Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo busca alternativas para amenizar estiagem na zona rural

Legislativo busca alternativas para amenizar estiagem na zona rural

Publicado em 21/05/2020.
Eder Blank fez solicitações a Prefeitura Municipal
Legislativo busca alternativas para amenizar estiagem na zona rural

Foto: Assessoria

O vereador Eder Blank (PTB) se reuniu na última quinta-feira (14), com a prefeita Paula Mascarenhas para solicitar uma máquina escavadeira ou retroescavadeira para os moradores da zona rural, tornando possível a abertura de poços e a limpeza e aprofundamento de açudes.

A falta de chuvas que atinge o estado desde novembro do ano passado, tem feito com que as cacimbas que fornecem água potável para os animais e aos moradores da zona rural de Pelotas sofram queda nos níveis de água. Por isso o pedido feito por Eder Blank é fundamental para manutenção do abastecimento das propriedades.

Além desse pedido, desde o início da estiagem, os vereadores Eder Blank, José Paulo Benemann (PSDB) e a vereadora Zilda Burkle (PSDB) têm buscado ajuda para os moradores das localidades atingidas pela seca no município. Uma das conquistas foi garantir que o SANEP leve água potável até os locais que estão sem, através de caminhões pipas.

Estiagem em Pelotas

A Barragem Santa Bárbara, que é a estação de tratamento que abastece com água potável 60% da cidade de Pelotas, registrou na última terça-feira (19), 4m8cm abaixo do nível do vertedouro, sendo o menor da história desde a criação do local. E diariamente, o número diminui cerca de 2cm do nível ideal.

Por conta dessa situação, o SANEP está modificando a forma de captação e acrescentando mais produtos químicos para fazer com que a água esteja com qualidade para consumo. Além disso, a limpeza dos decantadores que antes era feita a cada vinte dias, passou a ser realizada diariamente por conta da quantidade de lodo que está acompanhando a água captada. Essa é uma consequência do baixo nível do reservatório.

Já na zona rural, o abastecimento de água potável com o auxílio de caminhão pipa, que anteriormente era feito com apenas um caminhão para atender noventa famílias, atualmente, com a seca, estão sendo usados cinco caminhões. Essa modificação busca atender mais de 498 pontos de abastecimento que seguem aumentando diariamente. Outro prejuízo na zona rural do de Pelotas é em relação as plantações que registram perdas por causa da seca.

Estiagem no Rio Grande do Sul

No estado essa situação não é diferente e com a falta de chuvas, os reservatórios que abastecem as cidades diminuem cada vez mais. Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil, 322 cidades aqui do estado já tiveram o decreto de situação de emergência homologados por conta da estiagem. Além de Pelotas, cidades vizinhas como Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório e Rio Grande também estão na lista.

eder estiagem

Texto: Kauã Blank – estagiário de jornalismo sob supervisão de Andrew Falchi – Chefe de Comunicação da Câmara