Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em reunião na Secretaria de Saúde vereadora Cristina Oliveira apresenta demandas da população

Publicado em 22/03/2021.

Vereadora Cristina se reuniu com equipe da SMS (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (18), a vereadora Cristina Oliveira (PDT) esteve na Secretaria de Saúde para participar de uma reunião com a responsável pela pasta, Roberta Paganini, e com a chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, Isabel Madrid. A agenda foi solicitada pela parlamentar, que apresentou demandas do interesse da população pelotense e elucidou questões referentes à causa animal, vacinação contra a Covid-19 e problemas relatados por pacientes que dependem da Farmácia Municipal.

Políticas da Causa Animal

Ao destacar a importância do Castramóvel entrar em funcionamento, a vereadora foi informada que apenas uma empresa demonstrou interesse em assumir os serviços do veículo - que necessitará de dois veterinários especializados em cirurgia, auxiliares e motorista. Para finalizar a licitação, contudo, é imprescindível a participação de três, com escolha da mais barata. “Existe também a possibilidade do Executivo arcar com as despesas dos instrumentos e insumos, o que poderia atrair outros interessados”, relata.

Sobre a retomada do convênio de castrações custeadas, similar ao que a Prefeitura mantinha com a ONG SOS Animais, a secretária afirmou que a administração garantiu a possibilidade de adquirir sem licitação R$ 17 mil em castrações. Isso seria suficiente para custear 130 procedimentos até o Castramóvel entrar em funcionamento. O edital para que interessados possam participar deste processo foi aberto no dia 1º de março e ainda está vigente para a entrega de envelopes.

Cristina Oliveira também sugeriu à secretária que o Canil fosse ampliado para que pudesse comportar mais animais, mas ouviu que existe um projeto apenas para a reforma do espaço e que a maior demanda neste caso é de animais oriundos de maus-tratos. “Já em relação ao Gatil, ela me disse que atualmente são quatro gatos com zoonoses recebendo tratamento, e que o local comporta a necessidade atual”, complementa.

Sobre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi frisado na reunião que o órgão é responsável apenas por animais que podem transmitir doenças aos seres humanos. Cadelas no cio, animais atropelados, feridos por brigas ou doentes (que não sejam zoonoses) são competência da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Quanto ao recolhimento de cães bravios, foi mencionado que isso ocorre apenas quando existe comprovação da agressividade do animal - nesses casos é necessário que a pessoa ferida entre em contato com o Centro de Zoonoses.

Campanha de Vacinação

Ao tratar sobre problemas relatados pela população na campanha de vacinação contra a Covid-19, a vereadora teve a informação de que os impasses envolvendo veterinários e instrutores físicos ocorreram devido a uma falha no entendimento dos grupos prioritários. Sobre os acamados, Roberta explicou que o processo é mais lento por ser necessário um esquema logístico que envolve equipes e áreas próximas, pois cada frasco tem dez doses com prazo de validade de 6 horas após aberto. Isso exige que a Secretaria visite cinco residências próximas para vacinar acamados e cuidadores.

Farmácia Municipal

A vereadora também citou as filas de espera na Farmácia Municipal, motivo de reclamação de muitos cidadãos pelotenses. “De acordo com a secretaria, o município já corrigiu a falta de insumos e que consegue, atualmente, suprir toda a sua demanda”, comenta. De acordo com a secretária, entretanto, a demora mencionada por algumas pessoas é referente aos medicamentos solicitados ao governo estadual, que distribui também na Farmácia Municipal.