Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Jurandir Silva solicita fornecimento gratuito de máscaras de proteção descartáveis à prefeitura de Pelotas

Jurandir Silva solicita fornecimento gratuito de máscaras de proteção descartáveis à prefeitura de Pelotas

Publicado em 29/03/2021.
Pedido de Providência também faz solicitação de distribuição de folhetos educativos sobre o uso de EPIs
Jurandir Silva solicita fornecimento gratuito de máscaras de proteção descartáveis à prefeitura de Pelotas

Vereador Jurandir quer a Prefeitura passe a distribuir gratuitamente máscaras de proteção descartáveis para a população (Foto: Volmer Perez)

Na sessão ordinária da última terça-feira (23), o Vereador Jurandir Silva (PSOL) colocou para apreciação dos parlamentares da Câmara Municipal um Pedido de Providências a respeito do uso de máscaras em Pelotas. A solicitação é para que a prefeitura passe a distribuir gratuitamente máscaras de proteção descartáveis, em vista da suspensão do auxílio emergencial de R$ 600 por família, o alto índice de desemprego e a miséria generalizada nos bairros da cidade de Pelotas.

 As máscaras devem ser dos tipos hospitalares, as descartáveis de três camadas, PFF2 ou N95, modelos que combatem as novas cepas do vírus. Além do fornecimento de EPI's, o Pedido de Providências também solicita a emissão e distribuição de folhetos educativos preventivos acerca do uso dos materiais de proteção individual.

 A entrega das máscaras descartáveis e dos folhetos educativos deve ser realizada em locais públicos e privados de grande movimentação, espaços propícios ao contágio, como postos de saúde, hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), e repartições públicas municipais que atendam ao público. Conforme o Pedido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será a responsável pela distribuição.

Os cientistas já comprovaram que as máscaras são uma efetiva forma de prevenção de contágio massivo. Os modelos PFF2 e N95 são recomendados contra as novas variantes da Covid-19, enquanto o modelo hospitalar de três camadas é eficaz junto do uso de uma máscara de pano. A Organização Mundial da Saúde recomenda a adoção universal da máscara como meio para que as pessoas infectadas não levem o vírus adiante, protegendo a coletividade e reduzindo o grau de contágio da doença.

 Para o Vereador, é importante garantir a correta orientação sobre as formas de utilização da máscara e seus benefícios na proteção individual e coletiva. Por isso é essencial distribuir materiais explicativos reforçando os hábitos de higiene indispensáveis para o controle do vírus.

 “Temos insistido cotidianamente que deveríamos ter uma política nacional de enfrentamento à pandemia, que contemplasse medidas econômicas, como crédito para micro e pequenas empresas; e muito mais velocidade no processo de vacinação. Lamentavelmente a condução de pandemia em nível nacional é trágica. Os municípios precisam tomar todas as medidas que estejam ao alcance dos seus recursos. Neste sentido, apresentamos ao Poder Executivo este pedido para que providencie máscaras e reforce informações sobre a importância do uso deste tipo específico de máscara, essencial para o enfrentamento da nova cepa do vírus", apontou Jurandir Silva.

 Por Assessoria de Imprensa do Vereador Jurandir Silva (PSOL)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon