Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Oleiros pedem política de incentivos para a cadeia do tijolo

Oleiros pedem política de incentivos para a cadeia do tijolo

Publicado em 28/02/2020.
Setor encolheu 31% no último ano e aproximadamente 600 empregos estão ameaçados
Oleiros pedem política de incentivos para a cadeia do tijolo

Álvaro Guimarães

Pressionados pela concorrência de empresas catarinenses e a falta de competitividade os proprietários das olarias da Sanga Funda, na Zona Norte de Pelotas, temem uma quebradeira do setor responsável por aproximadamente 600 empregos diretos. No início de 2019 haviam 29 empresas em atividade, hoje são 20, o que representa uma redução de 31% do número de olarias em funcionamento.

Representantes das empresas abriram nesta quinta-feira uma rodada de conversas com o secretário municipal da Fazenda, Jairo Dutra para discutir a situação e pedir a elaboração de alternativas para minimizar a crise.Proporcionalmente a Sanga Funda é o bairro de Pelotas que mais gera empregos por causa da cadeia do tijolo.

A cidade não pode abrir mão desses empregos, é preciso fazer o possível e o impossível para garantir a sobrevivência das olarias, comentou o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ferreira, o Marcola (PT) responsável por atuar como interlocutor da comunidade junto à Prefeitura.

A pedido de Dutra será feito um levantamento da situação fiscal das empresas, com o objetivo de apurar as possíveis alternativas ao alcance da administração municipal. Este primeiro passo deve ser concluído dentro de alguns dias e uma nova reunião de trabalho deve acontecer na próxima semana.

Texto : assessoria de imprensa do vereador