Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Brigada Militar vai intensificar ações na região da Santa Terezinha

Brigada Militar vai intensificar ações na região da Santa Terezinha

Publicado em 22/11/2019.
Ações especiais devem começar a ser feitas ao mesmo tempo que o comando pretende aumentar a inserção da polícia na comunidade
Brigada Militar vai intensificar ações na região da Santa Terezinha

Foto: Assessoria Vereador

O comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deve investir na realização de operações especiais e buscar uma maior aproximação com a comunidade da Santa Terezinha, Py Crespo, Lindoia, Ilha da Páscoa, Rota do Sol e áreas próximas, como forma de tentar reduzir os casos de assaltos e furtos que têm assustado a população. Este foi o principal encaminhamento da reunião pública realizada na última terça-feira entre o comando da BM, Secretaria Municipal de Segurança Pública e a comunidade.

Durante duas horas de reunião, moradores e representantes dos órgãos de segurança trocaram informações e impressões sobre o trabalho de policiamento ostensivo, investigações em andamento, modos de ação dos bandidos, alvos preferenciais e os locais de maior incidência. “Foi um momento fundamental para a população sentir que a Brigada e a Guarda estão presentes e dedicadas a cumprir seus papeis de proteger a todos e, também, para que determinadas situações que não são registradas oficialmente pudessem chegar ao conhecimento do comando”, analisa o representante da comunidade e organizador do encontro, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT).

Após apresentar dados sobre o modelo de trabalho implantado sob seu comando e que privilegia a integração com as demais forças de segurança e defende uma Brigada Militar inserida nos bairros o comandante do 4º BPM, o tenente-coronel Márcio André Facin garantiu a realização de ações especiais de combate ao tráfico com apoio do 5º Batalhão de Operações Especiais e numa maior presença nos bairros.

“É muito importante para o comando ouvir a opinião e as críticas da população, afinal somos servidores públicos com salários pagos pela comunidade e nosso dever é estar perto dela. Temos que ter a grandeza de processar as críticas e transformá-las em soluções”, declarou. Facin ressaltou, ainda, a necessidade de um olhar mais amplo sobre o contexto da segurança pública e defendeu uma policia militar baseada no conceito do policiamento comunitário onde a proximidade com a população se torna uma das principais ferramentas para combater a criminalidade.

PRIMEIRO RESULTADO – Ainda durante a madrugada a comunidade teve o primeiro retorno da conversa: a prisão em flagrante de um homem de 18 anos que havia invadido uma casa na rua Doutor Romano. O modo de agir e as características físicas indicam que pode se tratar do autor de pelo menos outros dois assaltos à residência registrados desde o início do mês na região. Após ser flagrado pelos moradores ele fugiu e foi capturado por uma patrulha da BM acionada pela comunidade. Após ser autuado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, o acusado foi recolhido ao presídio.

Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador