Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Enéias Clarindo conversa com estudantes da escola La Salle Pelotas

Vereador Enéias Clarindo conversa com estudantes da escola La Salle Pelotas

Publicado em 02/05/2019.
Apresentar a prática e a implantação de políticas públicas foi o tema do encontro
Vereador Enéias Clarindo conversa com estudantes da escola La Salle Pelotas

Foto: Volmer Perez

Apresentar a prática e a implantação de políticas públicas, desde a sua elaboração até a execução das ações. Este foi o tema do encontro entre um grupo de 90 alunos, entre 9 e 11 anos, do 4º ano da Escola La Salle e o vereador e líder do governo, Enéias Clarindo (PSDB), que ocorreu na última terça-feira (30).

Enéias explicou aos alunos que para ser efetivamente posta em prática, uma política pública precisa passar por um ciclo com cinco etapas – avaliação, agendamento, elaboração da política, processo de tomada de decisão e implementação. “Antes, aqui na frente da escola não tinha asfalto, mas agora tem. Descobri que isso é o resultado da criação de uma política pública que serve para melhorar a vida das pessoas”, comenta Emmanuel Medeiros, de 11 anos.

Entre os exemplos de Políticas Públicas, o vereador usou como exemplo o Pacto Pelotas pela Paz, um conjunto de políticas públicas criadas pelo executivo municipal com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Pelotas. “Me surpreendi com o conhecimento político deles, ainda que tão jovens. Isso nos dá a esperança de futuros adultos com interesse e envolvimento nas questões que tangem a política. A escola está de parabéns pela iniciativa”, destaca.

Esta foi a segunda etapa do projeto que começou em 2018 com uma palestra do ex-vereador e deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB). “Na ocasião o Viana falou sobre ‘o que são políticas públicas’ e hoje eles tiveram a oportunidade de conhecer os processos para que elas sejam colocadas em prática”, comenta a professora Jaqueline Silveira.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Enéias Clarindo PSDB