Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Eder Blank busca mais segurança aos moradores da zona rural

Eder Blank busca mais segurança aos moradores da zona rural

Publicado em 28/05/2020.
Projeto de compartilhamento de imagens pretende diminuir criminalidade
Eder Blank busca mais segurança aos moradores da zona rural

Foto: Assessoria

O vereador Eder Blank do PTB esteve nesta terça-feira (26), no cruzamento do quarto distrito na Colônia Triunfo para buscar mais segurança aos moradores da zona rural. O local é utilizado como rota de fuga após roubos e furtos, já que dá acesso aos municípios de Pelotas, Canguçu, Capão do Leão e Arroio do Padre.

Levando em consideração essas características, dois técnicos da área de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública de Pelotas, acompanham o parlamentar.

O objetivo da visita foi planejar a possível implantação de um monitoramento eletrônico em parceria com empresários locais, para transmissão das imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos, de forma direta aos órgãos de segurança pública.

Agora, o parlamentar e os moradores aguardam que o projeto criado por eles seja colocado em prática.

Busca por mais segurança

Antes da pandemia, Eder realizou diversas audiências públicas na zona rural com a presença de moradores e também representantes dos órgãos de segurança pública, com a intenção de buscar mais segurança aos locais, já que a zona rural tem sido cada vez mais o alvo dos bandidos.

Quem também está na luta pela causa são os vereadores José Paulo Benemann e Zilda Burkle, ambos do PSDB. Em março desse ano, os três parlamentares participaram junto com alguns moradores da colônia, da reunião semanal realizada por órgãos da segurança pública municipal que aconteceu na sede da Brigada Militar, para mais uma vez expor as reivindicações.

Na época, Eder comentou que a insegurança era grande, e que nem nas tradicionais festas que aconteciam aos finais de semana na região, os moradores estavam indo, por medo de deixar as residências sozinhas. Ao final do encontro ficou acertado um estudo para colocar em prática algumas das solicitações, entre elas, do cercamento eletrônico.

No mês passado, foi anunciado que vinte e sete novos guardas municipais seriam efetivados em Pelotas. Com isso, Eder foi conversar com o até então, secretário de segurança pública Tenente Bruno, e solicitou o envio de quatro desses profissionais à zona rural. O secretário prometeu analisar a possibilidade de realizar o pedido.

Atualmente, aguardam o porte de armas dos profissionais para realizar a efetivação e posteriormente o encaminhamento deles para trabalharem no combate à criminalidade na zona rural.

Texto: Kauã Blank – estagiário de jornalismo sob supervisão de Andrew Falchi – Chefe de Comunicação da Câmara