Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mandato da vereadora Fernanda Miranda solicita informações em relação aos indicadores de etnia/raça e indicadores de gênero para além do padrão binário e cisgênero dos infectados pelo COVID-19

Publicado em 27/07/2020.

As desigualdades gritantes de nossa sociedade, estruturada pelo racismo, se tornam ainda mais graves em meio a pandemia do coronavírus. Portanto, é imprescindível que sejam respeitadas as diretrizes presentes na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Além disso, os dados de pacientes recolhidos pelo Sistema Único de Saúde devem considerar os critérios de raça e etnia, pois só assim será possível a elaboração de políticas públicas que deem conta de responder às necessidades específicas das populações, garantindo assim segurança e dignidade de vida para indígenas e negras e negros que historicamente tem seus direitos humanos e sociais negligenciados pelo poder público.

Soma-se a este fato a luta por respeito à identidade de gênero que deve perpassar também pelos formulários a serem respondidos no cotidiano. É urgente que se garanta o direito de todas, todos e todes de se declararem e serem reconhecidos como se autodenominam no mundo.

Ademais, no contexto da pandemia, em um país tão desigual como o nosso, é importantíssimo que os dados sejam corretamente sistematizados, para que tenhamos conhecimento acerca de quais camadas da população vem sendo mais atingida e assim, possamos formular políticas públicas que garantam a segurança e a dignidade de vida de quem mais precisa.

Ações como esta são de suma importância já que as últimas pesquisas apontam que o perfil das maiores vítimas fatais do novo coronavírus são homens negros e pobres. Também é necessário que seja levado em conta as questões de gênero para além do padrão binário e cisgênero, visto que são grupos em maior processo de vulnerabilização pelo Estado.

"Nosso mandato aguarda as resposta e espera que nossas solicitações sejam implementadas. É pela vida de todas, todos e todes", finalizou a vereadora.