Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em dia histórico vereador Júlio Araújo/PSOL sobe a tribuna e soma na maior bancada negra da história da Câmara Municipal de Pel

Publicado em 23/11/2021.

Foto: Gabriel Xavier

Na manhã de hoje (23) o vereador Júlio Araújo/PSOL tomou posse, através de solicitação da setorial de negras e negros do partido, em virtude do cinquentenário do Dia da Consciência Negra, na semana da Consciência Negra, somando na marcação histórica da maior bancada de negra da cidade de Pelotas, que conta esta semana com 6 vereadores.

Em sua primeira fala na tribuna, como vereador, trouxe a urgente necessidade de que haja diversidade de representatividade em todos os espaços para que tenhamos uma construção de um projeto de sociedade que seja inclusiva para todas as camadas da população, assim como falou sobre a importância de potencializar ainda mais a discussão racial na casa do povo, local onde não há de fato a representação da comunidade pelotense em sua proporcionalidade.

"Discutir a condição da população negra na cidade significa discutir qual o modelo de cidade que queremos e como esse modelo pode estar a serviço da população" disse Júlio Araújo, que pontuou sobre o racismo estrutural e o modelo político adotado pela gestão, que privilegia políticas públicas em espaços que excluem a população negra, em consonância com a precarização das políticas de investimento nas periferias, transporte público, saúde e educação pública, espaços onde são acessados em sua maioria por pessoas pretas, pardas, pobres e periféricas.

Durante toda semana a bancada negra do PSOL, que também somou com a posse da vereadora Cristiane Gomes, em decorrência do mesmo evento, seguirá discutindo políticas de inclusão da população negra, o processo histórico de expurgo dessa população nos espaços de poder e decisão, assim como sua exclusão nas formulações de acessos aos serviços públicos, além do racismo estrutural e demais temáticas programáticos do partido.

Por Assessoria de Comunicação da Bancada do PSOL

LICITACOMCIDADAO