Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pautas da Comissão de saúde são discutidas com secretária

Pautas da Comissão de saúde são discutidas com secretária

Publicado em 01/06/2020.
Presidente e vice da comissão da Câmara estiveram reunidos com a secretária Roberta Ribeiro nesta segunda-feira
Pautas da Comissão de saúde são discutidas com secretária

Foto: Assessoria

A secretária municipal de Saúde, Roberta Ribeiro reuniu-se nesta segunda-feira com o presidente e a vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadores Marcos Ferreira, o Marcola (PTB) e Daiane Dias (PL) para discutir os principais temas da pauta da comissão nas últimas semanas, como o caso da médica agredida no Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas e os investimentos da Prefeitura no Hospital de Campanha da Covid-19.

Sobre o caso da agressão à obstetra do HE, registrada no final da semana passada, a secretária esclareceu que a Prefeitura acompanha o caso, mas não tem qualquer ingerência sobre as medidas jurídicas ou administrativas tomadas. "O município contrata o HE para prestar atendimento via SUS, mas tudo o que é relacionado aos profissionais da instituição diz respeito à direção do hospital", comentou.

Na próxima quinta-feira (4) a Comissão de Saúde realizará uma reunião online para discutir o caso e seus desdobramentos e, ainda, para analisar a aplicação da Lei do Parto Humanizado aprovada no ano passado. "Este é um caso de grande repercussão que precisa ser discutido pela comunidade e a Comissão de Saúde é o espaço adequado para promover essa discussão garantindo espaço para todas as partes envolvidas", justifica Marcola.

Sobre os questionamentos feitos aos investimentos do município no Hospital de Campanha montado em março no Ginásio do Sesi para atender pacientes com Covid-19, mas até o momento sem uso, a secretária declarou que "quando se montou a estrutura se tinha muito medo do que poderia acontecer em caso de uma disseminação rápida do vírus e era preciso ter uma retaguarda". A secretária confirmou aos representantes da comissão que os dados referentes a todos os investimentos feitos na unidade serão detalhados à Câmara. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) deve confirmar nesta terça-feira participação em reunião online da Câmara, a ser realizada na quarta-feira, com o objetivo de apresentar os números.

ÓBITOS – Outros dois temas discutidos foram as mortes do menino de nove anos na UBS do Py Crespo na semana passada e do paciente de Covid-19 natural de Pernambuco que morreu em atendimento na UPA Areal há 15 dias. "A secretária prometeu recolher todas as informações sobre o histórico do caso do menino e analisar com sua equipe técnica os procedimentos realizados", disse Marcola. Já a sindicância que apura uma possível falha do Samu no atendimento ao homem vítima de Covid-19 ainda está em andamento e não tem prazo para ser concluída, informou a secretária.