadoria de ensino, Alice Szezepanki, para tratar do projeto Horta Solidária, que consiste na aprendizagem da lida de uma horta, na condição extensiva aos alunos da rede municipal e também com a colaboração de toda a comunidade escolar.

Para o vereador iniciativas como estas são cada vez mais importantes, pois ajudam a preencher o tempo dos alunos.
“Assim que fui chamado pelos moradores do Arco íris, que buscavam colocar a horta no terreno ao lado da escola, tivemos a ideia de transformar a proposta em um grande projeto de extensão”, completou Jone Soares.

Em outras escolas estaduais do município já existem projetos semelhantes e deram muito certo. 

A iniciativa tem o nome de “Escola Aberta”, e tem o objetivo de propiciar aos alunos e a comunidade em geral, atividades aos finais de semana, por exemplo.

Para o vereador a reunião foi muito produtiva, pois foi possível garantir a aderência da escola Arco íris, na proposta.

“Fico muito feliz em poder com o meu mandato colaborar, para mudar realidades, principalmente na educação. Uma das áreas mais importantes na minha opinião, disse Jone Soares.

Em breve haverá mais uma reunião, para aparar os últimos detalhes, para a implantação.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jone Soares (PSDB)

Ações do documento

Os problemas enfrentados no retorno das aulas presenciais em Pelotas

Publicado em 18/10/2021.
Os problemas enfrentados no retorno das aulas presenciais em Pelotas

Foto: Gabriel Xavier

Na manhã de sexta-feira (15), ocorreu a tão esperada Reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal, com a presença da Secretária de Educação, do Secretário de Transporte e Trânsito, além da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Universidade Federal de Pelotas, UNI Pelotas – Comunidade em Luta, Sindicato dos Municipários de Pelotas, EMEF Jeremias Froes. Na ocasião foram evidenciados diversos problemas enfrentados no retorno das aulas presenciais da rede municipal.

Durante a reunião, a comunidade escolar pôde trazer suas demandas, dúvidas e angústias neste retorno híbrido do ensino nas escolas municipais. Ao mesmo tempo, foi possível ouvirmos as respostas das secretarias e órgãos públicos presentes que, em muitos casos, nos deixou, ainda, com a sensação de insegurança e descontentamento com as resoluções apresentadas.

Começando pela questão do transporte coletivo, que no cotidiano da população está evidentemente inadequado às necessidades da população pelotense e isso desde o início da pandemia, agora, com o retorno das atividades presenciais nas escolas e o consequente aumento da demanda, a situação se agravou ainda mais. Infelizmente, por parte da Secretaria de Transporte e Trânsito, as respostas para essa problemática foram angustiantes. Não há um planejamento que preveja aumento de frota, linhas e horários nem agora, nem em um futuro breve, a Secretaria utiliza-se da análise diária de bilhetagem dos ônibus para decidir como proceder, dia a dia, ou seja, prevalece nas decisões o lucro das empresas que compõem o Consórcio do transporte coletivo municipal e não a segurança dos usuários e a qualidade dos serviços prestados à população.

Em relação às respostas apresentadas pela Secretária de Educação às questões encaminhadas pela população ao nosso mandato, novamente o cenário é de preocupação e, ainda, muitas dúvidas. Ficou, novamente, evidente a falta de planejamento adequado para o retorno presencial, considerando que grande parte das escolas ainda se encontra em obras de adequação para segurança sanitária, além de a ampla maioria delas não estar com os Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio em dia, situação gravíssima, que expõe a riscos para além daqueles causados pela pandemia da Covid-19, nossas comunidades escolares.

Por parte do SIMP e do UNI Pelotas, foram trazidos os relatos de angústia, medo e incertezas que permeiam o cotidiano das comunidades escolares, com relatos de sobrecarga de trabalho, falta de infraestrutura nas escolas, insuficiência na distribuição de EPI’s, dificuldades com o transporte coletivo, falta de informações adequadas e de diálogo com a SMED. Situações que vem de longa data e que vêm sendo verificadas pelo nosso mandato nas visitas que temos realizado para fiscalizar as escolas.

A vigilância epidemiológica e a vigilância sanitária, por sua vez, trouxeram muitas informações importantes acerca dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 nos ambientes escolares, que em conjunto com as informações trazidas pela professora Ana Claúdia, da Universidade Federal de Pelotas, reafirmam que a situação ainda é preocupante, temos um recente aumento de casos e internações em enfermaria no município, desaceleração na vacinação e dificuldade no controle de casos. Desta forma, reforçam a necessidade de atenção na retomada das atividades presenciais nas escolas, com respeito às normas de segurança sanitária e resoluções urgentes para as problemáticas relatadas de forma a garantir a saúde das comunidades escolares.

Nosso mandato seguirá fiscalizando as escolas municipais, acompanhando as demandas das comunidades e lutando junto para que a situação melhore e os direitos da população sejam garantidos. Além disso, a Comissão de Educação da Câmara já deixou agendada uma próxima reunião com a presença da Secretária Adriane Silveira, na data de 28 de outubro, com horário ainda a ser definido.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Ações do documento

Reunião com representantes de templos religiosos discute emenda substitutiva

Publicado em 18/10/2021.
Vereador Paulo Coitinho recebeu lideranças na Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores recebeu na última sexta-feira (15) representantes de templos religiosos de matriz africana com o objetivo de discutir o Projeto de Lei (PL) encaminhado pelo poder executivo no que se refere a isenção do IPTU. A pauta vem sendo tratada pelo vereador Paulo Coitinho, líder da bancada da Cidadania, desde o início do seu mandato, em janeiro de 2021, através de reuniões com o secretário da fazenda, Jairo Dutra, com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), além de uma audiência pública em 30 de agosto.

Segundo o PL apresentado, a isenção seria possível desde que apresentado alvará de funcionamento, CNPJ, contrato de locação, constituição jurídica da instituição, ata da eleição da atual diretoria, RG e CPF do responsável legal, o que segundo os participantes da reunião não seria viável, tendo como justificativa principal que templos religiosos que funcionam em imóveis locados não possuem tal documentação.

A emenda substitutiva propõe que sejam utilizados como templos religiosos, desde que apresentados "alternativamente" os seguintes documentos: alvará de funcionamento e/ou certidão de regularidade de registro junto a entidade associativa e/ou declaração da entidade associativa de sua condição de associado credenciada ao poder municipal, RG e CPF do responsável legal na falta de estatuto ou diretoria constituída, certidão do imóvel e/ou contrato de locação. O projeto já foi protocolado e deverá seguir para aprovação em plenário, COF e comissões na próxima semana.

Participaram do encontro, Marcos de Oxalá, presidente da Federação de Cultos Afro-Brasileiros, Daiane de Oxum, presidente da Associação Municipal de Umbanda e Kibanda e Cultos Afro-Brasileiro, Juliano Silva, presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Pai Baiano Castanheira, Pai Flávio de Xangô e Carlos Alberto Pereira, programa Filhos de Umbanda, transmitido pela Rádio Web Fragata.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Ações do documento

Vereador Jone Soares acompanha plantio de árvores no Arcobaleno

Publicado em 14/10/2021.

Na última semana, o vereador Jone Soares (PSDB) acompanhou as equipes da secretaria de qualidade ambiental, que atenderam uma demanda encaminhada pelo mandato de vereador no núcleo habitacional Arcobaleno.

Foram plantadas algumas mudas de árvores frutíferas ao longo da praça do bairro, que recentemente recebeu uma requalificação, também encaminhada pelo vereador.

“ Antes de assumir como vereador na câmara, já desenvolvia um trabalho em prol dos bairros. Há muito tempo que os moradores desta localidade, buscavam a melhorias desta praça. Assim que assumi tratei de alinhar com os secretário as melhorias, para população”, completou o vereador.

Para o vereador as praças são importantes espaços de convivência e devem sim receber uma maior atenção do poder público.

Na mesma região o vereador Jone Soares emitiu e aprovou na câmara de vereadores mais pedidos para implantação e requalificação de praças no bairro Arco íris e Reserva do Arco íris. Ambas já foram atendidas pela secretaria de serviços urbanos e infraestrutura.

No bairro Fragata também houve pedido de providências do vereador, para requalificação de uma praça.

“Acho muito importante o vereador estar conectado com os problemas da população, ao meu ver só assim poderemos auxiliar nos encaminhamentos das melhorias”, disse o vereador.
Seguirei atento e encaminhando os pedidos para a arborização das praças do município.

O parlamentar aproveitou e reconheceu o excelente projeto Adote uma Praça da Secretaria de Qualidade Ambiental.
“Parabenizo o secretário Eduardo Schaffer e também toda equipe da SQA, por na medida do possível atender os pedidos da comunidade.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jone Soares (PSDB)

Ações do documento

Vereador Carlos Júnior participa de treinamento de futebol para cegos em Pelotas

Publicado em 14/10/2021.

A atividade acontece no Ginásio Planeta Bola, localizado na Avenida Duque de Caxias 1123, no bairro Fragata. O espaço não é adaptado, mas os equipamentos utilizados, sim. A com bola com guizo, que emite efeitos sonoros, permite que os jogadores se localizem em quadra.

Diego Ferreira Lemos, 39 anos, nasceu cego. Em algum momento da infância chegou a recuperar a visão, mas voltou a perder totalmente em consequência do glaucoma.

Lemos criou em 2011 uma equipe de futebol de 5 em Pelotas, ele que também acumula a função de coordenador de esportes da Asdefipel ( Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas). Agora convive com a expectativa da ida para São Paulo, com o objetivo de participar da Copa do Brasil de Futebol de Cegos, que começa no próximo dia 24 de outubro, no CT Paralímpico da capital paulista. De Pelotas serão três representantes na Seleção Gaúcha, além de Diego, o goleiro Pierre Jardim, que não possui deficiência visual, o que está previsto na prática da modalidade, e o técnico Fábio Costa.

A maior dificuldade enfrentada é pela falta de parceiros e patrocínios, o que causou preocupação e incerteza, diante da insuficiência de recursos para custear a logística necessária, transporte, alimentação e hospedagem.

Carlos Júnior (PSD), que também é Presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, foi procurado por Diego, e tomou ciência de toda a problemática. A partir daí o parlamentar foi em busca de uma maneira para viabilizar o financiamento, e com isso garantir o deslocamento até São Paulo.

Diego Lemos agradeceu ao empenho do vereador “precisamos que outros sigam o exemplo dele, alguns só lembram da gente no período de eleição, ele mostrou na prática que é diferente”.

TREINO

Na quarta - feira da semana passada (09) o vereador resolveu comparecer a um treino no Planeta Bola, e conhecer in loco o funcionamento e as diferenças do esporte adaptado para cegos. Além da bola com guizo, o regramento é ajustado, o goleiro deve permanecer embaixo da trave, e manter comunicação permanente com os colegas de equipe. Goleiro, que é posição de Júnior no Paulista, até o presente momento “quem acha que é fácil está enganado, além do potencial de chute, os atletas mostram qualidade para jogar, agora é uma atividade de extrema importância social, é garantia de inclusão, de cidadania”, afirmou o parlamentar.

Júnior também teve a oportunidade de conhecer um novato na modalidade, Danilo Silva, que estava acompanhado de uma grande incentivadora, a mãe dele, Elisabete Silva. Os dois moram em Canguçu, e fazem o trajeto semanalmente para que Danilo possa jogar e manter vivo o sonho de se tornar um atleta competitivo “é mais um exemplo de superação”, disse o vereador.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Ações do documento

Vereador Jurandir Silva visita o Jardim Europa

Publicado em 14/10/2021.
Parlamentar expressou na Câmara de Vereadores a necessidade de respostas do Executivo aos Pedidos de Providências

O Vereador Jurandir Silva (PSOL) visitou o bairro Jardim Europa para averiguar a situação precária da rua Waldemar Ramos Lages. A reclamação dos moradores é referente a extensão de buracos na rua, que atrapalham o trânsito, e a falta de drenagem adequada nas valas de esgoto, que acabam transbordando em dias de chuva.

 Moradores procuraram o mandato do parlamentar e ainda em setembro, na primeira quinzena, um Pedido de Providências foi protocolado solicitando que a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação realizasse serviços de reparo em toda extensão da rua. A manutenção é indispensável para a melhoria da qualidade de vida e segurança dos moradores, justificou o Pedido.

 No entanto, o serviço ainda não foi realizado e a situação está piorando. “As Secretarias são os órgãos responsáveis por receber essas demandas e realizar o serviço, tanto que orientamos às pessoas que sigam este caminho. Quando alguém não consegue esse contato mais próximo do Executivo, nós realizamos uma ponte por meio dos Pedidos. Nosso mandato costuma protocolar pedidos como a “última saída” a alguma necessidade da população”, afirmou o Vereador Jurandir.

Há semanas, o parlamentar expressa na Câmara de Vereadores a necessidade de respostas do Executivo aos Pedidos de Providência, que devem servir como avisos de demandas que foram solicitadas pela população. “É interessante que os Pedidos retornem aos vereadores e vereadoras com respostas, se não as soluções, e uma explicação sobre um cronograma de execução”, diz.

Texto de Assessoria de Comunicação do Vereador Jurandir Silva do PSOL

Ações do documento

Câmara empossa vereadores mirins em celebração ao Dia da Criança

Publicado em 13/10/2021.
Sessão especial foi realizada nesta quarta-feira
Câmara empossa vereadores mirins em celebração ao Dia da Criança

Foto: Gabriel Xavier

Como acontece todos os anos, em seguida ao feriado de 12 de outubro, a Câmara Municipal de Pelotas realizou ontem a 3ª Sessão Solene do ano, durante a qual empossou 23 vereadores mirins escolhidos entre estudantes das redes pública e privada da cidade. Apesar de simbólica a posse dos vereadores mirins serviu como momento para apresentação de pedidos das comunidades e, ainda, de defender a valorização do Poder Legislativo.

Durante a solenidade a estudante Antonia Schwalz da Silva, de nove anos, aluna da Escola Érico Veríssimo convidada pelo presidente Cristiano Silva (PSDB) foi empossada como presidente da Câmara Mirim na primeira parte da sessão e foi encarregada de coordenar os trabalhos. Ao longo da sessão os vereadores mirins receberam diplomas de participação e puderam usar a tribuna para expor ideias ou apresentar propostas em nome da comunidade, com foi o caso de Rodrigo Oliveira Mendes, de 11 anos, aluno da Escola Santa Terezinha, convidado do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB). “Venho pedir melhorias como a construção de um prédio novo e ampliação dos banheiros atuais da escola para que possamos ter um ambiente melhor”, disse.

Na segunda metade, a sessão foi presidida por Lucas Ornel, de 12 anos, filho do ex-vereador e oito vezes presidente da Câmara Municipal, Ademar Ornel. Lucas participou da solenidade a convite do vereador Anselmo Rodrigues e prestou uma emocionante homenagem ao pai.

“Obrigado por me derem a oportunidade de homenagear meu pai, que foi o articulador político desta cidade, participando desta sessão”. O jovem Ornel aproveitou seu espaço para pedir maior fiscalização nas escolas que retomaram as aulas presenciais. “Não queremos que mais pessoas morram de Covid, como meu pai”, disse.

Para o presidente da Câmara, Cristiano Silva (PSDB) a solenidade surge como uma forma de aproximar a Câmara da população, em especial das crianças e de mostrar que o Legislativo é o poder onde toda a comunidade está representada.

"Quero dizer que fico com a pureza da resposta das crianças que é bonita, vejo o orgulho dos pais em ver seus filhos aqui e gostaria que a população de Pelotas também tivesse esse orgulho da Câmara, pois aqui trabalhamos muito pela comunidade", afirmou. 


CONFIRA A NOMINATA DOS VEREADORES MIRINS 2021:

Chadê Silva, EMEF Balbino Mascarenhas

Convidada Especial por todos os vereadores

Janaina Ávila de Lucas

Convidada Especial por todos os vereadores

 Antônia Cardozo Wachholz da Silva, Escola Érico Veríssimo

Convidado (a) por: Cristiano Silva (PSDB)

Alice Domingos Grasatto, EEEF Zilda Morrone

Convidado (a) por: Fernanda Miranda (PSOL)

Luiza Martins Bandeira, Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

Convidado (a) por: Dila Bandeira (PSDB)

Enzo Barbosa Klaes Braga, Joaquim Assumpção

Convidado (a) por: Jurandir Silva (PSOL)

Guilherme Cardozo da Silva, Escola Municipal Jeremias Flores

Convidado (a) por: Anderson Garcia (PTB)

Isabely Canez de Pinho Lopes, EMEF Fernando Osório

Convidado (a) por: Marcio Santos (PSDB)

Alice Caldeira Dutra, Emei Bernardo de Souza

Convidado (a) por: Carlos Jr (PSD)

Lunna Souza,

Convidado (a) por: Jone Soares (PSDB)

Maria Eduarda Gouvea Peter, Escola Machado de Assis

Convidado (a) por: Marisa Schwarzer (PSB)

Livia Tavares Farias, EMEF Afonso Vizeu

Convidado (a) por: Sidnei Fagundes, Sid (PT)

Rodrigo de Oliveira Mendes, EMEF Santa Terezinha

Convidado (a) por: Marcos Ferreira, Marcola (PTB)

Juan Carlos Medeiros Rodrigues, EMEF Ferreira Vianna

Convidado (a) por: Rafael Barriga (PTB)

Vitor Wruck, EMEF Dr. Berchon

Convidado (a) por: Jair Bonow (PP)

Marcelle Jacondino Feijó, Colégio São Francisco de Assis

Convidado (a) por: Cristina Oliveira (PDT)

Bernardo Ferreira Silva, EMEI  Dyrio Gordon

Convidado (a) por: Reinaldo Elias, Belezinha (PSD)

Islander dos Santos Monteiro, Colégio Estadual Félix da Cunha

Convidado (a) por: Miriam Marroni (PT)

João Paulo de Oliveira Vanzin, Colégio Santa Mônica

Convidado (a) por: Paulo Coitinho (Cidadania)

Beatriz Porto Islabão, Colégio Santa Mônica

Convidado (a) por: José Sizenando (DEM)

Lucas Ribeiro Ornel, Colégio Pelotense

Convidado (a) por: Anselmo Rodrigues (PDT)

Nathália Severo da Silva

Convidado (a) por: César Brisolada, Cesinha (PSB)

 

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Ações do documento

Futebol Feminino foi pauta de reunião do vereador Carlos Júnior

Publicado em 13/10/2021.

O presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Carlos Júnior (PSD), recebeu em seu gabinete na última quinta-feira (07) o coordenador do departamento de futebol feminino do E.C. Pelotas, Marcos Planella.

O principal tema do encontro foi a conferência nacional que ocorrerá em Pelotas no dia 10 de novembro, na Faculdade Anhanguera, com o tema “O momento atual e o futuro do futebol feminino no Brasil”.

Planella informou que já estão confirmadas as presenças do Secretário Nacional de Futebol e Direito do Torcedor, Ronaldo Lima dos Santos, Assessora de Futebol Feminino da CBF, Dani Mendes, Coordenadora de Seleções de Futebol Feminino da FGF, Eduarda Luizelli , Diretora de Futebol Feminino do Governo do RS,
Gabriela Luizelli, Secretário Estadual do Esporte e Lazer do RS, Danrlei de Deus, da Deputada Estadual Franciane Bayer (PSB), autora da lei de incentivo ao futebol feminino, jornalista do Grupo RBS Bruno Halpern, representante da Prefeitura de Pelotas, além do convite formulado ao Vereador Carlos Júnior (PSD), como representante do Poder Legislativo, o que foi aceito prontamente. Segundo o coordenador do evento, outros nomes poderão ser incluídos na programação.

Além do convite ao parlamentar, Marcos solicitou intermediação para um agendamento com a Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas para que possam conjuntamente, dar conhecimento do acontecimento na cidade, e assegurar alguns aspectos importantes de logística.

O vereador dará encaminhamento às solicitações, assim como fará o possível para apoiar a realização desse importante evento para o segmento esportivo da cidade “o futebol feminino cresce muito, mas ainda carece de mais incentivo e estrutura no País, o Pelotas é um exemplo de resistência, há mais de 25 anos participa de competições e forma atletas para o cenário nacional, inclusive para a Seleção Brasileira, por isso precisamos e vamos incentivar”, disse Carlos Júnior.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Ações do documento

João Paulo é vereador mirim indicado por Paulo Coitinho

Publicado em 13/10/2021.
Estudante de 9 anos representou o parlamentar na Sessão em homenagem ao Dia das Crianças

A manhã desta quarta-feira (13) foi diferente na Câmara Municipal. Isso porque, 23 crianças, indicadas pelos vereadores, assumiram o lugar dos parlamentares e comandaram uma sessão especial em homenagem Dia das Crianças. Entre apresentações, propostas e pedidos, o trabalho foi levado a sério e acompanhado de perto pelo responsável.

João Paulo de Oliveira Vanzin, 9 anos, representou o vereador Paulo Coitinho (Cidadania). Aluno do 4° ano da Escola Santa Mônica – Unidade Altos do Laranjal, o menino mostrou-se um pouco ansioso com toda movimentação e buscava, quase que em tempo integral, o conforto e porto seguro da mãe, Alessandra Couto de Oliveira, através da troca de olhares. Em plenário, João Paulo apresentou uma proposição onde solicita que seja enviado expediente à Secretária Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para a implantação urgente de faixas elevadas, na Avenida Adolfo Fetter em frente a Escola Santa Mônica – Unidade Altos do Laranjal.

“Justifico meu pedido de providência pelo fato que ao longo da Avenida existe um grande movimento de pessoas, principalmente alunos, trabalhadores e frequentadores da escola”, disse o estudante.

O diretor da instituição de ensino, Ênio Ferreira, acompanhou o aluno.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Ações do documento

Paulo Coitinho recebe comitiva da 26ª RT na Expofeira

Publicado em 13/10/2021.
Vereador pelotense será homenageado com a Comenda João de Barro
Paulo Coitinho recebe comitiva da 26ª RT na Expofeira

Foto: Gabriel Xavier

Na tarde de sábado (09), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), recebeu no estande da Câmara Municipal na 95ª Expofeira, o coordenador da 26ª Região Tradicionalista (RT), Márcio Adir Soares Correa e representantes de diversos CTG´s que fazem parte da RT. A pauta principal do encontro foram os caminhos para o desenvolvimento, crescimento e incentivo à Cultura Tradicionalista em Pelotas.

Coitinho apresentou o projeto de lei onde propôs a inclusão do conteúdo Cultura Tradicionalista nas escolas públicas da rede municipal de ensino em Pelotas.

“Já conversamos com a prefeita Paula e com a secretária de educação, Adriane Silveira sobre este assunto que é bem visto pelo executivo e que, nos próximos dias, deverá ser apresentado na Câmara”, disse o vereador.

Outro assunto colocado em pauta foi a solicitação do parlamentar à 26ª, que apresente propostas de emendas ao orçamento 2022 direcionadas ao Movimento Tradicionalista e Cultura Gaúcha para que sejam discutidas na LDO/LOA 2022, com objetivo de implementação de benefícios para os mesmos.
Na oportunidade, o coordenador da 26ª RT, Márcio Adir, comunicou aos presentes que anualmente é feito a entrega da Comenda João de Barro para 60 pessoas de todo o Rio Grande do Sul em reconhecimento aos serviços prestados ao Movimento Tradicionalista. Esse ano, a 26ª Região Tradicionalista indicou para receber por Pelotas, e que foi referenciado no Encontro Regional de Patrões do Movimento Tradicionalista, o vereador Paulo Coitinho. A homenagem é a mais alta honraria entregue pelo Movimento em todo o Estado.

Ainda foram abordados assuntos como o da proposta da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, na qual o Coitinho é presidente, juntamente com o Presidente da Câmara Cristiano Silva (PSDB), que visa a criação do 1º Acampamento Farroupilha na Associação Rural de Pelotas em 2022, durante as comemorações do 20 de setembro.

“Fomos e sempre seremos parceiros ao Movimento Tradicionalistas para juntos discutirmos políticas públicas que visam elevar o MTG. Precisamos fazer a retomada dos grandes eventos da cultura gaúcha em Pelotas e região no ano de 2022, uma vez que a pandemia fez com que ficássemos parados por quase dois anos, ocasionando um distanciamento muito grande das pessoas aos movimentos de tradição gaúcha”, finalizou o vereador.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Paulo  Coitinho (Cidadania)

Ações do documento

No último domingo, o PSB Pelotas realizou na Câmara de Vereadores, o seu Congresso Municipal.

Publicado em 13/10/2021.
Inúmeros filiados estiveram presentes, elegendo a chapa única, intitulada Reconstrução, presidida pelo advogado Rogério Salazar, que terá três anos de mandato.
No último domingo, o PSB Pelotas realizou na Câmara de Vereadores, o seu Congresso Municipal.

Foto: Maicon Almeida

Não tendo chapa concorrente inscrita para disputar a presidência do partido, Rogério Salazar foi aclamado presidente.

Diversas lideranças participaram do ato, entre elas os vereadores do próprio PSB, Césinha e Marisa Schwarzer, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB), Michel Promove (PP), Marcola (PTB), Paulo Coitinho (Cidadania), o presidente do Cidadania em Pelotas, Maicon Machado e Helvécio, presidente do PSB no Capão do Leão. As presenças das autoridades políticas, aliadas ao grande número de filiados que compareceram ao evento, acabaram engrandecendo o processo democrático, fazendo com que a eleição de Rogério Salazar fosse chancelada inclusive por partidos opostos.

Também foram eleitos representantes dos segmentos do PSB. Leonardo Pinto será o responsável por responder pela Negritude Socialista Brasileira, Paula Cardoso, comandará o segmento de Mulheres Socialistas e Sérgio Augusto Dorneles ficou na coordenação do MPS (Movimento Popular Socialista).

Rogério Salazar frisou que é filiado ao PSB há 27 anos e que o trabalho que já vem sendo feito, é sempre pensado no coletivo da sigla. "Vamos apenas dar continuidade ao trabalho que o PSB historicamente vem realizando em Pelotas. Estamos resgatando algumas bandeiras e vamos ter um partido orgânico funcionando, com reuniões periódicas, sempre procurando ouvir os nossos filiados, a nossa base", relatou Salazar.

Sobre a atual bancada socialista na Câmara de Vereadores, apontou que se sente honrado pelos mandatos exercidos por Césinha e Marisa Schwarzer: "O PSB tem muito orgulho do que os nossos dois vereadores vem realizando, cada um com suas pautas específicas. Césinha com sua raiz nas questões sociais, populares e Marisa na defesa da causa animal, o que demonstra o humanismo de sua bandeira."
Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador César Brizolara, Cesinha (PSB)

Ações do documento

Vereador Paulo Coitinho busca apoio para instalação de Cartório Especial em Pelotas

Publicado em 08/10/2021.
Governador em exercício e Delegado Regional conversaram com o parlamentar sobre a demanda

A pauta é importante e vem sendo tratada como tal. Vereador Paulo Coitinho, líder da bancada do Cidadania na Câmara Municipal, está engajado na busca por apoio para a instalação em Pelotas do Cartório de Registro Especial. Desde o início do seu mandado, em janeiro de 2021, a pauta vem sendo tratada, inclusive com a chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, durante sua visita à cidade. A finalidade do Cartório, segundo o parlamentar, seria efetuar o registro de práticas de crimes étnicos raciais de gênero e intolerância religiosa de toda região sul do estado.

Em vista a Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (08), o governador em exercício, Ranolfo Vieira Jr. (PSDB), recebeu ofício de Coitinho e confirmou o encaminhamento ao departamento responsável. “É política do governo do estado criar delegacias e cartórios com o tema, vamos em busca para a região de Pelotas”, disse.

À tarde, e ainda sobre o mesmo tema, o vereador reuniu-se com o delegado Márcio Steffens, titular da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

“Temos bom encaminhamento com as autoridades e estamos otimistas em trazer o Cartório de Registro Especial para Pelotas o quanto antes. Vamos seguir acompanhando e divulgando as informações para nossa população”, salientou Coitinho.
Na Câmara, o vereador César Brizolara – Cesinha (PSB), proponente do projeto que visa a criação de um Programa Municipal de Combate ao Racismo, acompanhou a entrega do ofício, assim como o presidente da Casa, vereador Cristiano Silva (PSDB).

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Ações do documento

Câmara Municipal negocia realização de Acampamento Farroupilha na ARP em 2022

Publicado em 08/10/2021.
Presidente do Legislativo se reuniu com presidente da Associação Rural e Coordenador do MTG para discutir evento
Câmara Municipal negocia realização de Acampamento Farroupilha na ARP em 2022

Foto: Gabriel Xavier

A realização do primeiro Acampamento Farroupilha da cidade no parque da Associação Rural de Pelotas (ARP), em 2022, foi a pauta do encontro entre o presidente do Legislativo, vereador Cristiano Silva (PSDB), o presidente da ARP, Rodrigo Gonzales e o coordenador da 26ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Márcio Adir Corrêa, no final da manhã de sexta-feira no estande da Câmara Municipal na 95ª Expofeira.

“Convidei o Rodrigo e o Márcio Adir para que o ano que vem se possa realizar na ARP o acampamento farroupilha, para que a comunidade de Pelotas possa ter um convívio mais próximo com os piquetes e com a tradição gaúcha”, diz Silva.

A ideia é usar o parque como sede do evento que deve acontecer durante todo o mês de setembro com uma extensa agenda de atrações como shows, atividades campeiras e culturais.

Os representantes da Associação Rural e do MTG se mostraram otimistas com a consolidação de uma parceria entre as instituições e realização do evento inédito na cidade, mas que é sucesso de público em Porto Alegre e em algumas cidades do interior. Gonzales abriu caminho para que se firme o acordo e se declarou favorável a integração da ARP com a cultura tradicionalista gaúcha. “Este foi um primeiro contato para que a gente possa buscar aproximar a ARP e abrir o nosso parque para esse movimento tão importante, que mantém vivas as nossas tradições e é parte da nossa essência. Para nós da ARP é uma grande honra, quem sabe abrir o nosso parque e receber o momento mais importante da nossa tradição farroupilha’’, afirma.

O coordenador da 26ª Região do MTG revelou, por sua vez, que a ideia tem forte acolhida entre os tradicionalistas, que inclusive já planejam como pode ser o evento.

“Todos estão na expectativa de um retorno das atividades e podemos fazer uma Semana Farroupilha onde a sociedade possa se inserir e aproveitar, vamos trabalhar juntos para que essa festa possa sair. A ideia, que está sendo trabalhada, é apresentar várias atividades para a comunidade nesse período, como shows, atividades campeiras e que se possa trazer a comunidade para dentro do acampamento e ao invés de ir para Piratini, ela tenha aqui um local para aproveitar sua tradição”.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Ações do documento

Vereadora Fernanda Miranda entrega relatório conclusivo das ações do Setembro Amarelo e cobra resoluções à SMS

Publicado em 08/10/2021.
Vereadora Fernanda Miranda entrega relatório conclusivo das ações do Setembro Amarelo e cobra resoluções à SMS

Foto: Gabriel Xavier

Com uma atuação muito forte nas questões referentes à saúde mental, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) entregou à Secretária de Saúde, Roberta Paganini,o relatório contendo as ações fiscalizatórias nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e UBS’s realizados durante as ações, junto à Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica, da Saúde Mental, da Luta Antimanicomial e do SUS, do Setembro Amarelo, mês que marca as lutas da saúde mental.

O documento foi entregue durante Reunião da Comissão de Saúde da Câmara de vereadores, onde foram apresentadas as problemáticas da rede e cobrados da secretaria respostas e efetivas resoluções.

O relatório baseado nas fiscalizações e encaminhamentos da Audiência Pública "Setembro Amarelo: todas as vidas importam" proposta pelo mandato da vereadora junto à Frente, levantou a falta de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e médicos. Também consta a cobrança de um protocolo de atendimento psiquiátrico para os manejos de crise. Arrombamentos e oferta de materiais inadequados ou totalmente sem condições de uso, gerando um gasto público desnecessário, para os materiais da oficina de arte e terapia estão entre as denúncias.

Com essa ação foi concluída uma etapa importante da atuação fiscalizatória “Precisamos de suporte aos trabalhadores, uma gestão de educação permanente que dê conta desde a escola até a prestação de serviços como as UBSs, ambulatórios e CAPS, assim como novas abordagens em saúde nos territórios voltados para a promoção de saúde em liberdade, junto aos familiares e comunidades” disse a vereadora do PSOL.

O documento entregue também fará parte do rol de denúncias da Conferência Nacional Popular de Saúde que terá seu início amanhã (9).

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Ações do documento

Vereadora Fernanda Miranda integra organização da Rede de Acesso ao Aborto Legal em Pel

Publicado em 08/10/2021.

Após a realização de Audiência Pública com peso histórico na cidade para tratar acerca da rede de acesso ao aborto legal em Pelotas, que não há no momento, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) consolidou sua participação na organização da implementação desta importante rede no município.

O procedimento de aborto legal é garantido através de legislação em 3 casos: gravidez de risco à vida da gestante, gravidez resultante de violência sexual e anencefalia fetal.

No entanto, durante a pandemia o número de hospitais que realizam esse procedimento caiu 55%, sendo apenas 42 em todo Brasil, deixando ainda mais desassistidas pessoas gestantes que precisam acessar seus direitos. No Rio Grande do Sul temos apenas 6 hospitais que estão credenciados para fazer este procedimento: Canoas, Caxias do Sul, 3 em Porto Alegre e mais recentemente Rio Grande. Pelotas, mesmo sendo gestão plena em saúde e abrangendo 22 municípios da região, não possui na rede pública de saúde para este serviço.

O mandato da vereadora irá propor uma Reunião Pública junto à 3ª Coordenadoria e Secretaria Estadual de Saúde para construção e estruturação da rede de serviços através de um Centro de Referência para Pelotas, que acolhe cidades do entorno, assim como implementar um centro de acolhimento tal qual há em Rio Grande e a criação de uma Frente Ampla para que seja possível debater e formular políticas públicas acerca do tema “Direito Sexual e reprodutivo das Mulheres”.

Na manhã de ontem (7) a Vereadora entregou à Secretária de Saúde, Roberta Paganini, as documentações construídas durante esse processo.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Ações do documento

Manutenção de estradas rurais foi tema de reunião do vereador Carlos Júnior na SDR

Publicado em 08/10/2021.

O parlamentar do PSD cumpriu agenda na última quarta-feira (06) na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), oportunidade que serviu para encaminhar algumas demandas ao titular da pasta, Jair Seidel. A principal delas foi a melhoria das estradas da zona rural, com o pedido de atenção especial para o 4º e 5º distritos.

Conforme o vereador Carlos Júnior (PSD), os moradores da colônia exigem pouco da estrutura pública, mas uma reivindicação permanente é o bom estado das estradas para facilitar o deslocamento  até a área central da cidade para compras e serviços, bem como da produção para comercialização.

O titular da SDR, Jair Seidel, firmou compromisso de atender com a maior brevidade possível, como forma de melhorar a qualidade de vida de quem reside na zona rural.

Carlos Júnior ainda disse que tem recebido inúmeras reclamações, e torna-se imprescindível responder com uma solução imediata para a comunidade rural “tenho ligação direta com moradores de vários distritos, principalmente do 4º e 5º, que atualmente convivem com essa dificuldade, vou acompanhar e cobrar solução para essa essencial demanda”, afirmou o parlamentar.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Ações do documento

Vereador Marcio Santos visita Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão

Publicado em 08/10/2021.
A visita tratou, principalmente, sobre o andamento da pavimentação na rua Profa. Magda Costa.

Nesta quinta-feira (07), o vereador Marcio Santos visitou a SEPLAG (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão). Recebido pelo Secretário Roberto Ramalho, também estiveram na reunião a arquiteta Elise Dutra e o engenheiro Marcos Tormen.

Entre outros assuntos, a principal razão da visita foi a quantidade de questionamentos de moradores do bairro Areal, sobre a pavimentação da rua Profa. Magda Costa. Ramalho afirmou que a obra será realizada e que a verba está segura e garantida: “São anos à frente da Secretaria e nunca perdemos verba parlamentar”.

Foram duas licitações desertas, ou seja, sem empresas interessadas na realização da obra. No mês de setembro foi refeita a tomada de preços e enviada à PGM (Procuradoria Geral do Município), para uma nova abertura de licitação. A expectativa é de que em breve os trâmites legais sejam concluídos e a obra realizada.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Ações do documento

Vereador Jone Soares esteve em alguns bairros ouvindo a população

Publicado em 08/10/2021.

Nesta semana o vereador Jone Soares (PSDB) foi chamado pela comunidade da Bom Jesus e Cohab Fragata, para ver de perto algumas situações enfrentadas pela comunidade. Jone Soares tem como característica do seu mandato a proximidade com as necessidades do povo.

“Penso que é fundamental o vereador estar presente e junto com as pessoas, pois somos os representantes legais da população. Mesmo sem termos o poder execução, é nosso dever receber as solicitações e encaminhar a secretaria responsável”, completou o vereador.

Na Bom Jesus os moradores elencaram a necessidade de patrolamento, ensaibramento e limpeza de valetas. De acordo com os residentes no local há bastante tempo não ocorre uma manutenção por parte da prefeitura.

A rua que mais precisa de manutenção é a Nei Demari Sias (antiga travessa três).Há um trecho que necessita de mais atenção em relação a requalificação da travessia.

Na Cohab Fragata os problemas maiores são relacionados a iluminação pública e necessidade de ensaibramento e diversos pontos.

Todas as demandas elencadas pela população serão encaminhadas através de pedidos de providências, para as secretarias responsáveis.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jone Soares (PSDB)

Ações do documento

Dois projetos do vereador Paulo Coitinho são sancionados pela prefeita na 95ª Expofeira

Publicado em 08/10/2021.
Parlamentar conta com 17 projetos aprovados em plenário legislativo

Mais dois projetos de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania) foram sancionados pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Ao todo, o parlamentar conta com 17 projetos aprovados e sancionados nestes primeiros dez meses de mandado. Entre eles, o Programa de Conscientização sobre a Menstruação e de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênico nas Escolas e demais Órgãos Públicos da Cidade de Pelotas, que ganha grande repercussão no momento tornando Pelotas uma das poucas cidades brasileiras a contar com uma Lei municipal, após o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto aprovado pelo Congresso.

Na tarde da última terça-feira (05) a Lei 6.946, que determina a inclusão de QR Code na denominação de ruas e logradouros de Pelotas, foi assinada durante ato que aconteceu no estande da prefeitura na 85ª Expofeira. A partir de agora, o poder executivo passa a ter o prazo de cinco anos para implantação do código de barras nas placas instaladas no município.

O primeiro passo será dado através da Secretaria Municipal de Educação, onde serão desenvolvidos dois programas de pesquisa. Um através da Lei 10.639, que visa a temática dos homenageados negros da cidade e outro de homenageados da comunidade.

O proponente da Lei, vereador Paulo Coitinhho explica que nos QR Code serão armazenadas informações do homenageado, pessoa física ou jurídica, compondo uma narrativa da sua história e trajetória. “Com a evolução da tecnologia vamos ter acesso mais fácil a informações, sem contar a excelente ferramenta de incentivo no turismo municipal”, disse Coitinho.
Em sua fala, Paula parabenizou a iniciativa que incentiva o conhecimento sobre a história da cidade. “Uma proposta muito bem-vinda, importante para o turismo e vamos trabalhar para colocá-la nas ruas da nossa cidade”, disse a prefeita.

A primeira implementação de QR CODE nas placas será feita no bairro Getúlio Vargas, onde as ruas receberão nomes de países africanos. Este projeto tramita na Câmara de Vereadores e deverá ser sancionado no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

ASSOCIAÇÃO NOVO AMANHÃ

Na oportunidade, também foi sancionada a Lei 6.943 de autoria do vereador Paulo Coitinho que declara de utilidade pública a Associação Base de Apoio Novo Amanhã. Comunidade terapêutica, sem fins lucrativos, que atende no município de Pelotas dependentes químicos. Gisele Ramires de Freitas, vice-presidente da instituição, esteve presente no ato.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Ações do documento

Em visita à Câmara, governador em exercício destaca investimentos no RS

Publicado em 08/10/2021.
Ranolfo Vieira Júnior foi o primeiro governador a visitar Legislativo pelotense
Em visita à Câmara, governador em exercício destaca investimentos no RS

Foto: Gabriel Xavier

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) se converteu nesta sexta-feira no primeiro governador gaúcho a visitar a Câmara Municipal de Pelotas. Em uma visita de duas horas, Vieira Júnior se reuniu com vereadores para discutir pautas da cidade e da região e conversar sobre ações políticas e econômicas do governo para incentivar a retomada do desenvolvimento do estado.

“Me sinto honrado em receber pela primeira vez um governador na Câmara para tratar de assuntos da nossa comunidade. Solicitamos principalmente maiores investimentos em agronegócio e na segurança pública. Comentamos, ainda, sobre a necessidade de investimentos na Zona Sul, pois de Camaquã para cima temos um estado e de Camaquã para baixo, outro”, diz Silva.

O governador, por sua vez, destacou que ao entrar no último trimestre do ano com um superávit orçamentário de R$ 1,7 bilhão e com o menor percentual de endividamento em anos, o governo estadual começa a lançar as bases de seu ambicioso projeto de investimentos públicos, o Avançar RS. Dividido em três eixos – crescimento econômico, desenvolvimento humano e sustentabilidade – o Avançar deve injetar bilhões de reais em obras e projetos.

“No primeiro eixo começamos o Avançar na logística e mobilidade urbana com investimentos de R$ 1,3 bilhões em rodovias estaduais. Nos últimos dez anos o RS investiu R$ 150 milhões ao ano em estradas, então o investimento no próximo período é quase dez vezes o que foi investido anualmente. Tivemos o Avançar na Saúde com R$ 250 milhões, na Ciência e Tecnologia com quase R$ 113 milhões, na Cultura R$ 83 milhões. O Governador Eduardo Leite está retornando da Europa na próxima semana e vamos lançar o Avançar na Educação, pois é fundamental, pois a mão de obra qualificada é o que vai nos dar desenvolvimento econômico e competitividade por assim dizer. Na última semana de outubro lançamos o Avançar na Segurança Pública e no Sistema Penitenciário e um investimento inédito, então são ações deste tipo, desta natureza que impulsionarão o crescimento do nosso Estado”, afirma.

Participaram da recepção ao governador os vereadores: Cristiano Silva (PSDB), Márcio Santos (PSDB), Marcos Ferreira, Marcola (PTB), Rafael Barriga (PTB), Anderson Garcia (PTB), Carlos Junior (PSD), Sidney Fagundes (PT), Jair Bonow (PP), Michel Promove (PP), Jone Soares (PSDB), César Brizolara (PSB), Marisa Schwarzer (PSB) e Paulo Coitinho (Cidadania).

Por Assessoria da Câmara Municipal de Pelotas

Ações do documento

Em painel na 95ª Expofeira, Equatorial Energia apresenta plano de investimento de 100 dias para a CEEE-D

Publicado em 07/10/2021.
Entre os investimentos apresentados estão, a construção de três novas subestações, sete novas linhas de energia e 40 novos caminhões para o município

Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul do RS, na quarta-feira (6), a Equatorial Energia apresentou, na 95ª Expofeira, o painel sobre os investimentos planejados para a região sul nos próximos 100 dias.

Privatizada este ano, a CEEE-D que atende 72 municípios do estado, foi comprada por R$ 100 mil reais pela empresa Equatorial Energia. Desde que assumiu o comando da companhia, em julho, a empresa está apresentando um plano de investimento de três meses.

A frente parlamentar proposta pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PP), junto com outras lideranças políticas, como parlamentares e prefeitos, tem promovido visitas da Equatorial nos municípios gaúchos para apresentar o planejamento estruturado para a companhia elétrica. Em Pelotas, a reunião foi elaborada juntamente com o vereador Jair Bonow (PP).

 No encontro a empresa divulgou que serão construídas três novas subestações de energia que serão localizadas na zona norte de Porto Alegre, no Salso, região de Santa Vitória do Palmar, e em Cerro Grande do Sul, Além de novas fontes de suprimento de energia e da ampliação de quatro subestações. No município, a Equatorial informou que foram encontrados cerca de 2 mil danos nas redes elétricas que vão ser reparados.

De acordo com o representante da Equatorial, Giovani Francisco da Silva, em Pelotas, a empresa pretende aumentar a frota de caminhões com 40 novos veículos, para prestar o serviço de reparos nas redes, postes e podas de árvores. Além disso, de acordo com ele, quando há falta de energia elétrica, demora em média 21 horas nas áreas mais distantes para energia ser retomada, tempo de espera que a empresa pretende diminuir pela metade. “Queremos alavancar o crescimento do estado, por meio da eletricidade. Na zona sul, os maiores problemas encontrados foram a continuidade de fornecimento de energia, a eletricidade cai várias vezes e a demora para o reabastecimento é grande. Planejamos reduzir essas quedas de luz e quando faltar, atender mais rápido”, explica Giovani.

Segundo o deputado Marcus Vinícius, o painel com a Equatorial promovido pela Frente Parlamentar o qual é presidente, tem o objetivo de estimular o debate em torno dos investimentos e desenvolvimentos que o setor de energia tem programado para a metade sul do estado. “Há dias atrás, provocamos na Assembleia Legislativa, a Equatorial para que ela pudesse apresentar para a sociedade seu próposito para a CEEE-D no curto prazo, eles aceitaram o convite e fomos surpreendidos positivamente com o aporte de investimentos, serão cerca de 400 milhões de reais em atuação operacional”.

Para o vereador Jair Bonow, a zona rural do município é a que mais sofre com a instabilidade de energia, por isso precisa de atenção redobrada da empresa. “Nossos produtores rurais precisam de energia constante e regular para irrigar suas plantações de arroz, por exemplo, para os secadores de fumo, os hortifrutigranjeiros, tudo depende da energia elétrica para funcionar. Além disso, precisamos de revitalizações nas redes que estão obsoletas, temos postes que não são trocados há mais de 20 anos. Estávamos abandonados pela CEEE, esperamos que a nova empresa atenda as demandas da zona rural, pois sem energia elétrica ninguém consegue produzir nada”, afirma Bonow.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jair Bonow (PP)

Ações do documento

Câmara presta reconhecimento aos 30 anos de fundação da E.S. Unidos do Fragata

Publicado em 06/10/2021.

A iniciativa de uma Moção de Homenagem é do vereador Carlos Júnior (PSD), e foi assinada conjuntamente por todos os parlamentares do Legislativo de Pelotas.

A Escola de Samba Unidos do Fragata surgiu em 04 de outubro de 1991, vinculada ao departamento cultural da Associação dos Amigos do Fragata, sob a liderança da presidente fundadora Iraí Duval da Conceição, que junto a um grupo de sonhadores, defendeu a criação de uma entidade de caráter comunitário, social, e que mudasse o quadro de inatividade da festa de momo naquele momento em nossa cidade.

Na última segunda- feira (04) ao completar 30 anos de existência, dirigentes recordaram projetos sociais executados com jovens e adolescentes, como o Piá 2000, Fantasia, parcerias com Governo do RS e os aprovados pela LIC Estadual.

Atualmente a sede localizada na Avenida Duque de Caxias 869 abriga, além da escola de samba, grupo de idosos, tradicionalismo, capoeira, além das oficinas terapêuticas do CAPS Fragata, atividades que estão em fase de retomada, já que foram afetadas pela pandemia.
Um grande motivo de orgulho da Nação Amarela e Branca do Bairro Cidade é o fato da Unidos do Fragata ser a única escola de samba pentacampeã na história do carnaval de Pelotas.

O vereador Carlos Júnior (PSD), que possui alinhamento com eventos e propostas da cultura popular entende ser pertinente o reconhecimento a todos que contribuíram para escrever a história de três décadas da entidade “tive minha primeira experiência em colaborar na confecção de um carro alegórico no carnaval da cidade, em 2019 no barracão da Unidos do Fragata, e vi o envolvimento de muitos apaixonados pela escola, carnaval representa cultura popular, e pautas que envolvem comunidades como o carnaval sempre terão meu apoio” afirmou o parlamentar.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Ações do documento

Vereador Marcio Santos tem Leis sancionadas

Publicado em 06/10/2021.
Ato aconteceu na tarde da última terça-feira na expofeira
Vereador Marcio Santos tem Leis sancionadas

Foto: Tales Leal

Na última terça-feira (06), a prefeita Paula Mascarenhas sancionou alguns projetos, entre eles, dois de autoria do Vereador Marcio Santos. O ato para assinatura aconteceu no estande da prefeitura, na Expofeira de Pelotas.

A primeira lei institui a implantação de política municipal de proteção dos direitos da pessoa com Fibromialgia. O projeto teve origem após conversa do parlamentar com uma amiga portadora da doença e para melhores esclarecimentos, reuniões foram realizadas com a fisioterapeuta Bruna Ornelas, Pesquisadora do Laboratório de Avaliação Neuromuscular da Universidade Federal de Pelotas, para maiores informações tecnicas sobre a patologia. O parlamentar comemora a sanção da lei: “Nosso projeto é pioneiro na região e poderá beneficiar muitas pessoas, já que a doença, conforme pesquisas, é silenciosa e atinge mais de quatro milhões de brasileiros”.

Outra lei sancionada é o projeto que autoriza o município a reaproveitar e utilizar árvores removidas, que não podem mais ser replantadas, e que estejam em bom estado, para atendimento de demandas do serviço público, como a recuperação de pontes, praças e muitas outras alternativas que utilizam a madeira como matéria prima. “Elaborar esse projeto foi uma maneira de pensar em nosso município e no meio ambiente”, afirma Marcio Santos.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Ações do documento

Farmácia Solidária é lei em Pelotas

Publicado em 06/10/2021.
Farmácia Solidária é lei em Pelotas

Foto: Gustavo Vara

O projeto no âmbito municipal tem autoria do vereador Jone Soares (PSDB) e visa propiciar o incentivo da população pelotense, para a doação de medicamentos, que estejam dentro do prazo de validade e em boas condições.

A construção do projeto foi um grande caminho percorrido pelo vereador, juntamente com a secretária de saúde Roberta Paganini e as equipes da secretaria municipal de saúde.

O vereador Jone Soares, esteve em comitiva no município de Farroupilha, para verificar os pontos específicos, para a execução da proposta. Cabe destacar que a Farmácia Solidária de Farroupilha deu muito certo e possibilitou o atendimento de mais de 20 mil receitas médicas e uma economia de mais de 3 milhões de reais para os cofres públicos.

A idealizadora do projeto na abrangência do estado foi a deputada estadual Fran Somensi (REPUBLICANOS), que é farmacêutica e acompanhou de perto a implantação de mais de 15 farmácias pelo estado do Rio Grande do Sul.

Para a deputada os resultados do projeto são impressionantes e alertou para a boa qualidade os medicamentos recebidos pela farmácia.

Em Pelotas o vereador Jone Soares está buscando que haja uma parceria com os laboratórios vislumbrando doações direto para a Farmácia.

“Hoje é um dia de extrema alegria. Pois está sendo sancionado pela nossa prefeita um projeto, que vai beneficiar aqueles que mais precisam . Projetos como este, que justificam a nossa passagem pelo legislativo. Os vereadores e o prefeito passam, mas a políticas públicas permanecem”, completou Jone.

De acordo com o parlamentar é comum termos nas residências medicamentos não utilizados nas gavetas ou armários e este mesmo medicamento, pode ser fundamental, para salvar vidas.
Depois da sanção e publicação da lei, fica a cargo da chefe do executivo municipal a implantação da mesma.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jone Soares (PSDB)

Ações do documento

Sancionado projeto de lei que cria a Patrulha Rural

Publicado em 06/10/2021.
Proposta dispõe sobre policiamento exclusivo para a zona rural do município
Sancionado projeto de lei que cria a Patrulha Rural

Foto: Gabriel Xavier

Em cerimônia na 95ª Expofeira, a prefeita Paula Mascarenhas sancionou, nesta última terça-feira (5), junto com outras 16 proposições, o projeto de lei de autoria do vereador Jair Bonow (PP) que cria a Patrulha Rural no âmbito da Guarda Municipal de Pelotas para intensificar a segurança na zona rural.

De acordo com o proponente da lei, que também é morador da zona rural, foi a falta de segurança que os moradores da região relatam constantemente a ele, que o motivou a pensar em uma forma de melhorar a vigilância nos Distritos, como são divididas as localidades. “Diversas vezes ocorreu de moradores das colônias me ligarem alegando que houve tentativa de furto sua propriedade e que não havia policiamento ao qual recorrer rapidamente. A gente tenta contatar a patrulha que atua na região, mas como a zona rural é muito extensa, demora horas para a guarda chegar no local. Foi visando trazer mais segurança e prevenir crimes na área rural, que eu propus a criação de uma patrulha exclusiva para a localidade”, explica Jair Bonow.

Só este ano, já foram inúmeros os relatos que chegaram à câmara de moradores da zona rural sobre ocorrências de invasões a residências, furtos de máquinas e insumos agrícolas nas propriedades rurais, além do crime mais comum, o abigeato. Segundo dados do Observatório de Segurança, só entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 25 ocorrências de furtos na área rural. Desde de 2017, apenas uma guarnição da Guarda Municipal faz rondas em toda a localidade.

A proposição aprovada pela câmara e agora pela prefeitura, além de instituir um policiamento próprio para a zona rural, também dispõe sobre a atribuição para que o executivo implemente um posto policial fixo, com presença permanente de policiamento nos distritos com população superior a três mil habitantes. O texto também prevê que a Patrulha promova visitas sistemáticas a produtores e propriedades rurais, procurando elencar as prioridades de segurança e os problemas que cada distrito enfrenta.

 De acordo com o Progressista, a sanção do PL foi uma vitória para a segurança dos moradores e produtores da zona rural. “Agora é lei. A Patrulha Rural vai ser instituída. Ela vai nos trazer mais segurança e facilitar a vida de quem mora na zona rural. Quando algum crime ocorre nas colônias, os moradores procuram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, porque não há nenhuma delegacia próxima na sua região e nem policiamento realizando patrulhas. Com a instituição de uma Patrulha própria e com postos policiais fixos, as pessoas não vão mais passar por toda essa dificuldade para realizar um boletim de ocorrência, por exemplo”, afirma Bonow.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jair Bonow (PP)

Ações do documento

Vereador Jone Soares trata da Farmácia Solidária com a Deputada Estadual Fran Somensi e a Secretária de Saúde

Publicado em 05/10/2021.

Na tarde da última quinta-feira o vereador Jone Soares(PSDB) esteve em reunião na secretaria de saúde com a deputada estadual Fran Somensi (REPUBLICANOS) e a secretária municipal de saúde Roberta Paganini para tratar do projeto da Farmácia Solidária, lei de autoria do vereador no âmbito municipal.

A reunião teve o objetivo de alinhar as possíveis parcerias para a Farmácia Solidária, inclusive com a colaboração de laboratórios.
Para Jone Soares é uma dever do vereador estar atento às propostas que deram certos em outros municípios, para serem trazidas para sua cidade.

“A Farmácia Solidária é um dos projetos que enchem a gente de orgulho, pois será possível disponibilizar medicamentos de graça para aqueles que mais precisam, desde que tenha o mesmo em estoque. Isso transforma vidas”, completou o vereador.

Na reunião estiveram presentes os representantes da Universidade Católica de Pelotas e um representante da Farmácia Municipal.

De acordo com a Secretária Roberta a reunião foi muito bem-vinda, pois foi possível acertar alguns detalhes da implantação e buscar mais algumas parcerias, que farão toda a diferença.
Para o vereador é um grande ganho para a cidade a existência da Farmácia Solidária, já que todos os cidadãos têm um medicamento sobrando em uma gaveta ou armário. Este medicamento pode estar sendo fundamental para salvar vidas.
“Estou com uma grande expectativa, para a sanção deste PL. Fui avisado que na próxima terça-feira ocorrerá”, finalizou Jone Soares.

A Deputada Estadual Fran Somensi, idealizadora do proposta no âmbito estadual, está muito feliz em Pelotas estar prestes a aderir a Farmácia Solidária.

“ Atualmente são 17 farmácias no estado, a cada uma que surge é motivo de alegria, pois vidas estão sendo transformadas, disse a deputada.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Jone Soares (PSDB)

Ações do documento

“A Câmara não poderia ficar de fora nesse momento de retomada”, diz Cristiano Silva sobre apoio à 95ª Expofeira de Pelotas

Publicado em 04/10/2021.
Evento foi aberto nesta segunda-feira com a presença da secretária estadual de Agricultura e outras autoridades
“A Câmara não poderia ficar de fora nesse momento de retomada”, diz Cristiano Silva sobre apoio à 95ª Expofeira de Pelotas

Foto: Gabriel Xavier

A 95ª edição da Expofeira de Pelotas foi aberta oficialmente no final da manhã desta segunda-feira em solenidade que contou com a participação de várias autoridades, entre as quais a secretária estadual de Agricultura. Silvana Covatti. Ao contrário do ano  passado quando aconteceu em modelo totalmente virtual, agora a feira voltará a receber público e contar com estandes de produtos e serviços, além da tradicional programação de exposições e remates.

Como forma de apoiar a retomada do evento, a Câmara Municipal locou um espaço para instalação de um estande – ao lado da praça de alimentação – e fez um aporte financeiro para a organização da feira.

“A Câmara não poderia ficar de fora nesse momento de retomada das atividades presenciais. Fizemos, então, um apoio financeiro, mas atrelamos a essa colaboração a garantia de espaço para a participação da Associação das Doceiras e da Agricultura Familiar, para que pudessem apresentar e comercializar seus produtos”, afirma o presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva (PSDB).

Além de Silva, estiveram presentes na solenidade de abertura os vereadores Jone Soares (PSDB) e Jair Bonow (PP).

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Ações do documento

Audiência Pública transferida

Publicado em 04/10/2021.

Em função da pane global dos sistemas de comunicação online está cancelada a audiência pública da Câmara de Vereadores de Pelotas marcada para a noite desta segunda-feira para tratar do trabalho e realidade atual dos agentes comunitários de saúde, proposta pela vereadora Miriam Marroni (PT).

Uma nova data será marcada.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Ações do documento

Carlos Júnior garante projeto para qualificar campos do amador em Pelotas

Publicado em 04/10/2021.
Carlos Júnior garante projeto para qualificar campos do amador em Pelotas

Foto: Gustavo Vara

Essa foi a garantia da prefeita Paula Mascarenhas ao vereador Carlos Júnior (PSD) durante agenda na última sexta-feira (01) no gabinete da chefe do executivo de Pelotas.

O parlamentar apresentou o pleito recebido e articulado pelo presidente da Liga Pelotense de Futebol (LPF), Maicon Zugge. A conversação aconteceu em reunião entre Júnior e Zugge, quando o vereador, que também é presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas disse que não mediria esforços para o retorno dos campeonatos de futebol amador em 2022. Momento que o presidente da LPF falou da preocupação com a segurança de atletas e árbitros, e que havia assegurado junto ao deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), para recuperação, demarcação e pintura dos gramados, cercamento dos campos com tela e portão, troca das traves e construção de casamata, mas que não conseguira evoluir no trâmite burocrático junto ao Poder Executivo.

Inicialmente as melhorias irão contemplar os campos da Praça Aratiba, no Balneário do Prazeres, São Jorge, no Navegantes, e do Terezinha, nas Três Vendas. Existe ainda a possibilidade da inclusão do Flamenguinho, próximo à rodoviária, no Fragata.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas acenou positivamente e solicitou encaminhamento imediato para as secretarias municipais de Educação e Desporto (SMED), e de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para os encaminhamentos com a maior celeridade possível.

O vereador Carlos Júnior (PSD) considerou um grande avanço, e vai acompanhar toda a execução do processo, a fim de que os recursos sejam realmente aplicados na revitalização dos espaços, que servirão como sedes regionalizadas para a realização da competição da LPF “ o amador merece ter campos qualificados, assim como campeonatos com mais tranquilidade, sem violência, e essa proposta é um importante para isso, sou e serei apoiador de toda a iniciativa que possibilite retomadas de disputas esportivas no ano que vem”, afirmou o parlamentar.

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

 

Ações do documento

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO