Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Troféu Rei Momo Jorge Ari vai reconhecer destaques no Carnaval 2020

Troféu Rei Momo Jorge Ari vai reconhecer destaques no Carnaval 2020

Publicado em 28/02/2020.
Projeto de Lei chegou no Legislativo e é voltado para as bandas carnavalescas e blocos burlescos de Pelotas
Troféu Rei Momo Jorge Ari vai reconhecer destaques no Carnaval 2020

Volmer Perez

Na manhã desta sexta-feira (28) o presidente do Legislativo, vereador José Sizenando (DEM), recebeu uma comitiva formada pela corte oficial do carnaval, carnavalescos,diretores da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (ASSECAP), representantes da Bah produtora e também das bandas e blocos burlescos da cidade. O motivo do encontro, foi a apresentação do projeto de lei ordinária que institui no município o troféu Rei Momo Jorge Ari, destinado aos destaques das categorias: bandas carnavalescas e blocos burlescos.

A iniciativa foi sugerida por carnavalescos e pela própria associação das entidades, contando com o acolhimento do vereador Ademar Ornel (DEM),autor da proposição. “Pelotas já teve o segundo melhor carnaval do Brasil e atualmente estamos perdendo espaço e público para cidades vizinhas. Projetos como esse, feito por várias mãos, visam buscar o resgate e fortalecimento da nossa festa popular”, destacou Ornel.

O presidente da Casa acolheu a demanda e parabenizou o grupo pela proposta, salientando que é necessário“vencer e enfrentar as dificuldades para assim enxergar as potencialidades do nosso carnaval”. Sizenando ainda lembrou que é carnavalesco e gosta de atuar nos bastidores da folia de momo.

Vale lembrar que os destaques das escolas de samba do grupo especial e também do grupo mirim, já são contemplados com o troféu Augustinho Trindade. Em 2020 as duas premiações vão ser avaliadas pelo mesmo corpo de jurados do concurso oficial.

Troféu Rei Momo Jorge Ari – O prêmio vai ser oferecido aos escolhidos pela comissão julgadora. Na categoria bandas carnavalescas, vão receber o troféu Jorge Ari os destaques dos seguintes segmentos: Harmonia Musical; bateria; porta-estandarte; ala de passistas e conjunto visual. Já nos blocos burlescos serão avaliados: conjunto visual; harmonia e bateria.

Jorge Ari Moreira da Rosa – Jorge Ari foi rei momo do Carnaval de Pelotas entre 1990 e 1999. Em 1993 conquistou o título de 1º Rei Momo do Rio Grande do Sul e no mesmo ano foi coroado o 2º Rei Momo do Brasil. Jorge faleceu no ano de 1999 e deixou marcas até hoje na história da festa popular pelotense.

Texto – assessora de imprensa da Câmara Municipal de Pelotas