Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão da proteção animal promove reunião pública para discutir distribuição de fichas do plano emergencial de castração gratuita

Publicado em 01/06/2021.

Vereadora Marisa no plenário da Câmara (Foto: TV Câmara/Arquivo)

A Secretaria de Saúde de Pelotas, o Centro de Controle de Zoonoses e a Comissão de Proteção Animal da Câmara de Vereadores de Pelotas organizam a distribuição das fichas do plano emergencial de castração gratuitas. A secretária informou que as castrações emergenciais feitas com os 17 mil reais conquistados pelo mandato da vereadora Marisa Schwarzer (PSB) já começaram, iniciando pelos animais do canil.

Além dos animais que ainda não haviam sido castrados no canil, a verba irá contemplar 105 animais  comunitários ou de famílias de baixa renda. Na manhã de hoje, a vereadora Marisa, na condição de presidente da comissão, propôs a realização de uma audiência pública com as protetoras do município, para divulgar o sistema de distribuição e tirar dúvidas da comunidade. Tendo em vista a urgência do assunto e liberação das fichas, durante a sessão foi definida a data da audiência, que se dará na próxima terça-feira (08/06) às 20h, de forma virtual.

Os pré-requisitos para seleção dos animais já foram acertados junto à secretaria,  as fichas contemplam cães e gatos sendo 85 fêmeas e 20 machos comunitários (de rua), ou tutelados por famílias de baixa renda sem pátio fechado. Serão castrados apenas animais com lar de passagem para o pós-operatório (que deve ser provido pelo solicitante).

As fichas do plano emergencial são limitadas, pois para que ele pudesse ser colocado em prática o quanto antes, o valor máximo da licitação dispensada deveria ser 17 mil.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)