Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poder Legislativo atuante

Poder Legislativo atuante

Publicado em 10/09/2020.

Vereador José Sizenando (DEM)

A partir do momento em que começou a vigorar o Decreto de Calamidade Pública na cidade de Pelotas, o Poder Legislativo precisou adaptar as suas atividades. Neste período de pandemia, a Câmara de Vereadores de Pelotas, sob o meu comando, adotou protocolos de segurança para garantir a continuidade dos trabalhos.

É importante salientar que todos os vereadores seguiram desempenhando suas funções, de fiscalizar as ações do Executivo e propor melhorias e alternativas para o bem-estar da comunidade. As sessões deliberativas e das comissões passaram a ser feitas de forma virtual.

Em função da mudança do regime de atuação, muitos gabinetes conseguiram inclusive redução nos gastos, gerando economia aos cofres públicos. Com medidas de austeridade implementadas em nossa gestão, foi possível destinar até agora cerca de R$ 1 milhão para ações de enfrentamento ao coronavírus.

Por conta de todo o protocolo de saúde adotado, nenhum servidor do Legislativo testou positivo para a covid-19. Consideramos isso muito importante, já que os trabalhos não foram interrompidos.

A Câmara de Vereadores de Pelotas também participa do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, grupo criado com membros do Executivo, Legislativo e entidades representativas da comunidade. A participação da Câmara tem sido fundamental na tomada de decisões, sem esquecer o papel de fiscalização das medidas tomadas.

A Mesa Diretora do Legislativo, encarregada de determinar a pauta das votações dos projetos apresentados pelos nobres edis e pela prefeita, tem sido ágil e parceira da população, aprovando leis e decretos com a urgência que o momento exige para enfrentarmos juntos esse grave inimigo.

Seguimos atentos, vigilantes, colaborativos e atuantes, honrando e valorizando o voto de confiança depositado em cada um dos membros do parlamento pelotense.

* Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas