Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública presidida pela Vereadora Fernanda Miranda e pelo vereador Paulo Coitinho como vice, abre precedente histórico na Casa

Publicado em 10/06/2021.

Vereadora Fernanda Miranda coordenou reunião

Na última segunda-feira, 7 de junho, ocorreu na Câmara de Vereadores Audiência Pública proposta pela Comissão de Serviços Públicos que teve como tema a discussão da nomeação de ruas no bairro Getúlio Vargas. Essa audiência foi proposta a partir de um ofício da Prefeitura à Comissão.

Através desta proposição, foi possível abrir um espaço importante de discussão continuada com as comunidades, sem precedentes nessa temática, visando incluir a população local como parte central de todo processo de construção de ações públicas dos espaços a que pertencem.

Na oportunidade foi possível ouvir moradores e pessoas que atuam no bairro Getúlio Vargas, junto à comunidade negra, que é parte fundamental neste processo de ressignificação da história da nossa cidade, contada através dos nomes das ruas, avenidas, estátuas.

“Essa proposição é para que possamos ter um canal de diálogo junto àqueles que vivenciam os bairros e junto a diversidade composta pela comunidade negra. O nome das ruas dizem muito da nossa história e é chegado a hora desta cidade contar e homenagear aqueles que de fato construíram esta história”, pontuou a vereadora Fernanda Miranda em sua fala de abertura.

Pai Juliano, em sua intervenção, falou sobre a importância de se referenciar a matriz afrodiaspórica, mas também de igual importância é referendar o pertencimento dos moradores atuantes nos bairros, que deixaram os seus legados, fator fundamental para a construção da identidade da comunidade que precisa deste reconhecimento. Foi citada a necessidade de se homenagear personalidades locais como a Mestra Griô Sirley Amaro, Mr. Pelé, Mestre Batista, entre outros.

Ao final da reunião, ficou encaminhado a criação de uma comissão popular para atuar junto à Comissão de Serviços Públicos, para que seja possível pensar em nomenclaturas mistas, tanto de representações locais quanto a proposta trazida pela gestão.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)