Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Encontro entre vereadora Marisa Schwarzer e ativistas da causa animal aborda a substituição das charretes

Publicado em 22/02/2021.

Marisa Schwarzer se reuniu nesta manhã com o grupo de ativistas pelotenses da causa animal (Foto:Assessoria/Divulgação)

Tomando todos os cuidados de segurança necessários, a vereadora Marisa Schwarzer se reuniu nesta manhã com o grupo de ativistas pelotenses da causa animal que vêm estudando meios de cobrar da prefeitura a proibição das charretes. O mandato da vereadora apresentou os avanços feitos no planejamento do projeto de lei que visa proibir o uso de veículos de tração animal, bem como ouvir o retorno que o grupo teve do ministério público e advogados que procuraram para poderem agir em nome da liberdade dos cavalos.

Outros pontos amplamente discutidos foram: a necessidade dos programas de assistência que dariam suporte para as famílias de charreteiros, as opções de protótipo do veículo de tração humana que possibilitaria que essas pessoas continuassem trabalhando, e programas de profissionalização. “O objetivo jamais será deixar famílias desamparadas, por isso a luta social pela categoria tem que andar juntamente com qualquer proposta de substituição” disse a parlamentar.

Ao levantar-se a possibilidade de incluir a Universidade Federal de Pelotas nesse processo, devido à assistência que a UFPel poderia dar no planejamento do protótipo, descobriu-se por meio da protetora Sabrina Hasan que a prefeitura já encaminhou à Universidade Federal de Pelotas um pedido de abertura de projeto de extensão nos cursos das engenharias, no qual seria pensado um veículo de tração humana (cavalo de lata) que caiba no orçamento da prefeitura e dos charreteiros.

O primeiro passo da vereadora Marisa Schwarzer em conjunto com o grupo de proteção já foi dado hoje, logo após a reunião. Foi protocolado pelo mandato um pedido de informações referente ao contrato da prefeitura com o Hospital Clínico Veterinário (UFPel), para compreender os termos do convênio firmado entre o município e a UFPel para tratamento dos cavalos recolhidos pela Hospedaria de Grandes Animais. É preciso mais transparência nesse atendimento, uma vez que frequentemente os animais são enviados para tratamento e não recebemos mais notícias dos cavalos.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)