Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Marcola participa de reunião para conhecer os dados atuais do transporte coletivo

Publicado em 11/02/2020.
Vice-presidente da Câmara quer discutir alternativas para evitar o colapso do setor

Álvaro Guimarães

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), reuniu-se nesta segunda-feira(10) com o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Flávio Al Alam e a equipe do Departamento de Transportes para conhecer os dados e a realidade do serviço de transporte público coletivo.

O encontro teve como objetivo abrir as discussões sobre as alternativas que podem ser propostas para evitar o colapso do setor.O tema é complexo, mas é preciso fazer essa discussão para tornar o transporte publico mais atrativo. E quais são as alternativas para isso? Precisamos falar sobre isso e entender as causas que estão levando o sistema ao colapso e como evitar isso”, explicou Marcola.

Conforme os dados da SMTT a comparação entre novembro de 2019 e novembro de 2018, mostra que houve uma redução de 255 mil usuários no total de passageiros pagantes que usam mensalmente nos ônibus urbanos. “Isso nos mostra que a situação é crítica”, declarou Al Alam. A perda de competitividade dos ônibus frente ao transporte por aplicativo é uma das principais explicações apontadas pelos técnicos da secretaria para explicar a crise.

Alternativas como a adoção de incentivos fiscais às empresas de ônibus, flexibilização de obrigações como a troca dos carros com mais de dez anos de uso e a negociação para tentar obter subsídio federal para o serviço, a exemplo do que ocorre com a saúde pública, são algumas das possibilidades estudadas pela secretaria para tentar evitar que a crise quebre o setor, disse o secretário.

O tema voltará a ser debatido nesta terça-feira na Câmara de Vereadores e um seminário técnico para discutir o assunto deverá ser agendado para os próximos meses.

Texto: assessoria de imprensa do vereador Marcos Ferreira (PT)