Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo prestigia abertura da 10ª colheita da Uva em Pelotas

Legislativo prestigia abertura da 10ª colheita da Uva em Pelotas

Publicado em 18/02/2020.
Presidente da Casa abordou a importância de valorizar o produto e também o agricultor local
Legislativo prestigia abertura da 10ª colheita da Uva em Pelotas

Paulo Ferreira

Na tarde do último domingo (16) aconteceu a cerimônia de abertura da 10ª colheita da uva.Mais de mil pessoas passaram pela festa , que foi realizada no oitavo distrito de Pelotas na localidade do Rincão da Cruz, dentro da propriedade da família Scheunemann, que disponibilizou uma tonelada de uva para degustação dos visitantes.Quem esteve na colônia pode conferir diversas atrações , como: dança, música, exposições de produtos coloniais e é claro, a uva, grande atração do dia.

O evento começou com uma cerimônia foi realizada com a presença de líderes religiosos locais que abençoaram a fruta de forma simbólica. Logo após, os convidados se dirigiram até os parreirais para realizar a colheita da fruta e abrir oficialmente a safra.Mesmo com o sabor da uva tão elogiado, a produção na cidade para comércio, ainda é pouca, cerca de 30% para a demanda local. Porém,de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a produtividade pode ter um crescimento.

Em 2020 a estimativa é que 700 toneladas de uva sejam colhidas com o apoio de 105 produtores que comercializam a fruta em locais como a feira de uvas, que está instalada no largo do Mercado Público, desde o início do mês.

Além dos moradores e simpatizantes, diversas autoridades participaram da festividade, entre elas, os vereadores : Éder Blank (PDT), Enéias Clarindo (PSDB) e o presidente da Câmara , vereador José Sizenando (DEM), que abordou a importância de valorizar o agricultor e toda produção local “Nossa uva é de extrema qualidade, superando até mesmo as frutas colhidas na Serra” , completou o Chefe do Legislativo .

Texto: assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Pelotas