Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara promove audiência sobre dia de luta contra AIDS

Câmara promove audiência sobre dia de luta contra AIDS

Publicado em 29/11/2019.
Secretarias, ONGs e ativistas irão debater as políticas públicas de prevenção
Câmara promove audiência sobre dia de luta  contra AIDS

Lenise Slawski

A Comissão de Saúde da Câmara promove nesta segunda-feira (2) a partir das 10h uma audiência pública para discutir as políticas públicas de prevenção e combate a AIDS em Pelotas. O evento irá reunir representantes de três secretarias municipais, organizações não-governamentais e conselhos municipais.

“A ideia é traçar um panorama completo da situação local, afinal nos últimos anos o Rio Grande do Sul tem figurado entre os estados com maior número de casos no país e taxas muito superiores a média nacional, precisamos saber como Pelotas está inserida nesse contexto e o que tem sido feito tanto pelos pacientes como pela prevenção”, diz o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), presidente da Comissão de Saúde.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o RS possui uma taxa de detecção de 29,4 novos casos para cada 100 mil habitantes, enquanto a média no resto do Brasil é de 18,3.

A expectativa dos organizadores é de, também, fazer um levantamento completo dos serviços disponibilizados pela Prefeitura, bem como o percentual de recursos públicos aplicados na área e a forma como são utilizados. “Recentemente o Ministério da Saúde anunciou que passará a distribuir as verbas do SUS de acordo com os indicadores de cada município, quem tiver melhores indicadores receberá mais recursos, então precisamos detalhar o que temos de verba hoje, o que podemos ganhar futuramente ou perder com relação à prevenção da AIDS”, esclarece Marcola.

PREVENÇÃO – A ideia da comissão em convidar as secretarias de Saúde, Educação e Cultura para o evento tem como objetivo buscar informações completas sobre as políticas de prevenção executadas pelo município, especialmente junto aos grupos mais sensíveis como os jovens que estão iniciando suas vidas sexuais.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Marcos Ferreira PT