Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Câmara participa de seminário da AGAFLOR

Presidente da Câmara participa de seminário da AGAFLOR

Publicado em 09/10/2019.
Evento faz parte da programação da 93ª Expofeira
Presidente da Câmara participa de seminário da AGAFLOR

Assessoria do vereador

O vereador Fabrício Tavares-PSD, presidente da Câmara Municipal de Pelotas, representou o legislativo no 7º Seminário sobre Florestas Plantadas, na Associação Rural de Pelotas (ARP), que sedia a 93ª Expofeira. O evento teve a organização da Associação Gaúcha de Produtores de Florestas Plantadas (Agaflor), e ocorreu na terça-feira (8).

A abertura do seminário, que também contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, ficou a cargo do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilberto Alves, segundo relatos, “em 1908, grupo de professores da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e membros da Associação Rural promoviam o 1º Encontro Agrícola e Pastoril do Rio Grande do Sul.” À época, a tese deu conta de que “há necessidade de plantar florestas de rápido crescimento, para evitar o corte de árvores nativas”. Já o presidente da Agaflor, Paulo Benemann, afirmou que o Seminário visa à organização e à expansão do setor de florestas plantadas e que, a cada ano, o evento torna-se mais qualificado.

Fabrício Tavares também qualificou a importância do seminário e salientou que a desburocratização dos processos de licenciamentos vai tornar o estado mais dinâmico e consequentemente com mais atrativos para a ampliação do setor. O 7º Seminário sobre Florestas Plantadas contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior e da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann.

Também estiveram presentes o vice-presidente do Instituto Brasileiro da Árvore (IBA) e da Associação Gaúcha de Empresas de Base Florestal (Ageflor), Diogo Leuck; o presidente da Agaflor, Paulo Benemann; o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima; o representante da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), prefeito do Cerrito, Douglas Rodrigues; os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Qualidade Ambiental, respectivamente Gilmar Bazanella e Felipe Perez Fernandez.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Fabrício Tavares PSD