Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde defende abertura de local para receber famílias de doentes em isolamento domiciliar

Publicado em 26/05/2020.
Muitas famílias ficam sem ter para onde ir quando algum morador da casa é diagnosticado com a Covid-19

Foto: Lenise Slawski

O aumento do número de pacientes com Covid-19 em isolamento domiciliar em Pelotas gerou um novo problema que preocupa a Comissão de Saúde da Câmara Municipal: o destino das famílias que precisam sair de casa durante o período do ciclo da doença. No último relatório divulgado pela Prefeitura 19 pessoas estavam doentes em isolamento domiciliar.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB) argumenta sobre a necessidade da Prefeitura montar um local adequado para receber as famílias dos doentes isolados e que não têm para onde ir durante os 15 dias obrigatórios do isolamento. "A maioria está recorrendo a familiares, mas e quem não tem um parente próximo para hospedá-lo ou as famílias numerosas com crianças e idosos para onde vão?", questiona.

Conforme Marcola é preciso construir uma solução com as secretarias de Saúde e Cidadania para estruturar um local adequado e seguro para receber as famílias, que eventualmente, não tenham para onde ir durante o tempo no qual o doente precisa ficar isolado. "Esta é mais um problema social causado pelo coronavírus que precisamos solucionar rapidamente, por isso estamos colocando o tema em discussão esta semana tanto na Câmara como no comitê de crise", diz.