Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Fernanda Miranda é proponente, junto ao GAA Pel, da Audiência Pública pelo Dia Nacional e Municipal da Adoção

Publicado em 26/05/2021.

Trazendo reflexões sobre a realidade da adoção em Pelotas: quem são as crianças e adolescentes à espera de uma família?, junto ao Grupo de Apoio Adoção de Pelotas, a vereadora do PSOL realizou uma importante audiência pública (25) onde foi discutido sobretudo a questão das crianças e adolescentes sob a tutela do estado, com medida protetiva.

Com a presença da juíza da vara da infância e da juventude, promotora da infância e juventude, conselheira tutelar, assistente social da infância e juventude do fórum, Secretário de Assistência Social, representação da Coletiva Infância Viva, famílias adotantes e vereadores, foi discutido a questão dos abrigos municipais, e proposto encaminhamentos fundamentais, que contou com o comprometimento do Secretário de Assistência Social José Olavo Passos, pela garantia de atendimento psicológico individualizado e apoio pedagógico para as crianças acolhidas.

Além disto, a bancada do PSOL, protocolará um PL para garantir o uso do nome social do adotado já no estágio de convivência, anterior a efetivação da adoção, já que o uso do sobrenome (e por vezes o prenome) do adotado pode causar traumas e desconforto na criança ou adolescente que quer romper com o vínculo com a família de origem.

A adoção não é caridade é um direito da criança e adolescente ao convívio familiar e comunitário, sendo dever do estado e sociedade dar garantias plenas ao acesso a este direito.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)