Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara quer discutir subsídio ao transporte coletivo

Câmara quer discutir subsídio ao transporte coletivo

Publicado em 13/03/2020.
Alternativas devem ser apresentadas em evento marcado para abril
Câmara quer discutir subsídio ao transporte coletivo

Volmer Perez

Encontrar alternativas econômicas para garantir a manutenção do serviço de transporte de passageiros urbano é a mais nova preocupação da Câmara de Vereadores. O primeiro passo será a realização de uma audiência pública para debater o sistema de mobilidade urbana da cidade. Marcado para 14 de abril o evento pretende reunir todos os integrantes, autoridades e técnicos do setor.

"Hoje o transporte urbano subsidia o rural com 1% de sua renda e essa compensação garante o mesmo valor das passagens. Acreditamos que é plenamente possível encontrar alternativas para manter o transporte coletivo urbano através de uma política de subsídios semelhante", justifica o vereador Marcos Ferreira, o Marcola, vice-presidente da Câmara e autor da proposta.

A preocupação em encontrar alternativas para garantir a manutenção do serviço de transporte coletivo urbano reside tanto na preocupação com a população que depende exclusivamente dos ônibus para se locomover, como com os quase mil trabalhadores – a maioria cobradores - que correm o risco de perder emprego, em médio prazo, por causa do colapso do setor. "Não podemos esperar centenas de famílias ficarem sem sustento para tomar uma decisão, precisamos agir enquanto ainda há tempo para evitar o pior", analisa Marcola.