Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / SEGURANÇA: reunião aborda estratégias de enfrentamento à pandemia

SEGURANÇA: reunião aborda estratégias de enfrentamento à pandemia

Publicado em 21/05/2020.
Vereadora Daiane Dias, presidente da comissão, propôs reunião para tratar das operações integradas e como estão sendo feitas as fiscalizações de aglomerações durante a quarentena.
SEGURANÇA: reunião aborda estratégias de enfrentamento à pandemia

Fotos: Paulo Ferreira

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (21) a reunião conjunta das Comissões de Segurança e de Direitos Humanos, as duas presididas pela vereadora Daiane Dias (PL) com intuito de ouvir da secretaria municipal de segurança pública as medidas que estão sendo tomadas em Pelotas para evitar o descumprimento do decreto municipal e as repetidas formações de aglomeração de pessoas em pontos específicos da cidade, principalmente durante os finais de semanas. Para a vereadora, o maior questionamento é quanto a eficácia e a continuidade das ações da Guarda que, segundo ela, "aos olhos da sociedade não estão sendo efetivas", pois não conseguem levar a conscientização à população de que é necessário de que não é o momento de estarem ocupando os espaços públicos.

De acordo com o secretário de segurança, Samuel Ongaratto, a Guarda Municipal tem desenvolvido um trabalho que pode ser dividido em três frentes: o atendimento das denúncias; a operações específicas, como a da Fila Segura; e operações integradas que já ocorriam desde agosto de 2017 dentro do âmbito do Pacto Pelotas pela Paz. Ainda segundo o Ongaratto, para planejar as ações da secretaria, todas as semanas são feitas de duas a três reuniões em videoconferência. Para atender as demandas diferenciadas do período de pandemia o secretário afirmou que as operações passaram de 5 para até 8 por semana, dando mais atenção aos sábados, domingos e feriados.

Outro ponto abordado foi sobre o pronunciamento da prefeita, em transmissão pelas redes sociais, em que afirmou estar estudando o encaminhamento de um projeto de lei ao legislativo para aplicação de multas às pessoas que descumprirem o decreto municipal de distanciamento social.

Além dos dados relacionados ao cumprimento das medidas de isolamento o secretário também apresentou número da violência no município, que no geral diminuíram neste período. O ponto que chama a atenção é o aumento significativo da violência contra as mulheres, que vai no sentido oposto dos à tendência municipal e estadual. De acordo com Samuel, enquanto no estado os casos de agressão à mulheres de modo geral caiu 6%, em Pelotas o índice aumentou 11%, assim como os casos de estupro que aumentaram 30% e os de feminicídio, que foram dois apenas no último trimestre.

Ao final da reunião diversos encaminhamentos foram dados a partir das ideias dos parlamentares. De acordo com a vereadora Daiane, entre os pedidos estão a criação de um número de whatsapp para recebimento de denúncias, e não apenas o 153 que por muitas vezes fica indisponível e a criação exibição de campanhas de conscientização em veículos de comunicação e nos transportes coletivos da cidade. "Nós estamos vivendo uma situação difícil e lutando contra um inimigo invisível que é o coronavírus. Precisamos nos conscientizar e entender que não é o momento para termos nossos momentos de lazer com a família em lugares públicos", afirmou a parlamentar.

daiane reuniao segurança