Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara empossa vereadores mirins em celebração ao Dia da Criança

Câmara empossa vereadores mirins em celebração ao Dia da Criança

Publicado em 13/10/2021.
Sessão especial foi realizada nesta quarta-feira
Câmara empossa vereadores mirins em celebração ao Dia da Criança

Foto: Gabriel Xavier

Como acontece todos os anos, em seguida ao feriado de 12 de outubro, a Câmara Municipal de Pelotas realizou ontem a 3ª Sessão Solene do ano, durante a qual empossou 23 vereadores mirins escolhidos entre estudantes das redes pública e privada da cidade. Apesar de simbólica a posse dos vereadores mirins serviu como momento para apresentação de pedidos das comunidades e, ainda, de defender a valorização do Poder Legislativo.

Durante a solenidade a estudante Antonia Schwalz da Silva, de nove anos, aluna da Escola Érico Veríssimo convidada pelo presidente Cristiano Silva (PSDB) foi empossada como presidente da Câmara Mirim na primeira parte da sessão e foi encarregada de coordenar os trabalhos. Ao longo da sessão os vereadores mirins receberam diplomas de participação e puderam usar a tribuna para expor ideias ou apresentar propostas em nome da comunidade, com foi o caso de Rodrigo Oliveira Mendes, de 11 anos, aluno da Escola Santa Terezinha, convidado do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB). “Venho pedir melhorias como a construção de um prédio novo e ampliação dos banheiros atuais da escola para que possamos ter um ambiente melhor”, disse.

Na segunda metade, a sessão foi presidida por Lucas Ornel, de 12 anos, filho do ex-vereador e oito vezes presidente da Câmara Municipal, Ademar Ornel. Lucas participou da solenidade a convite do vereador Anselmo Rodrigues e prestou uma emocionante homenagem ao pai.

“Obrigado por me derem a oportunidade de homenagear meu pai, que foi o articulador político desta cidade, participando desta sessão”. O jovem Ornel aproveitou seu espaço para pedir maior fiscalização nas escolas que retomaram as aulas presenciais. “Não queremos que mais pessoas morram de Covid, como meu pai”, disse.

Para o presidente da Câmara, Cristiano Silva (PSDB) a solenidade surge como uma forma de aproximar a Câmara da população, em especial das crianças e de mostrar que o Legislativo é o poder onde toda a comunidade está representada.

"Quero dizer que fico com a pureza da resposta das crianças que é bonita, vejo o orgulho dos pais em ver seus filhos aqui e gostaria que a população de Pelotas também tivesse esse orgulho da Câmara, pois aqui trabalhamos muito pela comunidade", afirmou.

CONFIRA A NOMINATA DOS VEREADORES MIRINS 2021:

Chadê Silva, EMEF Balbino Mascarenhas

Convidada Especial por todos os vereadores

Janaina Ávila de Lucas

Convidada Especial por todos os vereadores

Antônia Cardozo Wachholz da Silva, Escola Érico Veríssimo

Convidado (a) por: Cristiano Silva (PSDB)

Alice Domingos Grasatto, EEEF Zilda Morrone

Convidado (a) por: Fernanda Miranda (PSOL)

Luiza Martins Bandeira, Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

Convidado (a) por: Dila Bandeira (PSDB)

Enzo Barbosa Klaes Braga, Joaquim Assumpção