Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Enéias Clarindo participa de encontro das APACs em Porto Alegre

Vereador Enéias Clarindo participa de encontro das APACs em Porto Alegre

Publicado em 31/07/2019.
Evento abordou trabalho realizado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados no Centro de Reintegração Social Padre Pio Buck
Vereador Enéias Clarindo participa de encontro das APACs em Porto Alegre

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador

Um grupo de quatorze pessoas, entre integrantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados- APAC de Pelotas e do poder público municipal, participou do III Encontro das APACs do Rio Grande do Sul, na sede do Ministério Público na capital dos gaúchos. O vereador Enéias Clarindo, PSDB, acompanhou a equipe liderada pelo presidente da APAC pelotense, atual secretário de saúde, Leandro Leitzke Thurow, para conhecer de perto o trabalho humanizado no sistema carcerário do Estado. 

Os participantes do encontro realizaram uma visita ao Centro de Reintegração Social Padre Pio Buckinaugurado no fim do ano passado. Lá puderam conferir de perto um pouco da   administração da APAC-Partenon e do método baseado no tratamento adequado a quem está cumprindo pena, independente do crime cometido“Todo o trabalho é feito de forma voluntária, seja pelos próprios recuperandos, como são chamados os presos, como pelos associados da APAC. É o reflexo da união da sociedade civil organizada pela mudança de sistemas que já faliram, como o atual sistema penitenciário”, destacou o vereador Enéias Clarindo. No locanão entram celulares, drogas, álcool ou cigarros. evangelização também faz parte da forma de preparação dos detentos para a reintegração social , além de ser  um dos doze elementos fundamentais para o funcionamento de uma APAC.   

tarde  os representante de Pelotas acompanharam  palestras, onde  foram abordados temas como a importância das APACs no programa RS Seguro, o apoio do judiciário gaúcho a essa iniciativa diferenciada no sistema carcerário. Segundo o vereador, o presidente da APAC-Partenon, o procurador de justiça Gilmar Bortolotto, não omitiu a dificuldade em tornar realidade as ações da Associação, já que não existe intervenção de órgãos de segurança do Estado. “O recuperando é resgatado como homem que precisa voltar melhor para a sociedade e ele é o responsável por isso”, falou durante o evento o procurador. 

Para o vereador participar do evento foi uma forma de entender melhor a humanização carcerária proposta  pela APAC e apoiar o trabalho como integrante da sociedade civil organizada. Pelotas será a segunda cidade no Estado um centro de reintegração social administrado pela Associação de Proteção e Assistência aos CondenadosO prédio deve ser construído em uma área da Avenida João Goulart e  vai oferecer 164 vagas. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon