Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara prestigiou ato de cedência da extinta Pedreira no Capão do Leão

Câmara prestigiou ato de cedência da extinta Pedreira no Capão do Leão

Publicado em 08/01/2020.
A área pertencia a Prefeitura de Pelotas. O presidente José Sizenando (DEM), destacou a importância da reativação do espaço que será utilizado em prol do turismo, lazer e preservação
Câmara prestigiou ato de cedência da extinta Pedreira no Capão do Leão

Volmer Perez

O Espaço que corresponde à antiga Empresa da Pedreira Municipal (Empem), possuí 36,5 hectares e se encontrava desativado por risco ambiental. A área localizada dentro do município do Capão do Leão, pertencia a Pelotas. Com o termo de cedência assinado pela Prefeita da Princesa do Sul, Paula Mascarenhas, o município vizinho passa a ter direito de explorar o local por 30 anos. A ideia agora é transformar ele em um ponto de visitação, para que seja explorada a história e importância da Pedreira para o desenvolvimento do Capão do Leão ao longo dos anos.

Com um pronunciamento de agradecimentos, o prefeito Mauro Nolasco destacou que essa “era uma demanda que a comunidade aguardava por mais de 37 anos”. Ele ainda confirmou a nova proposta para a ocupação do espaço: “A Pedreira tem um potencial turístico extraordinário, então não usaremos mais para a exploração e sim como um meio de preservação ambiental, turístico, esportivo e histórico. Vamos já conversar com nossos técnicos para colocar em prática tudo isso”, concluiu Nolasco.

A aprovação da concessão passou pelas duas Câmaras de Vereadores. O presidente do Legislativo Pelotense, José Sizenando (DEM), reforçou a importância da área para o turismo e lazer, lembrando que o espaço estava sem cuidados e em estado de depredação. Para ele, seria interessante tornar a antiga Pedreira “um Parque regional que atraísse não só os moradores da cidade, mas também a comunidade de toda zona sul”.

Participaram ainda da solenidade, o vice-presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Marcos Ferreira (PT), o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), deputado estadual Fernando Marroni (PT) e autoridades dos dois municípios.

Texto: assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Pelotas