Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Marisa Schwarzer cumpre agenda no Posto Branco e dá voz às preocupações dos moradores

Publicado em 23/02/2021.
Na semana passada, atendendo demandas do bairro, a vereadora Marisa Schwarzer foi ao Posto Branco a pedido dos moradores. Lá, se deparou com situações que precisam de atenção com urgência por parte do município.
Vereadora Marisa Schwarzer cumpre agenda no Posto Branco e dá voz às preocupações dos moradores

Vereadora Marisa visitou comunidade do Posto Branco (Foto: Assessoria/Divulgação)

Uma das preocupações da comunidade é a falta de médicos na UBS do Posto Branco. Segundo relatos, pacientes acamados aguardam atendimento, mas não há pessoal. Mediante esta realidade, a vereadora Marisa já protocolou um pedido de providências pedindo que os profissionais da saúde façam o atendimento necessário no local ao menos uma vez por semana.

A parlamentar ainda expressou grave preocupação com as caixas d’água que não têm tampa e cuja estrutura está corroída, com perigo de cair a qualquer momento. Foi solicitada também a limpeza das caixas d’água da Unidade Básica de Saúde, que não conta com nenhum tipo de higienização há tempos, além da limpeza do pátio.

Outro local que preocupa os moradores é a Escola Márcio Dias, especialmente sabendo que a prefeitura antecipa a volta das aulas. Os populares acompanharam a parlamentar até a escola, onde foi possível avaliar o atual estado da pracinha de recreação. O local dentro da escola que deveria ser um espaço seguro para as crianças, está com mato alto onde animais (cobras, escorpiões e etc) se escondem e colocam em risco a população.

Além de solicitar limpeza do lote, a vereadora Marisa Schwarzer ainda pediu que fosse trocado o balanço da pracinha, que hoje é de pneu e é ideal para proliferação de mosquitos da dengue, além disso dentro dele já foram encontrados escorpiões e cobras.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Câmara Municipal avalia pedido para contratação de 409 profissionais de educação

Publicado em 23/02/2021.
Proposta encaminhada pelo poder Executivo prevê contratar trabalhadores em todas as áreas da educação
Câmara Municipal avalia pedido para contratação de 409 profissionais de educação

Prefeitura quer contratar professores e funcionários (Foto: Igor Sobral/Arquivo/Prefeitura)

Na próxima quinta-feira (25) entrará em discussão em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores quatro projetos encaminhados pela Prefeitura. Entre eles está a Mensagem número 05/2021 que trata da contratação de profissionais para a área de educação. Os novos contratos são essenciais para a retomada das aulas presenciais na rede pública.

Serão contratados 409 profissionais por um prazo de 12 meses com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Os salários variam entre R$ 1.100,00 e R$ 2.886,24.

Para o líder do governo na Câmara, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) essa mensagem é importante pois autoriza a contratação de trabalhadores que garantirão o funcionamento do ano letivo.

"A Prefeitura precisa ter um número suficiente de trabalhadores para fazer os rodízios necessários para garantir a segurança dos alunos para caso do retorno presencial das aulas", afirma.

Já a oposição representada pela professora e vereadora Fernanda Miranda (PSOL), comenta que a Prefeitura tem a prerrogativa de chamar contrato emergencial para suprir as vagas, mas segundo a parlamentar o documento gera uma preocupação ao citar uma possível volta presencial das atividades escolares.

"A gente tem visto uma crescente no número de pessoas contaminadas. Surtos em escolas particulares, imagina em escolas públicas. Isso precisa ser debatido".

Fernanda adianta, ainda, que apresentará uma emenda ao projeto, pois já existem desde abril do ano passado concursados aprovados para algumas das vagas presentes no edital e que ainda não foram chamados.

A análise do projeto está prevista para acontecer em sessão extraordinária marcada para às 8h30min. Os parlamentares têm até a próxima quarta-feira (24), para protocolar emendas à proposta. A TV Câmara transmite ao vivo.

VAGAS

 35 vagas para Auxiliar de Educação Infantil

10 vagas para Cuidador

25 vagas para Merendeira

25 vagas para Monitor de Escola

08 vagas para Orientador Educacional

45 vagas para Professor de Educação Infantil

130 vagas para Professor I

125 vagas para Professor II

06 vagas para Secretário de Escola

 

Por Kauã Blank, estagiário sobre supervisão de Álvaro Guimarães, jornalista coordenador da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Maus tratos a animais de grande porte preocupam mandatos de defesa da causa animal

Publicado em 23/02/2021.
Parlamentares envolvidas na luta pela causa pedem o alternativas para o uso de charretes e mais cuidados com os cavalos
Maus tratos a animais de grande porte preocupam mandatos de defesa da causa animal

Bem estar de cavalos de tração preocupa vereadoras (Foto Michel Corvello/Prefeitura Municipal)

A preocupação com o bem estar e a proteção de animais de grande porte volta a despertar atenções na Câmara Municipal, onde os mandatos das vereadoras Cristina Oliveira (PDT) e Marisa Schwarzer (PSB) se dedicam à causa animal. O assunto já foi motivo de muita discussão na Câmara, principalmente com a proposta de extinção das charretes apresentada por três anos consecutivos.

Essa semana Marisa, que está em seu primeiro mandato, protocolou na Câmara um Projeto de Lei que regulamenta o registro de denúncias para maus tratos a animais de grande porte. Segundo a parlamentar, esses animais precisam ser tirados de circulação.

“É muito sacrifício para eles puxarem as charretes e os pesos que carregam é insuportável. Muitos cavalos estão em situação de maus tratos e a Câmara precisa pensar para, aos poucos, tirar de circulação as charretes”, afirma.

Em 2018, 2019 e 2020, Cristina, que foi eleita para seu segundo mandato, liderou debate semelhante no Legislativo apresentando Projetos de Lei para substituição das carroças e charretes por outro tipo de veículo. De acordo com a vereadora, com a evolução da sociedade o uso desses animais atrelados a veículos não pode ser permitido.

“Esse trânsito em meio a carros, ônibus e motocicletas cria condições para acidentes graves que podem vitimar tanto pessoas quanto os próprios animais. São inúmeros os casos de cavalos que morrem em vias públicas em função do trabalho extenuante ao qual são submetidos, e precisamos colocar um fim nisso”, declara.

A pedetista também negocia com a Prefeitura amplie para 24 horas o resgate de animais de grande porte pelas equipes da Hospedaria Municipal.

 

Por Kauã Blank, estagiário sobre supervisão de Álvaro Guimarães, jornalista coordenador da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Recanto de Portugal pede socorro

Publicado em 23/02/2021.
Recanto de Portugal pede socorro

Vereador Paulo Coitinho visitou o Recanto de Portugal na tarde de segunda-feira (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (22) o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) esteve no bairro Recanto de Portugal. Acompanhado pelo secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, o parlamentar caminhou pelas ruas e conversou com moradores.

Entre as reivindicações estão a falta de manutenção na limpeza de valetas e os buracos constantes nas ruas de areia, o que torna o tráfego de carros praticamente impossível em determinadas épocas, principalmente após chuvas intensas.
Suanes explicou que o trabalho de patrolamento e ensaibramento de ruas tem sido muito prejudicado com as chuvas que acontecem praticamente todos os dias, mas compromete-se em, assim que terminar o serviço que está sendo realizado atualmente no Bairro Laranjal, que os equipamentos da secretaria serão deslocados de imediato para o Recanto de Portugal.

Por Assessoria de Imprensa de gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Encontro entre vereadora Marisa Schwarzer e ativistas da causa animal aborda a substituição das charretes

Publicado em 22/02/2021.
Encontro entre vereadora Marisa Schwarzer e ativistas da causa animal aborda a substituição das charretes

Marisa Schwarzer se reuniu nesta manhã com o grupo de ativistas pelotenses da causa animal (Foto:Assessoria/Divulgação)

Tomando todos os cuidados de segurança necessários, a vereadora Marisa Schwarzer se reuniu nesta manhã com o grupo de ativistas pelotenses da causa animal que vêm estudando meios de cobrar da prefeitura a proibição das charretes. O mandato da vereadora apresentou os avanços feitos no planejamento do projeto de lei que visa proibir o uso de veículos de tração animal, bem como ouvir o retorno que o grupo teve do ministério público e advogados que procuraram para poderem agir em nome da liberdade dos cavalos.

Outros pontos amplamente discutidos foram: a necessidade dos programas de assistência que dariam suporte para as famílias de charreteiros, as opções de protótipo do veículo de tração humana que possibilitaria que essas pessoas continuassem trabalhando, e programas de profissionalização. “O objetivo jamais será deixar famílias desamparadas, por isso a luta social pela categoria tem que andar juntamente com qualquer proposta de substituição” disse a parlamentar.

Ao levantar-se a possibilidade de incluir a Universidade Federal de Pelotas nesse processo, devido à assistência que a UFPel poderia dar no planejamento do protótipo, descobriu-se por meio da protetora Sabrina Hasan que a prefeitura já encaminhou à Universidade Federal de Pelotas um pedido de abertura de projeto de extensão nos cursos das engenharias, no qual seria pensado um veículo de tração humana (cavalo de lata) que caiba no orçamento da prefeitura e dos charreteiros.

O primeiro passo da vereadora Marisa Schwarzer em conjunto com o grupo de proteção já foi dado hoje, logo após a reunião. Foi protocolado pelo mandato um pedido de informações referente ao contrato da prefeitura com o Hospital Clínico Veterinário (UFPel), para compreender os termos do convênio firmado entre o município e a UFPel para tratamento dos cavalos recolhidos pela Hospedaria de Grandes Animais. É preciso mais transparência nesse atendimento, uma vez que frequentemente os animais são enviados para tratamento e não recebemos mais notícias dos cavalos.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Vereador Jurandir Silva pede emissão de cartão e adesivo que dá preferência a portadores de fibromialgia em filas e estacionamentos

Publicado em 22/02/2021.
Uma Lei Municipal de 2019 determina a prioridade em serviços, entretanto, fibromiálgicos encontram dificuldades para acessar o benefício em Pelotas
Vereador Jurandir Silva pede emissão de cartão e adesivo que dá preferência a portadores de fibromialgia em filas e estacionamentos

Vereador Jurandir Silva que garantir prioridade em filas e estacionamentos para portadores de fibromialgia (Foto: Volmer Perez)

Em vista de facilitar o acesso ao benefício de prioridade em filas e estacionamentos por pessoas com fibromialgia em Pelotas, o Vereador Jurandir Silva (Psol) protocolou um Pedido de Providências solicitando ao Executivo a emissão de cartão e adesivo. Em 2019 foi aprovada a Lei Municipal nº 6728 que determinou a prioridade. Entretanto, os portadores de fibromialgia encontram dificuldades para a emissão dos documentos, o que influencia em desrespeito constante ao que concerne os direitos de preferência em filas e estacionamentos.

Ainda, a Lei Municipal de 2019 não designa um órgão responsável para emissão dos documentos necessários ao exercício de preferência aos portadores de fibromialgia. Por conta disso, o Pedido de Providências solicita que a emissão seja feita pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (SAS).

 O mandato do Vereador Jurandir Silva solicitará uma reunião para tratar do assunto com o Secretário de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, juntamente de pessoas portadoras da doença.

A fibromialgia é bastante comum e afeta 5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas. A principal característica é a dor muscular generalizada, crônica, que pode durar mais de três meses. Algumas atividades comuns do dia a dia são difíceis de serem executadas, um exemplo é permanecer em posições estáticas como filas de bancos e ficar em pé no transporte público, assim como realizar movimentos repetitivos.

O benefício é extremamente importante para facilitar o acesso aos serviços e o cotidiano de pessoas com fibromialgia em Pelotas. Por isso é tão necessário exigir este direito do Poder Executivo”, complementou o parlamentar.

Por Assessoria de Imprensa do Vereador Jurandir Silva (PSOL)

Vereadora Marisa Schwarzer protocola projeto de lei para regulamentar o registro de denúncias de maus tratos a animais de grande porte

Publicado em 22/02/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer protocola projeto de lei para regulamentar o registro de denúncias de maus tratos a animais de grande porte

Vereadora Marisa Schwarzer protocolou seu segundo projeto de lei (Foto: Volmer Perez)

"Um dos meus comprometimentos com a causa animal, é lutar para melhorar as condições de vida dos cavalos de Pelotas, até conquistarmos a proibição das charretes". Disse a vereadora Marisa Schwarzer ao protocolar seu segundo projeto de lei junto à Câmara de Vereadores de Pelotas. 

Algo que a parlamentar está tentando mudar já no início de seu mandato é a falta de registro das denúncias feitas à Hospedaria de Grandes Animais. Enquanto denúncias feitas para o CCZ, SQA e PATRAM possuem protocolo para que seja possível acompanhar o andamento do pedido, a Hospedaria não fornece esse registro.

Com a obrigatoriedade do fornecimento de número de protocolo se faz possível ter controle sobre as denúncias feitas, além de servir para registrar as estatísticas de casos de maus tratos a animais de grande porte.

Na manhã do dia 19 de fevereiro, a vereadora Marisa Schwarzer protocolou o projeto de lei que versa sobre essa regulamentação, que será votado na Câmara de Vereadores em março. Mediante aprovação o projeto é então encaminhado à prefeitura onde aguardará sanção da líder do Executivo.

Audiência pública aproxima Câmara da Zona Rural

Publicado em 20/02/2021.
Vereadores, representantes da Prefeitura e da BM participaram da reunião no Cerrito Alegre
Audiência pública aproxima Câmara da Zona Rural

Vereadores, representantes da BM e da Prefeitura conversaram com a comunidade por três horas (Foto: Paulo Ferreira/TV Câmara)

A Câmara de Vereadores realizou nesta sexta-feira (19) no Camping Colonial, no distrito do Cerrito Alegre sua primeira audiência pública externa de 2021. Proposta pelo vereador Jair Bonow (Progressistas) a reunião teve como objetivo ouvir moradores da zona rural sobre temas como serviços de saúde pública, segurança, infraestrutura e ações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na RS 737. Participaram da audiência, além de Bonow, os vereadores: Cristiano Silva (PSDB), César Brizolara, Cesinha (PSB), Michel Promove (Progressistas), Carlos Júnior (PSD), Fernanda Miranda (PSol), Jurandir Silva (PSol), Paulo Coitinho (Cidadania) e Paulo do Sítio Floresta (PSDB).

A primeira rodada de falas foi destinada a representantes dos aproximadamente 120 moradores presentes e que apresentaram questões sobre a falta de manutenção de estradas secundárias e de corredores, problemas no fornecimento de energia elétrica, além da falta de médicos em postos de saúde especialmente na Santa Silvana e Cerrito Alegre. A demora na conclusão das reformas dos postos de Corrientes e Pedreiras também foram apresentadas pela comunidade.

Durante suas manifestações alguns moradores denunciaram casos de violência policial em ações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na RS 737 (Federeca). Os relatos chamaram a atenção dos vereadores que se prontificaram a auxiliar e acompanhar as vítimas em representações junto aos órgãos fiscalizadores do trabalho da Brigada Militar (BM) e, ao Governo do Estado. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo vereador César Brizolara, o Cesinha (PSB) também deverá discutir e acompanhar as denúncias feitas.

RESPOSTAS AOS PROBLEMAS

O engenheiro civil Ezequiel Góes coordenador de Manutenção de Estradas Rurais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural foi o primeiro a responder à comunidade. Ele ressaltou que, apesar das restrições impostas pela pandemia, o setor não parou de trabalhar em 2020 e que tem mantido presença constante nas colônias para ouvir a população.

Góes, no entanto, admitiu que o parque de máquinas está defasado e é insuficiente para atender todas as demandas com rapidez, especialmente depois das tempestades de janeiro quando 500 quilômetros de estradas e nove pontes foram seriamente danificadas. “Já recuperamos quatro pontes, mas realmente temos limitações com relação a velocidade de resposta aos problemas”, afirmou.

De acordo com o coordenador a secretaria tem um planejamento estratégico para 2021 com o objetivo de agilizar a prestação dos serviços e que a partir da melhora das condições climáticas o trabalho deverá começar a aparecer.

Já as representantes da Secretaria Municipal de Saúde informaram que a falta de médicos é uma preocupação constante e que a reposição dos profissionais tem sido dificultada por causa da pandemia, pois muitos médicos estão afastados do trabalho por integrarem grupos de risco. Aliado a isso a necessidade de mais pessoal para atender aos pacientes de Covid-19 absorveu equipes que estavam lotadas na rede básica aumentando ainda mais o déficit.

Como alternativas para o problema foi apresentado a realização de um mapeamento que vai possibilitar a otimização da distribuição dos médicos e que está em fase de conclusão e de um plano, ainda em estudo, para aumentar o valor da hora de trabalho com o objetivo de tornar o atendimento nas unidades básicas mais atrativas para jovens médicos e com isso possibilitar a contratação de mais profissionais para a zona rural.

A POLÍCIA SE EXPLICA

O comandante do policiamento rodoviário estadual na região, capitão Michel Ribeiro declarou que os atos relatados pelos moradores do Cerrito Alegre com relação a abordagens da PRE não estão de acordo com a lei, nem tampouco com aquilo que é pregado e recomendado dentro da Brigada Militar.

“Todas as medidas correcionais serão tomadas. Não compactuamos com qualquer abuso, mas devemos abrir o devido processo para que os policiais apresentem suas versões e vamos averiguar estes atos relatados aqui”, disse.

 AUDIÊNCIA HISTÓRICA

Após quase três horas de conversa o resultado final foi considerado positivo pelos vereadores e comunidade. O presidente da Câmara, Cristiano Silva (PSDB) disse, inclusive, que esta foi a primeira de muitas audiências descentralizadas planejadas para este ano.

“Queremos levar a Câmara de Vereadores o mais próximo possível da nossa comunidade. Vamos levar as sessões e as reuniões de algumas comissões, principalmente a da saúde para fora da Casa com o objetivo de aproximar os problemas da comunidade do Legislativo”, disse.

Para o proponente da reunião, vereador Jair Bonow (Progressistas) a audiência ganhou um contorno histórico por reunir moradores de diversas colônias com uma nova safra de vereadores que começa seus primeiros mandatos e está determinada a ser porta-voz da população na busca por melhorias.

“A gente conseguiu como Câmara de Vereadores nos aproximar da nossa população e isso é vital para que realmente as pessoas quando têm seus problemas consigam relatá-los e os vereadores como um todo consigam ouvir diretamente da população as situações reais de cada localidade, pois muitas vezes os problemas não são conhecidos ou entendidos pela totalidade dos vereadores, então é muito importante que a Câmara vá ouvir essa população e consiga encaminhar uma solução junto a quem de direito tem o poder para fazer isso”, afirmou.

ENCAMINHAMENTOS FINAIS

Como principal definição da audiência ficou estabelecida a realização de uma nova reunião no interior com a presença da Secretária Municipal de Saúde para debater, exclusivamente, os problemas na rede básica. Este encontro será agendado através da Comissão de Saúde da Câmara.

Já as denúncias de abuso policial deverão ser tratadas na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania além de apresentadas para deputados estaduais da comissão similar da Assembleia Legislativa.

As demandas por pontes e estradas serão acompanhadas de perto pelos vereadores junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Inclusão de agentes da Guarda Municipal no grupo prioritário para vacinação é questionado na Câmara Municipal

Publicado em 19/02/2021.
Secretaria de Saúde deverá responder ao Legislativo sobre a possibilidade de incluir guardas em grupo prioritário
Inclusão de agentes da Guarda Municipal no grupo prioritário para vacinação é questionado na Câmara Municipal

Vereador Michel Promove pede explicações para a secretaria de Saúde (Foto: Volmer Perez)

Um pedido de informação protocolado na Câmara Municipal, durante a sessão representativa dessa semana, questiona porquê os agentes da Guarda Municipal não fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

A inciativa do vereador Michel Promove do Progressistas tem como justificativa o fato de que os guardas trabalham no patrulhamento educativo e ostensivo e interagem diretamente com a população. Além disso, as abordagens e o auxílio a comunidade em chamados e acidentes acabam colocando os trabalhadores em locais com altas chances de contágio.

Os Guardas Municipais estão na linha de frente ao atendimento da população, mas não são colocados como prioridade para a vacinação” ressaltou o parlamentar.

O pedido de informação foi aprovado por unanimidade e agora será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Kauã Blank, estagiário de jornalismo sob supervisão de Álvaro Guimarães, Coordenador de Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Marcio Santos visita o bairro Sanga Funda

Publicado em 19/02/2021.
Marcio Santos visita o bairro Sanga Funda

Vereador Márcio Santos foi ver de perto os problemas da Sanga Funda (Foto: Assessoria/Divulgação)

Devido as muitas reclamações sobre a situação das ruas do bairro Sanga Funda, o vereador Marcio Santos foi pessoalmente verificar e conversar com alguns moradores.

O parlamentar lembra que é importante estar próximo da população, ouvindo e assistindo de perto, mas também pede a compreensão e paciência. "Estou dando o meu melhor e seguirei fazendo tudo o que estiver ao meu alcance", afirma Marcio.

Emergencialmente foi solicitado que uma máquina passe nos pontos mais críticos, fazendo recolocação de saibro e limpeza das valetas. Também foi protocolado um pedido para o Bairro Bem Cuidado contemplar a região nos próximos mutirões.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Vereador Carlos Júnior encaminha demandas no Sanep

Publicado em 19/02/2021.
Vereador Carlos Júnior encaminha demandas no Sanep

Carlos Júnior e Michele trataram de temas como abastecimento e problemas de saneamento (foto: Assessoria/Divulgação)

No fim da manhã de ontem (18), o parlamentar foi recebido pela Diretora Presidente do Sanep, Michele Alsina. A oportunidade serviu para alguns esclarecimentos quanto ao funcionamento da autarquia. Um deles foi sobre o desabastecimento que afetou o Laranjal e parte do Areal. Michele reiterou que houve dificuldade pelo surgimento da salinidade, fenômeno natural que trouxe dificuldades para o tratamento regular da água, agravado pelo aumento de consumo do Laranjal, devido ao crescimento populacional do bairro nos últimos anos.  Quanto à Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, a presidente afirmou estar satisfeita com a retomada plena da obra no início deste ano, e o andamento indica uma possível entrega até o fim do primeiro semestre de 2022.

Júnior também tratou sobre o problema que alguns moradores do Laranjal enfrentam, de esgoto em via pública. Michele informou que existe um projeto de esgotamento sanitário, que se entende por um conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos. Inclusive parte dessa obra vai dar solução a mesma dificuldade encontrada na Avenida Rio Grande do Sul, entre Triunfo e São Gabriel, cujo investimento, somente para este trecho, está estimado em R$ 600 mil, o que tem motivado conversações para firmar uma parceria com condomínios e empreendimentos comerciais daquela área .

Outra proposta é da construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para aquele bairro, mas ainda carece de captação de recursos para a execução, já que se tratam de valores vultosos.
O vereador Carlos Júnior (PSD) também solicitou providências em problemas identificados no Loteamento Santos Dumont e na rua 02 de abril no Bairro Fragata.

E por fim, o parlamentar disse estar disponível para intermediar alternativas de  solução de demandas que afetam as pessoas no dia a dia da cidade.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com prefeita Paula Mascarenhas para levar pautas da proteção animal

Publicado em 19/02/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com prefeita Paula Mascarenhas para levar pautas da proteção animal

Vereadora Marisa (PSB) se reuniu com prefeita para tratar de emenda para castramóvel (foto: Assessoria/Divulgação)

Desde o início de janeiro quando assumiu seu mandato, a vereadora Marisa Schwarzer vem buscando junto à deputada federal Liziane Bayer uma emenda parlamentar para retomar o convênio de castrações gratuitas. Mesmo a prefeita estando com a agenda cheia após voltar de seu período de férias e feriados, a parlamentar insistiu e foi muito à luta para conseguir uma reunião, e a líder do Executivo pôde recebê-la nesta manhã (18/02). Um dos assuntos que a vereadora precisava abordar com urgência é o caminho por onde essa emenda de custeio tem que vir, para que não haja nenhum erro ou problema na hora da aplicação da verba em castrações (que é o objetivo do mandato). Com isso, a parlamentar saiu de lá com os meios necessários para colocar a equipe da deputada federal e o Executivo pelotense em contato, a fim de não deixar espaço para erros na vinda do dinheiro.

O orçamento federal está para fechar, e a maior parte das liberações de verba são para pedidos de outubro do ano passado, época na qual Marisa Schwarzer não estava no cargo de vereadora, mas mesmo assim, a deputada federal Liziane Bayer ouviu a súplica da causa animal e está em busca de um valor para ajudar.

Outro assunto que precisava ser abordado é a suspensão do convênio de castrações gratuitas que até ano passado era feito em parceria com a ONG SOS Animais. A prefeita ouviu as demandas da comunidade dos defensores de animais, e vendo que infelizmente o andamento do processo do Castramóvel está se mostrando mais lento do que o esperado, concordou em retornar com o convênio.

A prefeitura lançará o edital (como era feito antes) para o serviço de duzentas castrações mensais e as clínicas ou ONGs que quiserem, podem participar, sem nenhum envolvimento com a unidade móvel de castração. Uma vez que o orçamento do serviço de operação do Castramóvel sair, a unidade móvel contará com mais cem fichas de castração, independentes das castrações feitas por meio do convênio com uma clínica fixa (sendo possível inclusive que duas equipes diferentes, de clínicas diferentes, atuem em cada programa de castração).

Aproveitando o ponto do Castramóvel, a vereadora Marisa Schwarzer e a prefeita Paula voltaram a discutir o Termo de Referência da unidade móvel, onde é solicitado às clínicas o orçamento para prestar o serviço de gerir a unidade móvel. O mandato da vereadora levou à prefeita os pontos negativos do termo apresentados ao legislativo pelos veterinários. Uma das exigências a parlamentar já conseguiu que fosse removida em reunião prévia com o CCZ, que era a necessidade de especialização em cirurgia (cobrança compreensível em casos de cirurgias mais complexas, mas que não se mostra necessário para as castrações) que restringia muito o número de profissionais que poderiam assumir o Castramóvel.

No dia de hoje a vereadora levou à prefeitura outro ponto apresentado para o mandato como um problema: fazer com que o veterinário utilizasse seu próprio material – que teria que ser adquirido – para atender na unidade móvel. A pedido da vereadora Marisa Schwarzer, a prefeitura vai então arcar com os materiais de uso permanente, sendo que o que será consumido na cirurgia (gazes, anestesia etc) deve ser incluso no valor de cada castração.

O termo será redigido novamente e disponibilizado às clínicas. A vereadora pede também que as clínicas veterinárias entrem em contato com a Secretaria de Saúde para acessarem o termo de referência para liberação dos 17 mil reais que ela conquistou para arcar com castrações gratuitas feitas em um local fixo. Assim como no convênio anterior com a SOS Animais, qualquer clínica que atenda os critérios pode participar.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Vereador Barriga visita confere demandas de dois bairros da Cidade

Publicado em 19/02/2021.
Vereador Barriga visita confere demandas de dois bairros da Cidade

Foto: assessoria do vereador

Na tarde da última quinta-feira (18), o vereador Rafael Dutra o Barriga do PTB, esteve na Vila Princesa acompanhando o trabalho da secretaria de Serviços Urbanos e conversando com moradores.

O parlamentar também  esteve no Areal fundos. Na oportunidade, Barriga conversou com morador Tiago da rua Moreira Cabral, que encaminhou o pedido de saibro, roçado e limpeza de valetas . Foi verificada também  a necessidade de limpeza na via Alfredo Pujol. 

 

Texto : assessoria de marketing do vereador 

Entidades associativas comemoram liberação de recursos para a Rua do Doce

Publicado em 19/02/2021.
Vereadores Jair Bonow e Michel Promove da bancada do Progessistas,entregaram o documento da emenda do deputado federal Afonso Hamm (PP) às presidentes da Associação dos Produtores de Doce de Pelotas e da Cooperativa de Doceiros de Pelotas (COODOPEL)

Sonho de longa data de todos os envolvidos na cadeia produtiva dos doces de Pelotas, a Rua do Doce, que conta com projeto licitado pela Prefeitura de Pelotas, começará a tomar forma. Isto porque, a primeira parcela da emenda parlamentar indicada pelo Deputado Federal Afonso Hamm (PP), no valor de R$ 51.570,00 foi creditada nos cofres do município, que fará a gestão do projeto.

Em recente reunião, os vereadores Jair Bonow e Michel Promove, da bancada Progressista, transmitiram a liberação dos recursos às presidentes da Associação dos Produtores de Doce de Pelotas e da Cooperativa de Doceiros de Pelotas (COODOPEL), oportunidade em que puderam trocar ideias com as representantes das entidades.

Para Simone Bica, que preside a Associação dos Produtores de Doce no município, um projeto que contemple a comercialização do doce, devidamente certificado, durante o ano todo, agrega valor a produção doceira de Pelotas. "Desde 2008 lutamos para manter o Doce de Pelotas em evidência, fortalecendo o legado das receitas de doces tradicionais e estimulando a inovação. O Selo de procedência foi uma de nossas grandes conquistas e a Rua do Doce vai entrar para essa história", completou.

Já para Andreia Henriques, que preside a COODOPEL, entidade existente desde 1982, a obra significa mais do que um ponto de comercialização adequado. Segundo ela, era preciso que os doceiros pudessem ter um espaço que mantivesse os Doces de Pelotas em destaque, para além da FENADOCE, e o projeto Rua do Doce atende este anseio. "Vai criar um novo ponto turístico na nossa cidade", disse empolgada.

O valor total dos recursos é de quase R$ 258 mil reais, oriundos de uma emenda individual do Deputado Federal Afonso Hamm (PP). Contatado, o parlamentar afirmou estar confiante de que o espaço seja mais um propulsor da produção doceira de Pelotas. Conforme Hamm "o doce de Pelotas é um produto que projeta a cidade no cenário nacional e até mesmo fora do País. Ser parceiro dessa iniciativa que vai certamente, gerar empregos, oportunizar um novo espaço de visitação aos moradores de Pelotas e turistas e potencializar os negócios da cadeia do doce na cidade, me contempla como parlamentar e como cidadão pelotense", afirmou o deputado.

Os vereadores progressistas indicam para os próximos dias, reunião com a prefeita Paula, a fim de detalhar o projeto.

 

Texto: assessoria do vereador Jair Bonow (PP)

Nova direção do Grêmio Esportivo Brasil faz visita de aproximação na Câmara Municipal

Publicado em 18/02/2021.
Presidente Nilton Pinheiro se reuniu com vereadores para falar dos projetos do clube
Nova direção do Grêmio Esportivo Brasil faz visita de aproximação na Câmara Municipal

Vereadores e o novo presidente xavante se reuniram nessa quinta-feira (Foto: Volmer Perez/TV Câmara)

O novo presidente do Grêmio Esportivo Brasil Nilton Pinheiro participou nesta quinta-feira de uma reunião na Câmara Municipal para apresentar projetos, falar de seus planos de gestão e, aproximar o clube do Legislativo. Participaram do encontro os vereadores Cristiano Silva (PSDB), Rafael Barriga (PTB), Marcola (PTB), Sidnei Fagundes (PT), Carlos Júnior (PSD) e Paulo Coitinho (Cidadania).

Durante quase uma hora Pinheiro discorreu sobre as obras no estádio Bento Freitas, a busca por novos parceiros comerciais, a reestruturação das categorias de base, as mudanças na política de administração do clube e, claro, sobre sua expectativa para as competições que o time deve enfrentar em 2021.

“A gente está tentando se apresentar a todos os órgãos que existem dentro da cidade de Pelotas. Nós representamos com muita dignidade o nosso clube que agora faz 110 anos e é uma honra estar aqui, sendo recebido pelo presidente da Câmara e pelos outros vereadores”, afirmou.

Para o presidente do Legislativo a aproximação com entidades culturais e esportivas da cidade é fundamental para aproximar a Câmara Municipal da comunidade e necessária para ajudar a construir políticas públicas capazes tanto de auxiliar o desenvolvimento destas atividades como de projetos de incremento à economia local.

“O Brasil hoje leva o nome da cidade a nível nacional. Hoje quem assiste o jogo, vê o nome de Pelotas, que sempre está em destaque. O Brasil movimenta o comércio e a rede hoteleira da cidade. Infelizmente agora nós não podemos ter torcida, em virtude da pandemia, mas com a retomada do público no futebol esperamos que os torcedores de grandes clubes que estarão na Série B e vivem na região venham pra cá assistir aos jogos”, disse.

A partir da visita do presidente Xavante, Silva afirma que irá convidar os dirigentes do Esporte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha a participarem de uma audiência pública para tratar do tema futebol profissional.

“Convidamos o presidente do Brasil e vamos convidar os presidentes do Pelotas e Farroupilha pra uma audiência pública pra tratar do que a Câmara pode fazer para ajudar o futebol da nossa cidade”, declarou.]

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Jair Bonow redobra atenção as estradas e pontes na colônia

Publicado em 18/02/2021.
Jair Bonow redobra atenção as estradas e pontes na colônia

Bonow pede conserto de vias e pontes na zona rural (foto: Assessoria/Divulgação)

Situação crítica vem causando preocupação e transtornos para os moradores da Colônia de Pelotas, as estradas e pontes localizadas na zona rural, principalmente nas pontes da Costa do Arroio Grande.

A estrutura precária, feita de madeira, cede em períodos chuvosos e atrapalha o tráfego de quem se desloca para a cidade, segundo moradores.

“Estamos preocupados com a situação da nossa zona rural, onde particularmente muitas pontes encontram-se de forma precária. Estamos pedindo melhorias nas pontes da Costa do Arroio Grande e entre tantas outras pontes que também são de suma importância para os moradores", afirma o vereador Jair Bonow.

Além disso, há bastante lama em uma estrada que liga a comunidade do Quatro Distrito (Triunfo) a cidade. Moradores afirmam que muitos carros acabam ficando atolados quando passam na região. Jair já pediu providências para a manutenção das principais estradas, localizadas nas colônias Aliança, Cerrito Velho, Costa do Arroio Grande e Triunfo.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Jair Bonow (Progressistas)

A pedido do vereador Carlos Júnior, Secretário de Obras garante revitalização da Cristóvão Colombo

Publicado em 17/02/2021.
A pedido do vereador Carlos Júnior, Secretário de Obras garante revitalização da Cristóvão Colombo

Vereador Carlos Júnior conversa com moradora (foto: Assessoria/Divulgação)

Na primeira visita do vereador Carlos Júnior (PSD) no dia 20 de janeiro, o parlamentar comprometeu-se em retornar juntamente com o titular da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Giovan Pereira, para apresentar a demanda de recuperação da rua.

Ao chegar, o secretário e o vereador caminharam pela via, fizeram a análise do atual quadro, e constataram a urgência de uma ação. O titular da SMOP assegurou que é possível requalificar com um novo Tratamento Superficial Duplo Invertido(TSDI), que trata-se de um processo de pavimentação que consta de um banho da base da via com emulsão asfáltica.
Dona Marta Lopes, que reside há mais de 60 anos na Cristóvão Colombo, disse que o problema é recorrente. "Há muito tempo enfrentamos dificuldades, a rua tá cheia de buracos, e quando chove  se agrava com  alagamentos", disse a moradora.


O parlamentar ficou satisfeito com a notícia de que será possível a melhoraria, o que vai resultar em mais qualidade de vida para quem mora na rua do Bairro Fragata. "Agora é esperar definir o cronograma de execução, fico muito grato pela presteza do secretário Giovan Pereira", afirmou Carlos Júnior

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Marcio Santos visita moradores do bairro Jardim Europa

Publicado em 17/02/2021.
Na última segunda-feira (15), o Vereador Marcio Santos visitou moradores do bairro Jardim Europa.
Marcio Santos visita moradores do bairro Jardim Europa

Vereador esteve no Jardim Europa com seu gabinete móvel (Foto: Assessoria/Divulgação)

Representando os demais moradores, o Vereador conversou com a residente Regiane Duarte, que solicitou apoio para interceder pela rua Martinho Lutero, onde o esgoto não estava escoando, voltando para as casas e deixando quem residia no local em constante preocupação. Além do mau cheiro.

Através da solicitação do gabinete, o SANEP solucionou o problema e após o trabalho, o parlamentar esteve no local, para saber melhor sobre as necessidades de quem reside na área e fiscalizar o trabalho realizado.
Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania discute assistência social municipal

Publicado em 17/02/2021.
Secretário José Olavo Passos apresentou balanço de ações e informações sobre reestruturação da secretaria
Comissão de Direitos Humanos e Cidadania discute assistência social municipal

Vereador Cesinha (PSB) preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (Foto: Volmer Perez)

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Câmara Municipal presidida pelo vereador César Brizolara, o Cesinha (PSB) realizou nessa quarta-feira a primeira reunião pública do ano com o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), José Olavo Bueno dos Passos.

O encontro teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas desde o ano anterior – Passos está há seis meses a frente da pasta – e esclarecer dúvidas dos vereadores sobre questões pontuais como segurança alimentar, atendimento à população em situação de rua e da população socialmente vulnerável, além da estrutura e funcionamento das casas lares e abrigos da Prefeitura.

O secretário falou sobre o processo de reestruturação que vêm executando na SAS, salientou a adoção de uma administração coletiva, na qual todos os servidores participam opinando tanto sobre as práticas e rotinas como sobre a solução de problemas. A gestão de pessoal e alternativas estudadas para superar a falta de psicólogos e assistentes sociais também foram comentados pelo secretário, que admitiu haver muitos desafios para enfrentar especialmente por conta da pandemia que paralisou programas como o de Erradicação do Trabalho Infantil e o de Fomento às Atividades Rurais.

“A prefeita Paula quer resolver os problemas e estamos tentando fazer isso, mas a pandemia é grave e nem sempre as coisas acontecem como planejado”, comentou.

ASSISTÊNCIA

Questionado sobre ações da SAS com relação à distribuição de cestas básicas para famílias socialmente vulneráveis e o atendimento da população em situação de rua que aumentou significativamente ao longo de 2020, Passos apresentou números como 29,4 mil cestas básicas distribuídas para 9.006 famílias, o que perfaz uma média de 500 cestas distribuídas por mês no ano passado.

Sobre a população em situação de rua Passos discorreu sobre a dificuldade de evitar que as pessoas permaneçam nos abrigos. “Essas pessoas não perderam o direito de ir e vir e não podemos obrigá-las a ir para um abrigo, é preciso que queiram ir e muitos não querem”, disse. Dados apresentados pelo secretário revelam que das 1.933 pessoas em situação de rua atendidas no ano passado pelo Centro Pop 1.795 estava na rua por drogadição (o crack aparece como a principal causa), 225 apresentavam transtornos mentais e 58 eram migrantes.

Para materializar a assistência prestada pela SAS a essa comunidade foram apresentados dados do Centro Pop que no ano anterior distribuiu 12,6 mil cafés da manhã, 11,7 mil almoços e proporcionou 2,3 mil banhos para moradores de rua.

AVALIAÇÃO

Ao final de três horas de conversa e questionamentos Passos se declarou satisfeito com o encontro. “Foi um ótimo espaço, uma oportunidade de proximidade com os vereadores, de mostrar o que já foi feito e o que pode ser feito. Foi uma grande aproximação, que valeu a pena”, disse.

Para o vereador Cesinha a reunião serviu para mostrar a amplitude e importância do trabalho da secretaria e, deixar claro serem necessários encontros frequentes para esclarecer as dúvidas sobre todos os serviços e ações da SAS. “Essa foi uma reunião de apresentação, então não se definiu um tema específico, mas a partir de agora teremos encontros mensais e vamos debater temas específicos. Saio daqui muito satisfeito pois cumprimos nosso papel de órgão fiscalizador e tornamos possível à população esclarecer suas dúvidas sobre serviços de grande importância para a comunidade”, afirmou.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Michel Promove (PP) quer a criação de Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal

Publicado em 17/02/2021.
Vereador protocolou projeto de lei para a implantação da iniciativa

Com o objetivo de aumentar a efetividade das forças de segurança pública no combate à violência contra mulheres,o vereador Michel Promove (PP), protocolou recentemente no Legislativo,um Projeto de Lei que cria a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal.

Desse modo,entende o parlamentar, ficam reforçadas as ações rápidas tanto no atendimento de casos quanto no monitoramento de situações que estejam com medidas protetivas ou outras dentro do espectro legal. A expectativa do vereador é de que o projeto seja apreciado o mais rapidamente possível, afinal, em última análise o objetivo é proteger a vida da população feminina, cuja vulnerabilidade, parece ser latente. 


Texto: assessoria do vereador 

Mandato da vereadora Fernanda Miranda encaminha denúncias ao MP na área da saúde

Publicado em 17/02/2021.
A vereadora do PSOL solicita que a Secretaria de Saúde seja notificada para a elaboração de um Plano de Vacinação claro e eficaz à população
Mandato da vereadora Fernanda Miranda encaminha denúncias ao MP na área da saúde

Volmer Perez

Na última semana o mandato da vereadora recebeu inúmeras denúncias sobre descaso, violação de direitos e a falta de plano estratégico por parte da gestão do PSDB sobre a vacinação dos idosos acima de 85 anos em Pelotas.

Por conta disso foi solicitado à Promotoria que notifique a Secretaria Municipal de Saúde para que seja elaborado um plano de vacinação claro à população, que contenha previsões e alternativas. Também foi solicitado que o Plano priorize canais efetivos de informações, uma vez que a população encontra-se completamente desorientada, e muitos idosos que buscaram a imunização não puderam receber a dose por não terem sido informados da necessidade de atestado médico para condições clínicas específicas.

O município possui estrutura de comunicação (ASCOM) que gasta verba considerável para propagandear os ”feitos” da Prefeitura, sendo assim é inadmissível que em um momento pandêmico, onde mais se faz necessário orientações corretas, a gestão não use de toda a sua estrutura para informar a população de forma adequada.
O mandato do PSOL continuará fiscalizando e cobrando efetividade do Plano de Vacinação e ações que priorizem a vida dos pelotenses.

 

Texto: assessoria da vereadora 

Câmara prepara comissão para fiscalizar casas geriátricas

Publicado em 16/02/2021.
Surto com oito mortes registrado em asilo da Zona Norte motivou criação de comissão mista
Câmara prepara comissão para fiscalizar casas geriátricas

Vereador Marcola preside a Comissão de Saúde (Foto: Paulo Ferreira/TV Câmara)

A confirmação de um surto de Covid-19 com oito mortes em uma casa geriátrica da Zona Norte de Pelotas faz com que os presidentes das comissões de Saúde e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Pelotas, Marcos Ferreira, Marcola (PTB) e César Brizolara, Cesinha (PSB) anunciem a criação de uma comissão especial mista para fiscalizar os lares de idosos públicos e privados estabelecidos na cidade.

“O principal papel da Câmara é fiscalizar os atos do Poder Executivo, mas também não podemos nos omitir de ajudar a fiscalizar serviços que são relevantes para a comunidade e este triste episódio reforça a necessidade de a Câmara cumprir esse papel de órgão fiscalizador e é o que pretendemos fazer”, explica Marcola, autor da proposta e presidente da Comissão de Saúde.

A proposta da criação da comissão especial será apresentada na sessão desta quarta-feira com indicação de urgência para análise e votação. A ideia é dar início às visitas ainda esta semana seguindo um cronograma e um roteiro montado pelos membros da comissão.

Conforme o vereador Marcola a iniciativa já conta com o apoio da bancada governista na Câmara.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB)

Ruas do Porto são visitadas pelo vereador Carlos Júnior

Publicado em 16/02/2021.
Ruas do Porto são visitadas pelo vereador Carlos Júnior

Vereador Carlos Júnior em visita a rua Três de Maio (Foto: Assessoria/Divulgação)

E a agenda surgiu para atender ao chamado de Elca Ribeiro, moradora da rua Três de Maio 52, que apresentou ao vereador os problemas enfrentados por quem reside naquela região.

 Dentre as demandas elencadas está, a falta de limpeza geral no trecho entre Três de Maio e Vereador Boaventura Barcelos. A necessidade da realização de poda urgente em uma árvore de grande porte, na Três de Maio, já que os galhos cobriram a fiação da rede elétrica, o que inclusive causou pavor em um dos temporais, pois chegou a sair faíscas, e com isso o temor de um curto. E a recuperação da iluminação em vários pontos da Vereador Boaventura Barcelos, nas adjacências do Nacional F.C, onde inclusive existe um ponto de parada de ônibus, quem usa o trajeto convivia com insegurança. E convivia mesmo, porque foi a primeira reinvindicação atendida.

Após a visita do vereador Carlos Júnior (PSD), no 05 de fevereiro, poucos dias depois de ser encaminhado o pedido, o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Pelotas, fez a troca das luminárias queimadas, e mudou realidade, a noite ficou mais clara para todos.

As duas outras solicitações já tiveram encaminhamento, a limpeza para a Secretário de Serviços Urbanos, e a poda, por envolver fiação elétrica, foi protocolada junto ao Setor de Manutenção da CEEE.

O vereador Carlos Júnior, em menos de dois meses de mandato, tem recebido inúmeros contatos, a maioria com possibilidade de resolução em curto prazo. O parlamentar tem se empenhado em ser porta-voz dessas dificuldades enfrentadas há algum tempo pelos moradores das diversas localidades da cidade, e entende ser fundamental se empenhar para auxiliar, mas sabe também que existem outras missões pela frente“ nos organizamos com uma equipe que possa estar em contato direto com as pessoas e captar as demandas necessárias para que sejam resolvidas, que prepare os projetos que iremos começar a apresentar depois do recesso, e que esteja com olhar atento para que exerçamos um ativo papel de fiscalização”, afirmou o parlamentar do PSD.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Vereador Cristina Oliveira vai ao Ministério Público para defender políticas públicas para a causa animal

Publicado em 15/02/2021.
Vereador Cristina Oliveira vai ao Ministério Público para defender políticas públicas para a causa animal

Vereadora Cristina Oliveira (PDT) e a veterinária Lorena Coll (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na última sexta-feira (12), a vereadora Cristina Oliveira (PDT) e a veterinária Lorena Coll, representante da ONG SOS Animais, participaram de uma reunião com o Promotor de Justiça André Barbosa de Borba. A audiência foi solicitada com o objetivo de tratar sobre políticas públicas importantes para a causa animal e não atendidas pela administração municipal. Dentre os assuntos abordados, elas mencionaram a descontinuidade do convênio entre a Prefeitura e a SOS que possibilitava castrações gratuitas para animais pertencentes a famílias de baixa renda e semidomiciliados.

“Antes de cessar a parceria, o número de procedimentos já tinha sido diminuído drasticamente, caindo de 6 mil em outros anos para 600 em 2020”, afirma a parlamentar.

Sobre o Canil e Gatil mantidos pelo Executivo, as ativistas relataram o tamanho insuficiente de ambos os espaços, já que nenhum deles consegue comportar a demanda do município - o Gatil, por exemplo, tem apenas 7 vagas para tratamento de zoonoses. “Em relação a esse tópico, o Promotor informou que já solicitou à administração municipal a ampliação dos dois locais”, afirma Cristina. Especificamente sobre o Gatil, foi mencionado que a construção de uma área com a finalidade de abrigar e tratar gatos doentes e errantes só ocorreu após um processo que obrigou a Prefeitura a isso.

Em relação às denúncias de maus-tratos aos animais que diariamente a Secretaria de Qualidade Ambiental recebe, Cristina falou sobre a ausência de veterinários e viaturas para fiscalizar os casos reportados.

Ao final da reunião, o Promotor André de Borba comunicou que inicialmente vai tentar estabelecer um acordo com o município para que as demandas apresentadas na reunião sejam atendidas.

“Mas, havendo a necessidade, ele afirmou que vai ingressar com um processo contra a Prefeitura”, relata com otimismo a vereadora. “Esperamos que todas as solicitações sejam atendidas e que os animais de Pelotas tenham seus direitos assegurados, é isso que nos motiva a seguir lutando incansavelmente pela causa animal”, conclui.

Na busca pela verba necessária para retomar o convênio de castrações gratuitas pelo município, Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com a Deputada Federal Liziane Bayer (PSB)

Publicado em 15/02/2021.
Na busca pela verba necessária para retomar o convênio de castrações gratuitas pelo município, Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com a Deputada Federal Liziane Bayer (PSB)

Marisa Schwarzer (PSB) se reuniu de forma remota com a deputada federal Liziane Bayer (PSB) e sua equipe

Na busca pela verba necessária para retomar o convênio de castrações gratuitas pelo município, Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com a Deputada Federal Liziane Bayer (PSB)

Na tarde de hoje, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) se reuniu de forma remota com a deputada federal Liziane Bayer (PSB) e sua equipe. A principal pauta da reunião foi uma súplica em nome dos protetores de animais: uma emenda para custeio das castrações gratuitas que antes eram feitas por meio de convênio firmado entre a prefeitura de Pelotas e a ONG SOS Animais.

No ano passado a prefeitura de pelotas adquiriu um Castramóvel que comporta no máximo com 200 castrações mensais (devido a sua estrutura), e ainda não há uma logística pensada para que o serviço cubra animais de rua que não contam com um tutor para registrá-los para castração pela unidade móvel. A concentração de verba para castração (por ser pouca) será toda no Castramóvel, o que fez com que o antigo convênio de castrações que atendia os animais comunitários – que estava suspenso – fosse erradicado de vez. Porém, a clínica ainda conta com toda a estrutura, o que barateia o custo das castrações no local. Os programas têm que andar juntos para terem eficácia, ou novamente estaremos apenas jogando recurso monetário e humano fora.

Segundo uma pesquisa da American Humane, ao considerar que uma cadela entra em cio duas vezes ao ano e gera entre 6 a 8 filhotes (podendo este número ser até maior), um casal de animais comunitários e seus sucessores geram 73 mil animais em um período de 6 anos. Todo o custo, transtorno e preocupação que estes animais iriam gerar pode ser resolvido com uma castração no valor de 120 reais (valor cobrado pela ONG SOS Animais no convênio com o município).

Castração é uma questão de economia, de saúde pública e de empatia com os animais. O orçamento federal fecha nesta semana, e a deputada informou que grande parte das liberações de verba feitas agora são de solicitações feitas em outubro do ano passado, quando a parlamentar pelotense ainda não estava no cargo de vereadora. Apesar de grande parte do orçamento já estar comprometido, a deputada federal Liziane Bayer ouviu as demandas do nosso município, e mediante envio do relatório da reunião, irá dar um retorno acerca da emenda.

Marcola negocia regularização fundiária da Sanga Funda

Publicado em 12/02/2021.
Líder do Governo começa estudos para alterar status do bairro no Plano Diretor
Marcola negocia regularização fundiária da Sanga Funda

Marcola e Leal abriram discussão sobre a regularização de terrenos e áreas da Sanga Funda (Foto: Assessoria/Divulgação)

Nesta sexta-feira o vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) se reuniu com o secretário Municipal de Habitação, Ubirajara Leal para discutir a regularização fundiária da Sanga Funda, na zona norte da cidade.

 “O bairro existe há várias décadas mas muitos moradores ainda não têm a propriedade definitiva dos terrenos e áreas que ocupam. Mudar esse quadro possibilitando a regularização vai criar oportunidades de desenvolvimento e incremento da economia do bairro”, afirma Marcola.

Durante o encontro chegou-se ao acordo de que o caminho legal mais curto para possibilitar o processo é alterar o status do bairro no plano diretor para zona rururbana (misto de rural e urbana). A mudança, todavia, depende de um projeto específico aprovado na Câmara Municipal. Desse modo Marcola assumiu o compromisso de discutir com o Governo os melhores termos para esse projeto e encarregar-se de sua elaboração.

“Junto com a Prefeitura vamos construir essa nova legislação que vai propiciar condições ideais para que a comunidade possa regularizar as áreas onde vive e trabalha”, diz.

OLARIAS

Ainda pela manhã o vereador se reuniu com a presidente da Associação dos Ceramistas de Pelotas, Olga Regina Azevedo para tratar da realização das próximas etapas do processo que busca a regularização das 26 olarias do bairro: uma reunião de trabalho na Secretaria de Qualidade Ambiental e outra com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

O primeiro encontro tem por objetivo construir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) das empresas com o município capaz de garantir que as olarias possam seguir operando sem problemas legais.

Já a conversa com a prefeita tem como tema central a liberação de uma nova área de extração, pois a usada atualmente está esgotada.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB)

Segurança da estrutura física da Ponte do Laranjal é colocada em pauta

Publicado em 11/02/2021.
Segurança da estrutura física da Ponte do Laranjal é colocada em pauta

Coitinho pede reforma da ponte do Laranjal (Foto: Assessoria/Divulgação)

O tráfego de carros e ônibus é intenso. Diariamente milhares de pessoas passam pela Avenida Adolfo Fetter que dá acesso às praias do Laranjal e Colônia Z-3 passando, obrigatoriamente, pela ponte sob o Arroio Pelotas. Algumas reformas, consertos e operações tapa buraco já foram realizadas ao longo dos anos como forma permanente de manutenção da ponte. Atualmente um ponto em especial vem despertado preocupação dos usuários: o desnível em suas cabeceiras.

Em seu pronunciamento na manhã desta quarta-feira (10), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) mencionou o assunto na tribuna. Questionou a segurança das milhares de pessoas que passam todos os dias nas pontes, seja de carro, ônibus ou bicicleta.

“Temos o compromisso com nosso eleitor de levantar e esclarecer todas as demandas que chegam no nosso gabinete. Com certeza segurança também é prioridade no nosso mandato”, disse o parlamentar. “É preciso informação do por que esses desníveis permanecem acontecendo”, finalizou.

O assunto será pauta em reunião que acontecerá nos próximos dias entre Coitinho e o secretário municipal de obras e pavimentação, Giovan Peres Pereira.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Vereadora Cristina Oliveira solicita que a hospedaria realize resgates 24 horas por dia

Publicado em 11/02/2021.
Vereadora Cristina Oliveira solicita que a hospedaria realize resgates 24 horas por dia

Cristina esteve reunida com o secretário Jair Seidl (Foto: Assessoria/Divulgação)

A vereadora Cristina Oliveira (PDT) esteve reunida ontem (10) com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel. A agenda discutiu melhorias nos serviços prestados pela Hospedaria de Grandes Animais, órgão que fazia parte da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e desde o início de fevereiro está sob responsabilidade da pasta de Seidel. A principal solicitação da vereadora foi para que os resgates ocorram 24 horas por dia, nos finais de semana e feriados. “Acidentes não tem hora para acontecer, e estamos tratando com vidas que não podem esperar por socorro”, afirmou.

Ainda em relação às apreensões, a parlamentar destacou a importância dos funcionários tomarem todos os cuidados necessários para que seja evitado o agravamentos das lesões no momento em que os animais são colocados no transporte. Outro ponto discutido na reunião foi sobre o término do contrato de licitação do caminhão que realiza esse serviço, um motivo de preocupação para a vereadora. “Solicito que a SDR resolva essa pendência e que a nova licitação possibilite uma melhor forma de transportar os animais, já que o equipamento utilizado atualmente não é adequado e precisamos repensar isso”, frisou.
 
A Hospedaria da Prefeitura de Pelotas abriga aqueles animais de grande porte que foram apreendidos por estarem soltos em via pública ou terem sido maltratados. Periodicamente, a administração organiza doações para quem se compromete em levá-los para a zona rural e não usá-los em serviços de tração. O telefone para contato e mais informações é 3271-9244.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Cristina Oliveira (PDT) 

Campo do Flamenguinho está pronto para o uso

Publicado em 11/02/2021.
Campo do Flamenguinho está pronto para o uso

Vereador Carlos Júnior visitou campo na rua Almirante Guillobel (Foto: Assessoria/Divulgação)

O clube da Vila Farroupilha, no Bairro Fragata, foi fundado em 14 de maio de 1969. O Clube Recreativo Flamenguinho, tem sua sede localizada na rua Almirante Guillobel número 33, e quando em disputa de competições, mobiliza um grande número de simpatizantes, até mesmo de outras regiões da cidade.

Porém, assim como diversas entidades, o clube foi forçado a suspender as atividades esportivas e sociais em virtude da pandemia. Com isso o grama do campo cresceu, e deu lugar a um verdadeiro matagal.

O vereador Carlos Júnior (PSD, que em breve será o Presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Pelotas, foi procurado para auxiliar na recuperação do espaço. Imediatamente, o parlamentar entrou com um pedido de providência, e foi prontamente atendido pela Secretaria de Serviços Urbanos.

E tudo com propósito de possibilitar a prática esportiva, e a retomada de projetos de cunho social e escolinhas, que aconteciam naquele local, além de oferecer lazer e mais segurança para os moradores das adjacências.

Para Carlos Júnior, o trabalho da Comissão de Esportes terá uma missão muito importante “ o amador serve para integrar pessoas, revelar talentos, e faz o sonho de muita gente, de ser jogador de futebol, tornar-se realidade, por isso meu mandato dará todo o apoio possível para clubes como o Flamenguinho, que é motivo de orgulho, para quem mora na região da Vila Farroupilha”, afirmou o vereador do PSD.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Vereadores e prefeita debatem alternativas para melhorar vacinação da população

Publicado em 10/02/2021.
Comitiva da Câmara esteve na Prefeitura após constatar filas e aglomerações nos postos
Vereadores e prefeita debatem alternativas para melhorar vacinação da população

Prefeita recebe comitiva de vereadores para discutir campanha de vacinação (Foto: Volmer Perez)

A aglomeração de idosos e as grandes filas registradas na manhã de quarta-feira (10) nas seis unidades básicas de saúde onde começaram a ser distribuídas as vacinas contra Covid-19 para idosos com mais de 85 anos e profissionais da saúde com mais de 60 anos fizeram a Câmara de Vereadores pedir uma reunião de emergência com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para discutir alternativas de evitar esses problemas.

Coordenado pelo líder do Governo na Câmara, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) o grupo formado pelos vereadores Jurandir Silva (PSol), Michel Promove (Progressistas), Jair Bonow (Progressistas), Márcio Santos (PSDB), Cesinha (PSB) e Reinaldo Belezinha (PSD) questionou a prefeita sobre as estratégias adotadas para distribuição das vacinas, a logística para atender os pacientes acamados, total de doses que serão distribuídas e apresentou algumas ideias para melhorar a campanha e evitar aglomerações e filas.

Uma das ideias apresentadas pelos vereadores e acatada pela prefeita e pela secretária de Saúde, Roberta Ribeiro foi a distribuição de senhas no mesmo número de doses disponíveis em cada unidade. Outra sugestão foi a organização de um drive-thru para aplicação da vacina mediante cadastro prévio e, ainda, reforço nas estratégias de comunicação com a população sobre a disponibilidade da vacina e dos grupos considerados prioritários nessa etapa. Todas as propostas foram aceitas e serão executadas.

A prefeita apresentou, ainda, informações sobre os contratempos enfrentados no primeiro dia de atendimento à população como o atraso na distribuição das vacinas para os postos, o que acabou gerando filas. A prefeita afirmou que os problemas foram corrigidos e não se repetirão a partir de hoje. No entanto, lembrou que a população precisa ter paciência pois não há vacina para todos nesse primeiro momento.

“O que é importante é que todos tenham paciência e tranquilidade, porque estamos vacinando alguns hoje, mas novas doses virão na próxima semana e vamos seguir. As pessoas não vão perder suas prioridades. Quem não se vacinar hoje poderá se vacinar amanhã ou depois. Esse processo não vai andar para trás, só vai avançar”, disse.

AVALIAÇÕES – Para o líder do governo, vereador Marcola (PTB) a reunião atingiu seu objetivo. “Esse é o papel do parlamento. Encontramos uma dificuldade que são as aglomerações e formação de muitas filas e viemos encontrar a prefeita para apresentar nossas sugestões de como maior descentralização, criação de drive-thru e ampliação da informação da comunidade e saímos daqui satisfeitos com as informações e decisões da prefeita”.

O representante da oposição na comitiva, o vereador Jurandir Silva (PSol) também avaliou a reunião como positiva. “Foi importante e produtiva porque a prefeita parece que acata nossas sugestões e apresenta informações que não tínhamos ainda,s para que possamos compartilhar com a população e ajudar a reduzir a confusão. Mas o fato é que lamentavelmente temos menos doses de vacina do precisamos e vamos ter que ter muita paciência e discutir as questões apesar das diferenças que tenhamos sempre com a verdade e informar as pessoas daquilo que são nossas posições”, afirmou.

Silva apontou, ainda, acreditar que houve falha do Governo Federal na orientação das secretarias estaduais e municipais a respeito sobre como organizar a campanha de vacinação.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon