Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal esclarece áreas de atuação do Conselho Tutelar e COMDICA

Câmara Municipal esclarece áreas de atuação do Conselho Tutelar e COMDICA

Publicado em 14/03/2020.
A 1ª reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania deste ano teve como objetivo divulgar os direitos da criança e do adolescente
Câmara Municipal esclarece áreas de atuação do Conselho Tutelar e COMDICA

Volmer Perez

Ocorreu no plenário da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (13), uma reunião pública com objetivo de esclarecer e divulgar para a população os serviços prestados pelo Conselho Tutelar e também pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). A proponente da reunião foi a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, vereadora Daiane Dias (PSB). No encontro estiveram presentes os conselheiros tutelares representando as 6 microrregiões de Pelotas; a diretora da Casa dos Conselhos, Sabrina König; o presidente do COMDICA, Claudio Balreira; e a Corregedora do Conselho Tutelar, Denise Campos.
    Durante a reunião foram apresentados os conselheiros que tomaram posse no início do ano, todos os locais de atuação das microrregiões, as funções dos conselheiros e também problemas enfrentados pelo órgão. O conselheiro Ronaldo Quadrado, da microrregião 4, responsável pela zona rural alertou sobre a importância da descentralização das sedes dos conselhos tutelares. "Não deveria ser uma sede apenas no centro da cidade, os conselhos precisam estar na área de abrangência de sua atuação", afirmou Ronaldo. Ainda de acordo com Quadrado "isso faz com que os conselheiros consigam identificar melhor as situações, possam ter um vínculo maior com a sociedade e com os outros órgãos, como escola e UBS`s, por exemplo".
    Para a vereadora Daiane o primeiro encontro da Comissão de Direitos Humanos foi uma grande oportunidade tanto para os representantes dos serviços sociais quanto para a comunidade que deve ser beneficiada por eles. "Foi um momento rico, dinâmico em que nós pudemos passar para a sociedade um pouquinho do papel de cada órgão e também ouvir suas expectativas e seus anseios", completou a parlamentar.