Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nota de pesar pelo falecimento da Mestra Griô Sirley Amaro

Nota de pesar pelo falecimento da Mestra Griô Sirley Amaro

Publicado em 29/10/2020.
Nota de pesar pelo falecimento da Mestra Griô Sirley Amaro

Foto: Volmer Perez

A Câmara Municipal de Pelotas lamenta o falecimento da Mestra Griô Sirley Amaro, ocorrido na noite de 29 de outubro de 2020 e presta sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida.

Dona Sirley, como é conhecida por tantas amigas e amigos, foi compositora, carnavalesca, contadora de histórias e costureira, contribuiu enormemente para a preservação e disseminação da cultura negra pelotense, de forma a receber o título de Mestra Griô pelo conhecimento tradicional adquirido e compartilhado com tantas e tantos. Ela também foi homenageada, em Pelotas, no dia Dia da Consciência Negra do ano passado, com a Marcha Mestra Griô Sirley Amaro e recebeu em março deste ano o título de doutora Honoris Causa na UFPel, sendo a primeira mulher negra a receber o título em nossa Universidade.

A querida Mestra Griô Sirley Amaro nos deixa saudades e um lindo e importante legado pela preservação da cultura negra em nossa sociedade que, com toda a certeza, continuará sendo transmitido e preservado pelas próximas gerações.