Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança no campo: Audiência pública ocorreu na rural

Segurança no campo: Audiência pública ocorreu na rural

Publicado em 11/10/2019.
A Câmara Municipal promoveu no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas, Audiência Pública que discutiu a Segurança no Campo
Segurança no campo: Audiência pública ocorreu na rural

Assessoria do vereador

Numa proposição do vereador Fabrício Tavares-PSD, presidente do legislativo municipal, evento que ocorreu durante a 93a. Expofeira de Pelotas reuniu autoridades da área de segurança, parlamentares, produtores rurais, sindicatos da região e dirigentes da ARP, Farsul, Sindicato Rural de Pelotas e prefeitos da região. Formaram a mesa de trabalho, presidida pelo vereador Fabrício Tavares, o Comandante da Brigada Militar Major Scherdien, o Delegado Regional de Polícia Civil, Márcio Steffens, o Deputado Federal Afonso Hamm, o Deputado Estadual Luiz Henrique Viana, o Secretário Municipal de Segurança Aldo Bruno Ferreira, o Vice-Presidente da Farsul Fábio Avancini Rodrigues, o Presidente do Sindicato Rural de Pelotas Fernando Rechsteiner e a Presidente da Associação Rural de Pelotas Carolina Luíza Peró Osório.

O vereador Fabrício justificou a audiência em decorrência da força que a agropecuária e as atividades do setor exercem sobre a economia da região:  - Aproveitamos a tradição da Expofeira de Pelotas e da Associação Rural, para reforçar a necessidade de se resolver um problema crônico, que é a violência no meio rural, sobretudo o abigeato. É um tema que não pode ser deixado de lado neste momento. Este enfrentamento precisa ser feito, pois está abalando diretamente a economia de produtores e empresários rurais, destacou o presidente da Câmara.

Durante a Audiência Pública foram feitas apresentações para evidenciar a importância do assunto para o estado e para os municípios. O deputado federal Afonso Hamm abordou os recentes projetos aprovados na Câmara Federal sobre o porte de arma no interior das propriedades rurais e o aumento da pena para crimes de abigeato; O deputado estadual Luiz Henrique Viana falou sobre os 'gargalos da ovinocultura' e as questões de insegurança vivida pelos produtores. O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel), através do professor Luiz Antônio Bogo Chies, apresentou um estudo sobre o abigeato no RS. O levantamento, feito neste ano de 2019, coloca a Zona Sul do estado na segunda colocação em ocorrências de abigeato em 2017, o que justificaria a instalação de uma delegacia especializada na repressão de crimes rurais e de abigeato. O Salão Nobre da Associação Rural da ARP esteve lotado para a Audiência Pública que se estendeu até às 11h30m e estabeleceu importantes deliberações entre as autoridades públicas de segurança e o setor produtivo do agronegócio da região sul.

Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador Fabrício Tavares PSD