Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Carnaval é pauta de audiência pública na Câmara

Carnaval é pauta de audiência pública na Câmara

Publicado em 18/11/2019.
Comissão de Cultura quer saber detalhes da preparação e produção da festa
Carnaval é pauta de audiência pública na Câmara

Lenise Slawski

A Câmara Municipal sedia na noite desta terça-feira (19) o primeiro debate público sobre o Carnaval 2020. Proposta pela Comissão de Cultura e Esportes a discussão pretende reunir representantes das entidades carnavalescas, comunidade, Prefeitura e a empresa contratada para realizar o evento para discutir preparativos, estrutura, cronograma, planejamento e detalhes da festa mais popular da cidade. A audiência pública será realizada a partir das 19h.

O presidente da Comissão de Cultura, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) esclarece que o objetivo da audiência é aproximar a comunidade da organização da festa e colocar todos a par do que está sendo planejado. “Boa parte da população de Pelotas é apaixonada por carnaval e apesar da organização, atualmente, ser terceirizada precisamos saber o quê está sendo planejado e como será feito afinal recursos públicos estão envolvidos, além disso há pontos sobre a participação da comunidade que precisam ser esclarecidos”, justifica Marcola.

Uma das participações populares a ser definida na reunião é a da Corte LGBT ausente desde 2016 e cujo retorno gerou mobilização da comunidade no mês passado. Após a decisão dos produtores em realizar em fevereiro o concurso para escolha das soberanas da corte os representantes da comunidade LGBT não compareceram a uma reunião para definir o assunto, o que gerou impasse e zerou as negociações. Uma nova conversa sobre o tema foi marcada a audiência pública. “Vamos tentar acertar as arestas e garantir que a comunidade LGBT esteja representada na festa, afinal este também é um momento e espaço de luta por igualdade”, argumenta Marcola

Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador Marcos Ferreira PT