Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Marcus Cunha quer maior divulgação das vagas do Pave

Vereador Marcus Cunha quer maior divulgação das vagas do Pave

Publicado em 28/08/2018.
Em 2018 75% das vagas do Pave serão destinadas à rede pública de ensino
Vereador Marcus Cunha quer maior divulgação das vagas do Pave

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

A ampliação das vagas reservadas a estudantes das escolas públicas na Universidade Federal de Pelotas, por meio do Pave – Programa de Avaliação da Vida Escolar – foi amplamente elogiada pelo vereador Marcus Cunha (PDT). “Ainda este ano, 75% das vagas do Pave serão destinadas à rede pública de ensino, o que vai estimular os alunos do ensino médio a se dedicar aos estudos visando as provas a cada ano para ter acesso à universidade pública”, afirmou Marcus Cunha.

Agora, o vereador pede que a informação seja amplamente divulgada. “Se os estudantes da rede pública não souberem, as vagas poderão ficar ociosas. E este é um processo de seleção regional” afirmou Cunha.

O estudo realizado pelo ProEDAI (Grupo de Estudos do Centro de Engenharias ProEDAI – Projeto Exatas Diversidade Afro Indígenas Brasileiras) da UFPel, examinou a distribuição de alunos matriculados na rede de ensino médio da Região Sul do Rio Grande do Sul. Nesta análise, o grupo concluiu que 93,7 % dos alunos do ensino médio da região estão matriculados em escola pública e apenas 6,7% em escola privada.

O vereador cumprimentou o esforço do Grupo que realizou estudo sobre a distribuição de vagas no Pave, e lutou para mudar a realidade existente dentro da Universidade.

“A pedido do Grupo e de seu coordenador, professor Gilberto Porciúncula, realizamos uma audiência pública na Câmara para debater o assunto. Dois dias depois o Conselho Universitário se reuniu e decidiu que 75% das vagas, ainda em 2018, serão destinadas aos alunos da rede pública”, explicou Marcus Cunha. Em 2019, serão 80% e em 2020, 90%.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Acompanhe o pronunciamento do vereador Marcus Cunha na sessão ordinária dessa terça-feira (28)