Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Maus tratos a animais de grande porte preocupam mandatos de defesa da causa animal

Publicado em 23/02/2021.
Parlamentares envolvidas na luta pela causa pedem o alternativas para o uso de charretes e mais cuidados com os cavalos

Bem estar de cavalos de tração preocupa vereadoras (Foto Michel Corvello/Prefeitura Municipal)

A preocupação com o bem estar e a proteção de animais de grande porte volta a despertar atenções na Câmara Municipal, onde os mandatos das vereadoras Cristina Oliveira (PDT) e Marisa Schwarzer (PSB) se dedicam à causa animal. O assunto já foi motivo de muita discussão na Câmara, principalmente com a proposta de extinção das charretes apresentada por três anos consecutivos.

Essa semana Marisa, que está em seu primeiro mandato, protocolou na Câmara um Projeto de Lei que regulamenta o registro de denúncias para maus tratos a animais de grande porte. Segundo a parlamentar, esses animais precisam ser tirados de circulação.

“É muito sacrifício para eles puxarem as charretes e os pesos que carregam é insuportável. Muitos cavalos estão em situação de maus tratos e a Câmara precisa pensar para, aos poucos, tirar de circulação as charretes”, afirma.

Em 2018, 2019 e 2020, Cristina, que foi eleita para seu segundo mandato, liderou debate semelhante no Legislativo apresentando Projetos de Lei para substituição das carroças e charretes por outro tipo de veículo. De acordo com a vereadora, com a evolução da sociedade o uso desses animais atrelados a veículos não pode ser permitido.

“Esse trânsito em meio a carros, ônibus e motocicletas cria condições para acidentes graves que podem vitimar tanto pessoas quanto os próprios animais. São inúmeros os casos de cavalos que morrem em vias públicas em função do trabalho extenuante ao qual são submetidos, e precisamos colocar um fim nisso”, declara.

A pedetista também negocia com a Prefeitura amplie para 24 horas o resgate de animais de grande porte pelas equipes da Hospedaria Municipal.

Por Kauã Blank, estagiário sobre supervisão de Álvaro Guimarães, jornalista coordenador da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal