Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Chega ao fim o mandato de vereador Adinho como suplente

Chega ao fim o mandato de vereador Adinho como suplente

Publicado em 08/05/2019.
Chega ao fim o mandato de vereador Adinho como suplente

Assessoria da Câmara - Lenise Slawski

Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, se encerram as atividades de Professor Adinho na Câmara Municipal de Pelotas. O vereador assumiu o mandato como suplente em decorrência da licença maternidade da Vereadora Cristina Oliveira, parlamentar titular do PDT. Durante seus 6 meses de trabalho, procurou fazer o máximo pela população do município, atendendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. Apenas neste período, foram três projetos de lei protocolados, dos quais dois já foram aprovados e um aguarda votação.

O primeiro projeto foi o da instalação de cisternas nas oito escolas da zona rural para o fornecimento de água. Hoje, o município gasta 150 mil reais por ano para realizar este serviço, entre o custo da água e o do transporte com caminhões pipa. O custo de implementação das cisternas para filtragem da água da chuva é de 50 mil reais para atender a todas as escolas da colônia. Após isso, o custo do fornecimento de água será reduzido a zero. Todo o dinheiro economizado poderá ser reinvestido na colônia e na zona urbana do município de Pelotas.

Outro projeto já aprovado é o que veda a possibilidade de pessoas que foram condenados por crimes contra a mulher, por meio da Lei Maria da Penha, de assumir cargos públicos, cargos comissionados e até mesmo participar de licitações públicas. O objetivo desta lei é ser uma resposta do poder público frente aos altos índices de violência doméstica, que não podem simplesmente ser ignorados. Esse projeto teve uma repercussão bastante significativa, visto que já recebemos diversas ligações de vereadores de outros municípios e, inclusive, outros estados, solicitando o texto da lei para que ela seja replicada em demais localidades.

Por fim, o terceiro projeto (cujo texto já foi aprovado por unanimidade na Câmara, mas deve retornar à casa com algumas modificações) é o que delimita o horário de uso das vagas especiais por trailers comerciais. Hoje, mesmo tendo áreas reservadas especificamente para o estacionamento de trailers, não existe um horário delimitado para que outros tipos de automóveis possam usar as vagas, causando transtorno entre os comerciantes que chegam para trabalhar e frequentemente encontram veículos estacionados nas vagas especiais. É convenção de que estas vagas estão reservadas durante a noite, mas não existe nenhuma regulamentação oficial nem delimitação de horário, por isso a necessidade deste novo projeto de lei que estabelece que as vagas são de uso exclusivo desses trailers das 17h às 6h. Após um pequeno ajuste no texto do projeto, ele voltará à votação, mas já foi aprovado em um primeiro momento.

Além de propor esses projetos, o vereador trabalhou diariamente para deixar um legado após o fim de seu mandato. Realizou campanhas de incentivo à doação de sangue por meio da distribuição de material informativo, participou ativamente da licitação do transporte rural que baixou a passagem do ônibus da colônia a uma tarifa unificada de R$: 3,70, e fez pedidos de providências (entre eles o que garantiu a revitalização da parada do ônibus rural na rua Gal. Neto). Também intermediou a vinda da primeira intérprete de libras para a Câmara Municipal, para que a população surda também seja incluída nos debates sobre cidadania que acontecem na Câmara.

Dentre outras ações, foram 180 dias de muito trabalho e dedicação que tem como principal objetivo retribuir os votos recebidos na última eleição.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Adinho