Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fortalecimento da cadeia do tijolo volta à pauta da liderança do governo na Câmara

Publicado em 08/04/2021.
Líder do governo intermediou reunião entre empresários da Sanga Funda e secretários na terça-feira

Marcola coordenou reunião entre empresários e secretários (Foto: Assessoria)

A regularização de olarias instaladas na Sanga Funda e liberação de uma nova área de extração de barro, para garantir  a continuidade das atividades da cadeia produtiva da cerâmica foram os principais temas discutidos na reunião de trabalho promovida pela liderança do governo na Câmara entre empresários do setor e os secretários municipais de Governo, Qualidade Ambiental, Habitação e Gestão das Cidades.

“Se não implementarmos uma política municipal de incentivo à cadeia do tijolo a economia local será abalada, afinal são 21 empresas responsáveis por 600 empregos diretos. Ao invés de ter um protagonismo maior na economia da cidade, o setor corre o risco  de parar por falta de ações políticas, que precisam ser tomadas urgentemente”, afirma o líder do governo, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB).

O risco, ao qual se refere Marcola, reside no esgotamento da atual área de lavra, cuja vida útil é estimada em, no máximo, dois anos. “Nosso grande objetivo é seguir trabalhando, mas para isso precisamos da garantia de que o município cederá um novo ponto de extração”, diz Olga Regina Azevedo, presidente da Associação dos Ceramistas de  Pelotas.

A empresária argumenta, também, que a indefinição impede a realização de investimentos de ampliação e modernização capazes de garantir mais competitividade para as empresas locais, frente aos concorrentes catarinenses, que dominam o mercado regional. “Não se pode pensar em contratar um financiamento, para ampliar uma empresa, sem saber se seguiremos trabalhando”.

ENCAMINHAMENTOS

O secretário de Governo, Fábio Dutra avaliou como extremamente positiva a reunião e destacou o acordo para agilizar o licenciamento ambiental da nova área de prospecção como o principal avanço conseguido. Dutra destacou, também, a determinação da secretaria de Habitação de acelerar os estudos do processo de regularização fundiária no bairro. “Acreditamos que uma ação transversal do governo pode resultar na solução dos problemas  e no equacionamento de questões ambientais fundamentais para todo o processo. O governo observa com muito cuidado a situação da Sanga Funda, especialmente por causa dos empregos e toda nossa atenção está voltada a esse tema”, diz.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB)