Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador quer campanha da Prefeitura para vacinação contra poliomielite

Publicado em 04/07/2018.
Marcus Cunha quer ouvir secretária da Saúde sobre baixa cobertura no município
Vereador quer campanha da Prefeitura para vacinação contra poliomielite

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

O vereador Marcus Cunha (PDT) afirmou, em discurso, na manhã desta quarta-feira, 04/07, que a Prefeitura é responsável por realizar campanha nos veículos de comunicação para informar a população sobre a necessidade de vacinar as crianças contra a poliomielite.

“Segundo o Ministério da Saúde, 17 cidades gaúchas estão com a cobertura vacinal até 50%, e Pelotas é uma delas, exatamente numa época em que a doença retorna com força ao país”, disse o vereador do PDT. Marcus Cunha vai pedir explicações à secretária municipal de Saúde, Ana Costa a respeito da situação.

Ele leu as declarações da coordenadora de imunizações da Secretaria da Saúde de Pelotas, Rita Carvalho, que confirmou a baixa cobertura contra a pólio. “Ao falar com a imprensa, a coordenadora disse que existem problemas com as equipes de saúde da família, que as mães não sabem que esta doença é grave e por isso não levam as crianças para vacinar”, disse Marcus.

O Poder Público tem que fazer uma campanha na mídia pois tem recursos alocados para isso, para atingir a população”, afirmou o parlamentar. “As sequelas da paralisia infantil são irreparáveis, a população precisa ser alertada para vacinar as crianças para que Pelotas saia deste grupo de 17 municípios”.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

 

Vereadora Fernanda Miranda visita Escolas do município

Publicado em 04/07/2018.
Mandato tem compromisso com a defesa e valorização da educação pública e de qualidade
Vereadora Fernanda Miranda visita Escolas do município

Foto: Assessoria vereadora

As visitas nas escolas municipais, feitas pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), continuam. O objetivo é averiguar os problemas enfrentados e cobrar do poder executivo o que lhe compete como dever.

Em visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência, localizada no bairro Sítio Floresta, foi constatado - novamente - a precariedade do ensino público municipal na cidade.  

A EMEF Independência não possui mais vagas para novos estudantes e trabalha, neste momento, com cerca de 835 alunos nos três turnos em que atende à comunidade. Um número que excede a capacidade física da Escola. Com salas de aula pequenas e superlotadas, até mesmo o salão/auditório vem sendo utilizado por uma turma de nono ano, no turno vespertino. Além da repartição abrigar a turma, também serve de depósito para uma série de materiais de construção.

"Ali também nos deparamos com janelas sem vidros, que tornam o ambiente frio, desagradável e impróprio para o aprendizado. O pátio da escola encontrava-se alagado, fato que se repete a cada chuva, segundo a comunidade escolar.", diz a vereadora que viu a situação de perto.

A falta de professoras  para as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa também afeta o educandário. O anexo escolar, que atende estudantes da pré-escola, embora tenha recebido melhorias estruturais, continua com uma acústica muito ruim, tornando o ambiente de trabalho desagradável e dificultando as atividades educacionais. 

É importante destacar que o bairro cresceu muito nos últimos anos, sobretudo, através da construção das unidades habitacionais do Programa MInha Casa, Minha Vida na região. No entanto, a infraestrutura do bairro não acompanhou esse crescimento. 

Não há uma escola de educação infantil; faltam vagas nas escolas existentes; a Unidade Básica de Saúde não suporta o aumento populacional; o transporte público é precário (poucos horários na linha e, consequentemente, superlotação).

A vereadora do PSOL ainda reforça: "Continuaremos fiscalizando e exigindo do poder público soluções para essas problemáticas."


Seminário debate saúde, alimentação e meio ambiente

Publicado em 04/07/2018.
O evento tem apoio do mandato do vereador Antonio Peres – Toninho
Seminário debate saúde, alimentação e meio ambiente

Foto: divulgação

 A produção de alimentos saudáveis, suas variantes para saúde e meio ambiente, serão abordados no Seminário “Você sabe o que você consome? Saúde, Alimentação e Meio Ambiente. Evento que ocorre nesta quinta-feira (05/07) a partir das 18h na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel (Benjamin Constant, 1359).

 A iniciativa é das Universidades Federal e Católica de Pelotas em conjunto com a Arquidiocese, com apoio do mandato do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB). Atendendo ao pedido deste grupo, o parlamentar organizou em abril, audiência pública que teve como tema a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos saudáveis.

Serão palestrantes no evento desta quinta-feira, Dr. Ana Claudia Fassa, que falará sobre “Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana”, João Carlos da Costa Gomes e João Ernani Schwengber que abordarão “Transição Agroecológica: Princípios, Métodos e Técnicas”. O seminário terá entrada franca.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peres – Toninho (PSB)

Audiência Pública nesta quarta vai compor a Frente Parlamentar do Hospital Regional

Publicado em 03/07/2018.
Encontro vai abordar também a discussão do tema na Câmara dos Deputados em Brasília

O vereador Marcus Cunha (PDT) realiza audiência pública, nesta quarta-feira, 04/07, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal, para constituir a Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Hospital Escola Regional 100% SUS, composta por vereadores da Metade Sul.

Na audiência será debatida a viagem a Brasília, dia 10 de julho, para reunião na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares vão expor aos representantes da Bancada gaúcha a necessidade de destinarem verbas para a conclusão das obras do Hospital Regional.

 Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)

Vereador Salvador Ribeiro promove visita do comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues a Câmara Municipal

Publicado em 29/06/2018.
O momento une as instituições pelo bem comum da sociedade pelotense
Vereador Salvador Ribeiro promove visita do comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues a Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

O Vereador Salvador Ribeiro (MDB) na manhã da última quarta-feira (27), recebeu a visita em seu gabinete do Major Gerson Luiz Rodrigues, Comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas. O momento serviu para aproximar as instituições, trocar experiências, e reforçar o interesse mútuo que é trabalhar para o bem comum da sociedade pelotense. O Vereador Salvador Ribeiro, ainda promoveu o encontro entre o Comandante e o Presidente da casa, o Vereador Anderson Garcia.

O Vereador destacou ainda que, a visita do Comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues, serve para estreitar a relação entre as instituições, e assim contribuir de forma mais qualificada para que os anseios e necessidade da população pelotense sejam bem atendidas.

Considero muito importante a visita do Major Gerson, que já demonstrou o seu interesse, para alinhar os trabalhos, tanto do Legislativo como também da do Corpo de Bombeiro. Já tivemos vários problemas no passado quanto as questões das legislações para adequação dentro das normas e exigências que envolve a segurança das casas de shows de nossa cidade. Acredito que esta aproximação minimizará futuros problemas que envolvem as demandas, e resultará sim, em um melhor atendimento aos anseios de nossa população”, destacou o Vereador Salvador Ribeiro.

Texto: Assessoria de Gabinete - Vereador Salvador Ribeiro (MDB)

Intérpretes de Libras na Câmara Municipal

Publicado em 29/06/2018.
Concurso Público para os profissionais deve sair em breve
Intérpretes de Libras na Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

Desde o início do mandato, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) tem denunciado a falta de acessibilidade da população surda à participação política dentro da câmara de vereadores por falta de intérpretes de libras na casa. Desde o ano passado, aponta-se a necessidade de realização imediata do concurso público para estes cargos dentro da Câmara. 
Essa semana, a vereadora reuniu-se junto ao diretor da Casa Legislativa, Sr. Ademir Oliveira e ao presidente da mesa diretora, Vereador Anderson Garcia e ambos confirmaram que o Concurso Público deverá sair em breve. 


Diante dessa situação e principalmente, para que não haja mais prejuízos à comunidade surda, tanto o diretor quanto o presidente acataram a sugestão para que sejam realizados contratos emergenciais de Tradutores e Intérpretes de Libras até que os concursados sejam chamados. 
Uma boa notícia possibilitada pela mobilização da comunidade surda e dos tradutores e intérpretes de libras.

Texto: Assessoria de imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL) 

Projeto Tampart incentiva crianças a produzirem arte com tampinhas

Publicado em 29/06/2018.
Oficinas estão sendo feitas com alunos da rede pública municipal
Projeto Tampart incentiva crianças a produzirem arte com tampinhas

Foto: Assessoria vereador

Na tarde desta quinta-feira (28), o vereador e líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), participou de uma das oficinas do Projeto Tampart em Pelotas. A atividade aconteceu no Mercado Central e reuniu alunos da 5ª série da EMEF Brum de Azeredo. Durante as oficinas, os alunos são instigados para a criação de desehos com o uso de tampas plásticas e, também, para a importância do desenvolvimento da consciência ambiental.

Idealizado e desenvolvido pelo artista plástico, Ubiratan Fernandes, o Tampart irá desenvolver - entre os meses de junho e setembro - oficinas lúdicas com alunos das turmas dos 5° e 6º anos das escolas Carlos Laquintinie, Brum de Azeredo, Ferreira Viana, Jeremias Fróes, Alcides de Mendonça Lima e Nossa Senhora do Carmo. 

Para Fabrício Tavares, o projeto é fundamental para a preservação do meio ambiente, principalmente dos oceanos, mares, rios e lagoas: "Nossa ideia é despertar a consciência ambiental nas nossas crianças, e nada melhor do que aliar isso através de um projeto, que engloba arte, sustentabilidade e educação", salientou.

Ubiratan Fernandes, criador do Tampart, salienta a necessidade de cuidados com o meio em que vivemos: "A conscientização acontece para termos chance de mudar nossos hábitos. A sociedade que polui também é a sociedade que pode resolver o problema, através da reciclagem e sustentabilidade".

Após o cronograma de oficinais, a ideia é confeccionar um grande painel feito com as tampinhas arrecadadas pelos alunos, para expor a obra em um ponto da cidade, buscando incentivar e estimular a população para a necessidade de preservação do meio. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Vereador Salvador Ribeiro recebe integrantes da secretaria de transporte e trânsito

Publicado em 29/06/2018.
O Parlamentar quer contribuir para que o “Plano de Mobilidade Urbana” contemple as demandas e necessidades da pessoa idosa
Vereador Salvador Ribeiro recebe integrantes da secretaria de transporte e trânsito

Foto: Assessoria de Imprensa

O Vereador Salvador Ribeiro recebeu em seu gabinete a visita do Diretor Executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Luiz van der Laan, e do Arquiteto e Urbanista UFPel/STT, Evaldo Tavares Krugër, integrantes do comitê da STT que tratam do tema “o Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas” junto ao Executivo.

A visita serviu para realizar intercâmbio de informações sobre aspectos relevantes que envolvem o “Plano de Mobilidade Urbana”, bem como oportunizou o estabelecimento de cooperação com vistas aos Projetos de Lei que serão apresentados pelo Vereador Salvador Ribeiro em atendimento ao melhor interesse da população pelotense de idosos.

Na presente oportunidade, o Vereador parabenizou a iniciativa proposta pela Prefeita Paula Mascarenhas e pelo Secretário Municipal de Transporte e Trânsito (STT), Flavio Modaffar Al Alam. “Saliento que a maneira que está sendo construído o Plano de Mobilidade com a comunidade pelotense, certamente resultará em projeto que contemplará todas as demandas de nossa cidade”, reiterou Ribeiro.

 

Assessoria de imprensa do Vereador Salvador Ribeiro

Câmara fará ponto facultativo na próxima segunda-feira

Publicado em 28/06/2018.
Atividade será retomada normalmente na terça-feira
Câmara fará ponto facultativo na próxima segunda-feira

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

Seguindo as alterações previstas no atendimento de diferentes órgãos públicos do município, a Câmara Municipal vai fazer ponto facultativo na próxima segunda-feira (02/07), em virtude do jogo da Seleção Brasileira. A alteração no expediente foi levada para discussão no Plenário, como não houve consenso das sugestões propostas, a decisão ficou com a presidência da Casa.

Até então, os jogos da Seleção não tinham provocado nenhuma alteração no expediente. A ideia, segundo a Presidência, é de que os servidores do legislativo possam se adequar às mudanças feitas em vários órgãos de diferentes esferas públicas, como escolas, judiciário, entre outros. O expediente será recuperado nos dias seguintes.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Publicado em 28/06/2018.
O debate foi em torno da mudança das linhas de transporte coletivo que circulam no bairro
Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Glem Azevedo

O mandato do PSOL na Câmara esteve na última terça-feira (26) junto aos moradores do bairro Areal, realizando Audiência Pública sobre as modificações no transporte coletivo, que afetaram a rotina dos moradores da localidade. A audiência, proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), aconteceu na Escola Piratinino de Almeida e contou com ampla participação dos moradores do bairro. Também esteve presente o vereador Antônio Peres do PSB, os representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - STT, e do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas – CTCP. A população presente foi unânime na reivindicação pelo retorno das duas linhas de ônibus, Posto Fundos e Saint Hilaire. Com as modificações realizadas pela CTCP, as referidas linhas passaram a ser uma única linha circular, ocasionando transtornos para a população, como a superlotação dos ônibus, principalmente em horário de pico e o aumento do tempo de espera pelo coletivo. Também houve aumento do trajeto realizado, visto que a linha faz uma trajetória maior por ser circular.

Os moradores do bairro também apontaram o descontentamento com a forma com que as modificações foram realizadas pelo consórcio. Não houve consulta a população e a informação sobre as alterações foram repassadas pouco tempo antes da efetivação das mesmas. Dentre as demandas reivindicadas pelos moradores do bairro Areal, além do retorno das duas linhas de ônibus, está o intervalo de 10 minutos para cada itinerário; melhorias na sinalização e luminosidade em frente à escola Piratinino de Almeida, bem como instalação de uma parada de ônibus em frente ao educandário. Para além destas reivindicações, pontuou-se que o trajeto circular da linha de ônibus trouxe sobrecarga aos trabalhadores do transporte coletivo, e que a lei da Parada Segura - que garante o desembarque fora do ponto por mulheres, pessoas trans, idosos e deficientes físicos, no período noturno - não está sendo respeitada.

Como encaminhamento da audiência, formou-se uma comissão com representações de moradores do bairro Areal, com o intuito de levar para a Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas as demandas da população, buscando soluções imediatas para a resolução desta problemática, que tem prejudicado a vida da população usuária do transporte coletivo do Areal Fundos.

O mandato do PSOL na Câmara segue a luta pela melhoria dos serviços prestados à população, cobrando da Prefeitura a garantia de um transporte coletivo de qualidade, que atenda as reais necessidades dos usuários.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Blank pede emenda em projeto estadual

Publicado em 28/06/2018.
O PL visa mais segurança no transporte de passageiros
Blank pede emenda em projeto estadual

Foto: Assessoria de imprensa - Lenise Slawski

Ao tomar conhecimento da tramitação de Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa, o vereador Eder Blank (PDT) elaborou um pedido de emenda incluindo segmento na proposta do deputado Enio Bacci, também do PDT. O deputado pedetista está sugerindo através do PL 83/2018 que seja "criado cadastro de assaltantes de taxistas e motoristas de aplicativos no Rio Grande do Sul", o qual ficará à disposição das policias estaduais. 
Na sua proposta, Eder Blank pede ao deputado Gilmar Sossella (PDT) que inclua no PL, via emenda, "Motoristas do transporte coletivo urbano, suburbano e intermunicipal, e que o cadastro seja disponibilizado às Secretarias Municipais de Segurança Pública ou Guardas Municipais". 
"A proposta de criação da lei é pertinente e acreditamos que  tal medida vai aumentar o leque de possibilidades de combate à violência aos trabalhadores do segmento do transporte de passageiros em todo o nosso estado", salienta o vereador. 
Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eder Blank (PDT)

Nota de Pesar

Publicado em 25/06/2018.
Nota de Pesar

Foto: divulgação

É com todo pesar que a direção da Câmara Municipal de Pelotas recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador e ex-assessor parlamentar desta Casa, Valter Lourenço Corvelo, na manhã desta segunda-feira (25/06). A todos os colegas, amigos e particularmente a seus familiares, a Câmara expressa suas mais sinceras condolências.

Lourenço Corvelo tinha 72 anos. Foi vereador na legislatura 1994-1997 e, mais recentemente, assessor parlamentar do então vereador Idemar Barz. Também concorreu na eleição de 2004.

O velório ocorre ao longo da manhã e parte da tarde desta segunda na capela dois da Angelus Pax. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério Memorial Pelotas Parque, no Capão do Leão.

Ex-Prefeito Otelmo Demari Alves recebe homenagem

Publicado em 25/06/2018.
Proposta foi encaminada pelo líder do governo na Câmara
Ex-Prefeito Otelmo Demari Alves recebe homenagem

Foto: Assessoria vereador

Na manhã desta quinta-feira (22), foi aprovado na Câmara de Vereadores, o Projeto de Decreto legislativo encaminhado pelo vereador Fabrício Tavares (PSD),que dá o nome de Avenida Otelmo Demari Alves a atual Avenida Um do Loteamento Residencial Amarilis, localizado na Avenida Adolfo Fetter nº 4330.

O Sr. Otelmo Demari Alves foi eleito Vice-Prefeito na cidade de Pelotas no mandato de 1997 a 2000, tendo assumido a Prefeitura por 19 meses, durante afastamento do então Prefeito Anselmo Rodrigues. Otelmo também foi Secretário de Serviços Urbanos do Município, onde manteve um excelente diálogo com a comunidade. 

O ex-prefeito faleceu em 4 de novembro de 2015 e atribuir o seu nome à Avenida Um, do Loteamento Amarilis, é prestar uma justa homenagem à memória daquele que, em vida, prestou excelentes serviços à comunidade Pelotense.

Para Fabrício Tavares, o reconhecimento é merecido: "Precisamos exaltar as pessoas que sempre trabalharam pelo bem estar coletivo. O Otelmo era uma dessas pessoas, nunca mediu esforços na busca de uma cidade melhor. Fico feliz em poder homenageá-lo", afirmou Tavares.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Pré-candidato Ciro Gomes pede apoio à Amparho para políticas públicas aos autistas

Publicado em 25/06/2018.
O pré-candidato esteve em Pelotas
Pré-candidato Ciro Gomes pede apoio à Amparho para políticas públicas aos autistas

Foto: Assessoria vereador

Eliane Sá Britto Bitencourt aguardava na fila para fazer perguntas ao pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, que esteve em Pelotas na tarde de quinta-feira, 21, e palestrou no auditório do IFSul para cerca de 400 pessoas. Presidente da Associação de Amigos, Mães, Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico, Amparho Pelotas, Eliane subiu ao palco e com voz firme e a determinação de quem encara de peito aberto cada desafio que se impõe em sua vida, expôs ao cearense que pretende governar o Brasil pelo PDT, a situação do autismo no país.

“Nos anos 80, a cada 500 nascimentos, nascia uma criança autista. Hoje, a cada 48 nascimentos, nasce um autista. E a expectativa é de que em 2025, de cada dois nascimentos uma criança seja autista”. Enquanto a presidente da Amparho mostrava a realidade brasileira e pelotense – 350 crianças em atendimento e uma fila de espera de 270 – Ciro Gomes demonstrava sua perplexidade pela realidade que não conhecia.O pré-candidato esteve em Pelotas

E foi por isso que, ao responder as questões de Eliane Bitencourt, que pediu um olhar especial para as políticas públicas como a Loas – Lei Orgânica de Assistência Social – educação, saúde, segurança e inserção social, que o pré-candidato à presidência da República pediu ajuda:

“Fiquei perplexo com o que ouvi. Em meu programa de governo estamos trabalhando para o conjunto de deficiências que existem no Brasil, mas não sabia da gravidade do autismo. Por isso, lhe peço que junte as famílias que puder e através do deputado Pompeo de Mattos (deputado federal do PDT), me ajude a formular uma política de governo competente para os autistas, porque, realmente, eu não domino o assunto”.

Em contato permanente com entidades que atuam com autismo no país, Eliane deixou o auditório do IFSul com a responsabilidade de trabalhar para garantir a esta parcela da população que hoje soma a dois milhões de brasileiros, uma vida melhor.

Números - Segundo dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.

Proposta que tramita na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatória a coleta de dados e informações sobre pessoas com autismo nos censos demográficos realizados a partir de 2018. A medida está prevista no Projeto de Lei 6575/16, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), e altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

“A efetivação dos direitos das pessoas com autismo depende de muitas outras ações do Estado, mas todas dependerão, primeiro, da capacidade de conhecer a realidade que se pretende alterar”, argumenta a deputada Carmen Zanotto.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Versão final do PL da Carne é apresentado na Câmara

Publicado em 22/06/2018.
Proposta deve entrar na pauta de votações na próxima semana
Versão final do PL da Carne é apresentado na Câmara

Foto: Assessoria Câmara Municipal | Lenise Slawski

 projeto de lei que regulamenta o comércio de carnes e embutidos em Pelotas foi apresentado e assinado ontem a tarde na Câmara de Vereadores em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde. A proposta elaborada na Comissão de Saúde com apoio técnico da Vigilância Sanitária em parceria com os comerciantes libera a venda fracionada de carnes como guisado e frango, além de produtos artesanalmente manufaturados como bifes empanados e almôndegas.

A lei municipal surge como uma resposta ao decreto estadual editado pelo governador José Ivo Sartori (MDB) no ano passado que implantou uma série de restrições à comercialização de carnes e embutidos causando protestos entre os comerciantes. “Essa lei nos dará um mínimo de tranquilidade para trabalhar, pois hoje estamos no meio de um tiroteio de legislações e decretos e não sabemos o que podemos fazer”, diz Maicon Moreira Torres, representante dos comerciantes.

Para o presidente da Comissão de Saúde, responsável pela redação final do projeto, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) o principal objetivo do novo regramento é possibilitar que pequenos e médios comerciantes possam continuar a trabalhar como estão acostumados e a atender bem seus fregueses. “Se uma pessoa quer comprar apenas uma sobrecoxa ela tem o direito de fazer isso, não pode ser obrigada a comprar uma embalagem fechada”, argumenta.

ALTERAÇÕES -  A liberação de vender carnes e embutidos resfriados em pedaços ou pequenas porções é um dos pontos mais comemorados pelos comerciantes, uma vez que a prática foi proibida pelo decreto nº 53.304/2016 do Governo do Estado. A única restrição diz respeito aos produtos congelados que não podem ter suas embalagens abertas e devem ser vendidos congelados.

A venda de produtos temperados como bifes empanados, almôndegas e outros também estão liberados pela nova lei.

O diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Franklin Souza Neto admite que legislações sobre o tema nunca agradarão a todos, mas ao menos a partir do momento que o novo PL for sancionado as equipes da vigilância saberão o que fazer. “A lei facilitará nosso trabalho e nos possibilitará saber o que cobrar, pois atualmente há uma confusão total”, comenta. De acordo com Souza Neto se a lei for sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) será a legislação a ser seguida pela vigilância.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira - PT

Fernanda Miranda quer realização de concurso pela prefeitura

Publicado em 21/06/2018.
Vereadora denunciou ao MP excesso de contratos emergenciais
Fernanda Miranda quer realização de concurso pela prefeitura

Foto: Assessoria de Imprensa

O mandato do PSOL na Câmara esteve na quarta-feira (20) junto ao Ministério Público para fazer a denúncia de uma prática irregular, que vem sendo executada no governo Paula Mascarenhas (PSDB). 

Há uma distorção com o propósito das contratações em caráter emergencial, por parte da prefeitura. A Constituição Federal diz que a regra para ingressar em cargo público é através de concurso público e os contratos emergenciais são para atender necessidade temporária de excepcional interesse da população, como uma exceção.

No entanto, a atual administração tem utilizado a exceção como regra, e contratado de forma emergencial para atividades que precisam ser exercidas permanentemente no município. O número de autorização para os contratos chega a aproximadamente 1200 desde o início do governo Paula, período de tempo suficiente para realização de um concurso público. 

Além disso, ocorrem inúmeras reclamações sobre os processos seletivos por parte das pessoas que disputam as vagas ofertadas em contratos emergenciais. Diante desse quadro, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) tem questionado continuamente a prefeitura sobre esta questão e provocado o Ministério Público para que investigue tal prática. 

O mandato do PSOL na Câmara segue a luta pela melhoria dos serviços públicos prestados à população, cobrando da Prefeitura valorização dos servidores e a realização de concurso já, oportunizando uma forma justa e transparente no ingresso ao serviço público. 

Texto: Assessoria de Imprensa da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)


Câmara vai averiguar protocolos de atendimento a pessoas em situação de rua

Publicado em 21/06/2018.
Assunto será discutido em nova reunião Pública
Câmara vai averiguar protocolos de atendimento a pessoas em situação de rua

Foto: Assessoria de Imprensa

Na próxima semana a Câmara Municipal deverá realizar uma reunião de trabalho com representantes das secretarias de Assistência Social, Segurança, Saúde e serviços como o Samu e limpeza urbana para averiguar os protocolos de atendimento em casos de pessoas moradoras de rua. Na reunião pública realizada nesta quarta-feira o secretário de Assistência Social, Luiz Longaray negou que equipes da secretaria estejam recolhendo cobertores e colchões de moradores de rua.

Além de negar as denúncias Longaray apresentou números da secretaria sobre os atendimentos sociais prestados este ano. De acordo com o secretário entre abril e junho 19 pessoas que viviam nas ruas foram encaminhadas para comunidades terapêuticas, oito para o serviço de habitação como o objetivo de conseguirem uma moradia, 16 retornaram para suas famílias, 14 receberam passagens para retornar as suas cidades de origem, quatro fizeram documentos novos, duas foram encaminhadas para perícias no INSS e três para serviços médicos diversos.

“O secretário diz que suas equipes não retiram os cobertores e colchões das pessoas que estão nas ruas, mas as denúncias foram feitas e não surgiram do nada, então vamos conversar com os outros órgãos para avaliar como agem quando acionados para casos envolvendo moradores de rua”, diz o vereador Marcos Ferreira, Marcola (PT) presidente da Comissão de Saúde.

Os vereadores também estudam propostas para auxiliar a secretaria a melhorar o atendimento oferecido atualmente para esta população. “Queixas e situações relatadas por voluntários que trabalham com a população de rua indicam que há falhas no sistema e queremos ajudar a saná-las”, declara.

DEBATES – Na reunião pública representantes de entidades que fornecem roupas, alimentos e assistência para pessoas em situação de rua na cidade deram relatos de problemas no atendimento social e, especialmente, nas abordagens feitas pelos órgãos de segurança

 

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcos Ferreira (PT)

Nova Liga divulga competição

Publicado em 20/06/2018.
Presidente Anderson Garcia (PTB) recebeu os diretores e se comprometeu em ajudar na divulgação
Nova Liga divulga competição

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

O presidente da Nova Liga, Jean Felipe de Almeida e a diretora financeira, Rosiane Andrades, estiveram na Câmara para divulgar a Taça Extremo Sul de 11. A competição vai acontecer entre os dias 12 de agosto e 16 de setembro no Campo do Independente, localizado em Capão do Leão. Além dos confrontos na categoria adulto livre, que vai envolver oito clubes e 260 atletas, o evento quer contemplar o público que for até o local. Já estão confirmados: 12 expositores e 7 bandas.

Os diretores foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Anderson Garcia (PTB), que declarou apoio na divulgação, lembrando que “o Legislativo vem buscando reerguer e fortalecer o Esporte Amador do município’’.

Jean Almeida destacou que a intenção é justamente “dar mais visibilidade ao esporte, realizando competições para aqueles que gostam de futebol”. O presidente da entidade aproveitou para relatar que também já está sendo organizada a Copa da Nova Liga, prevista para acontecer entre os dias 10 de março a 5 de maio. Nesse campeonato, vão participar 24 equipes de municípios de toda região. A Nova Liga é uma entidade independente que foi criada em abril de 2018.

 Texto: assessoria de comunicação da Câmara

Rodoviários recebem vacina contra a gripe

Publicado em 20/06/2018.
A iniciativa de encaminhamento foi do vereador Eder Blank do PDT
Rodoviários recebem vacina contra a gripe

Trabalhadores são imunizados

A quarta-feira foi diferente para os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Pelotas, intermunicipal e suburbano. Atendendo encaminhamento do vereador Eder Blank(PDT), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, disponibilizou vacinas contra a Gripe à categoria, que correu para se prevenir e evitar riscos à sua saúde e da população usuária do sistema.

Das 9h às 16h, no Cerest - na antiga Estação Férrea - foi instalado ponto de vacinação aos trabalhadores que atenderam o chamado e foram atrás da medicação preventiva.

"Essa é uma medida que visa a prevenção aos trabalhadores e à população, e ficamos gratos à Secretaria pelo atendimento à categoria rodoviária", registra Eder Blank.

É de iniciativa do vereador pedetista encaminhamento para que os trabalhadores rodoviários de todo o estado sejam incluídos no grupo de risco, o qual tem prioridade no recebimento da vacina contra a Gripe. A preocupação de Blank ganhou o apoio do deputado estadual Gilmar Sossella(PDT que está articulando projeto de lei na Assembleia Legislativa para garantir os trabalhadores rodoviários de todo o estado no grupo de risco e, portanto, prioritários. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eder Blank -PDT

Horário de entrada na Casa de Passagem será estendido

Publicado em 20/06/2018.
Horário de entrada na Casa de Passagem será estendido

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

O secretário municipal de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, aceitou a sugestão do vereador Marcus Cunha (PDT), de que a Casa de Passagem amplie o horário de entrada de moradores de rua. A conversa entre os dois foi na manhã desta quarta-feira, 20/06, quando foram debatidas denúncias de que servidores municipais estariam retirando pertences de moradores de rua. “Expliquei ao secretário que estas pessoas vivem do que recolhem durante a noite, como latinhas e pets. Elas têm muita resistência em ir para um abrigo às 19h, 20h, quando os bares ficam abertos até a meia-noite, por exemplo, e o material recolhido será vendido para as cooperativas de reciclagem no dia seguinte”.

Segundo o parlamentar, se puderem se recolher em horário condizente com sua atividade, “com certeza eles irão de boa vontade para receber um alimento, tomar um banho e trocar de roupa, dormir e sair para as ruas um pouco mais tarde na manhã seguinte”.

Longaray também se mostrou favorável à proposta de Marcus Cunha de colocar as casinhas que abrigam os cães de rua fiquem próximas à Secretaria de Assistência Social, pela rua Três de Maio, junto à Casa de Passagem.

O vereador Marcus Cunha entende que é preciso refletir sobre a realidade dessas pessoas. “Enquanto não existir uma política social que lhes garanta outro tipo de vida, é desta forma que eles vão continuar vivendo e tirando seu sustento.

É o resultado da desigualdade visível que existe em nosso país. Não podemos forçá-los a se adaptar às nossas regras, aos nossos horários”.

 


Horário de entrada na Casa de Passagem será estendido

Publicado em 20/06/2018.
A sugestão foi do vereador Marcus Cunha do PDT

O secretário municipal de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, aceitou a sugestão do vereador Marcus Cunha (PDT), de que a Casa de Passagem amplie o horário de entrada de moradores de rua. A conversa entre os dois foi na manhã desta quarta-feira, 20/06, quando foram debatidas denúncias de que servidores municipais estariam retirando pertences de moradores de rua. “Expliquei ao secretário que estas pessoas vivem do que recolhem durante a noite, como latinhas e pets. Elas têm muita resistência em ir para um abrigo às 19h, 20h, quando os bares ficam abertos até a meia-noite, por exemplo, e o material recolhido será vendido para as cooperativas de reciclagem no dia seguinte”.

 

Segundo o parlamentar, se puderem se recolher em horário condizente com sua atividade, “com certeza eles irão de boa vontade para receber um alimento, tomar um banho e trocar de roupa, dormir e sair para as ruas um pouco mais tarde na manhã seguinte”.

Longaray também se mostrou favorável à proposta de Marcus Cunha de colocar as casinhas que abrigam os cães de rua fiquem próximas à Secretaria de Assistência Social, pela rua Três de Maio, junto à Casa de Passagem.

O vereador Marcus Cunha entende que é preciso refletir sobre a realidade dessas pessoas. “Enquanto não existir uma política social que lhes garanta outro tipo de vida, é desta forma que eles vão continuar vivendo e tirando seu sustento.

 

É o resultado da desigualdade visível que existe em nosso país. Não podemos forçá-los a se adaptar às nossas regras, aos nossos horários”.

 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Ministério das Cidades confirma empenho da Emenda de R$500 mil para asfaltamentos na CohabPel

Publicado em 20/06/2018.
Recurso foi viabilizado pelo Vereador Fabrício Tavares
Ministério das Cidades confirma empenho da Emenda de R$500 mil para asfaltamentos na CohabPel

Ofício da Emenda

Nos últimos dias, a cidade de Pelotas, especificamente a localidade da CohabPel, recebeu uma grande notícia: trata-se do Ofício n.º 356/2018, informando o empenho para a Emenda n.º 28610001, OGU/2018, Ministério das Cidades, favorecendo a Prefeitura de Pelotas-RS.

Trata-se de uma Emenda Individual ao Orçamento da União para 2018, viabilizada pelo vereador e líder do Governo na Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD), junto ao gabinete do Deputado Federal Danrlei de Deus (PSD), através do seu Chefe de Gabinete, João Grando - Joca.

Desde o momento que o indicativo de emenda foi recebidoa solicitação para a Prefeita Paula Mascarenhas, foi no sentido de utilizar os recursos no capeamento asfáltico das ruas Barão de Azevedo Machado e Leonardo Collares, na CohabPel.

Para Fabrício Tavares, o montante é fundamental e vai melhorar muito estrutura da CohabPel: “ Desde o início do meu mandato venho mantendo uma relação estreita com os síndicos dos condomínios e moradores da localidade. Nossa ideia é seguir trabalhando para que as melhorias não parem por aí. É nosso papel trabalhar por uma cidade melhor”, salientou Tavares.

João Grando disse estar contente em mais uma vez ajudar o município: "É sempre uma alegria ajudar Pelotas. Queremos estar cada vez mais perto para continuar colaborando na melhoria da qualidade de vida para todos. Temos uma parceria que já trouxe muitos recursos para Pelotas, entre elas: viabilização de recursos para a construção do Ginásio Municipal, Pistas de Skate e pavimentação de diversas ruas”, afirmou Joca.

Após o indicativo e a chegada do ofício de empenho, os próximos passos são a assinatura do convênio e a analise técnica detalhada por parte dos órgãos gestores e assim, após completamente aprovado, recebe autorização para o processo licitatório. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares - PSD

Vereador Salvador Ribeiro participa da entrega da ação social promovida pela Escola Adventista de Pelotas

Publicado em 20/06/2018.
Sensibilizados pelo intenso frio vivido em nossa região nos últimos dias, os alunos, pais e colaboradores da Escola arrecadaram mais de 2.500 peças de vestuário
Vereador Salvador Ribeiro participa da entrega da ação social promovida pela Escola Adventista de Pelotas

Foto: Assessoria vereador

O Vereador Salvador Ribeiro como cooperador desta ação social, participou na manhã desta terça-feira (19) da entrega das peças, que beneficiará crianças e adolescentes que integram o trabalho voluntário da ONG Anjos e Querubins no bairro Getúlio Vargas.

Na ocasião, Horacio Severi, parceiro e colaborador da Fundação Anjos e Querubins recebeu das mãos dos alunos e da orientadora educacional da Escola Adventista de Pelotas, Danuza Batista, representando a Diretora Mariangela no ato de doação a ONG.

Me alegro muito em poder participar deste momento de solidariedade, e quero parabenizar os alunos, pais, professores, colaboradores e a direção da Escola Adventista de Pelotas pela belíssima iniciativa de contribuir com o cuidado que a Anjos e Querubins presta voluntariamente a comunidade do bairro Getúlio Vargas.

Texto: Assessoria do Gabinete do Vereador Salvador Ribeiro - MDB



Movimento sobre Hospital Escola Regional começa a garantir recursos

Publicado em 19/06/2018.
A obra vai beneficiar toda a população da Região Sul
Movimento sobre Hospital Escola Regional começa a garantir recursos

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Glem Azevedo

Antes que iniciasse a audiência pública para debater a busca de recursos que viabilizem a construção do Hospital Escola Regional 100% SUS, grupo de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas já agitava cartazes e apitos em frente a Câmara de Vereadores, para apoiar o movimento, liderado pelo vereador Marcus Cunha (PDT), para conseguir, ainda este ano, R$ 7 milhões que garantam a conclusão do Bloco 3 do Hospital Escola Regional 100% SUS. O plenário lotado e a veemência dos discursos foram fundamentais para que, ao final, parlamentares enviassem mensagens diretamente do Congresso Nacional garantindo emendas individuais que fecharão o valor necessário para a obra.

Três reuniões estão marcadas em Brasília, para o dia 9 de julho: com a bancada gaúcha, formada por 31 deputados e três senadores, para garantir os R$ 7 milhões, e com os ministros da Saúde e da Educação para agilizar a conclusão das obras do Bloco 3, que já está 70% finalizada. Ao mesmo tempo, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) se reunirá com os 200 parlamentares que assinaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Hospital Regional de Pelotas, para analisar a possibilidade de o Legislativo aprovar emendas para 2019 e 2020, de R$100 milhões cada, visando à construção dos blocos 1 e 2 do HE.

O movimento pelo Hospital Escola Regional , iniciado em 2017 por Marcus Cunha e o presidente do Conselho dos secretários municipais de Saúde do RS, Diego Espíndola, conta com o apoio do deputado federal Pompeu de Mattos (PDT), do deputado estadual Zé Nunes (PT), do reitor da UFPel, Pedro Hallal, prefeitos e vereadores da Região Sul, parlamentares federais e estaduais e comunidade.

Para o vereador Marcus Cunha, a audiência pública provou que a luta não é de um grupo ou um partido político. “O Hospital Escola Regional 100% SUS é uma luta suprapartidária, que vai beneficiar toda a população da Região Sul. Por isso precisamos contar com o apoio de todos os parlamentares, do atual reitor e dos anteriores, professores, estudantes e servidores da UFPel, deputados, senadores, prefeitos e vereadores, independente de partido político”, afirmou.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Fabrício Tavares rebate críticas em relação ao Hospital Regional

Publicado em 19/06/2018.
Vereador parabenizou a iniciativa
Fabrício Tavares rebate críticas em relação ao Hospital Regional

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

O vereador Fabrício Tavares (PSD), líder do governo na Câmara de Vereadores, usou a tribuna do legislativo nesta terça-feira para defender uma mobilização supra partidária em favor do hospital regional que será gerido pela Universidade Federal de Pelotas, com atendimento totalmente SUS. Em recente audiência pública no legislativo, proposta pelo vereador Marcus Cunha (PDT), o vereador Fabrício Tavares enalteceu a ideia do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) para que todos os partidos da câmara municipal mobilizem seus deputados federais e senadores para que se comprometam em repassar emendas parlamentares em favor da obra do hospital. “Através de uma “vaquinha” entre todos os parlamentares gaúchos, poderemos consegui recursos para a obra”, falou Tavares.

A intenção encontrou simpatia na maioria dos vereadores, porém críticas do vereador Ivan Duarte (PT), em relação a“vaquinha” proposta pelo vereador Fabrício. Nesta linha, o líder do governo na Câmara Municipal rebateu dizendo que durante o governo dos líderes do vereador Ivan Duarte-PT, tanto do ex-presidente Lula quanto da ex-presidente Dilma, o governo penalizou programas sociais e priorizou empréstimos externos. Fabrício Tavares enfatizou na tribuna: “No total, foram R$ 50,5 bilhões em empréstimos do BNDES para países presididos por seus aliados políticos. Isto revolta. Era dinheiro mais que suficiente para a construção de 5.000 escolas e em torno de 250 hospitais como este em questão”. Deixaram tudo isso de lado, enquanto os 'governos amigos' eram beneficiados. O parlamentar relatou os valores dos empréstimos concedidos pelo governo Dilma aos governos parceiros: R$ 14 bilhões para Angola; R$ 11 bilhões para Venezuela; R$ 8 bilhões para República Dominicana; R$ 7,8 bilhões para Argentina; R$ 3 bilhões para Cuba; R$ 2 bilhões para o Peru; R$ 1,5 bilhão para Moçambique; R$ 980 milhões para Guatemala; R$ 795 milhões para o Equador; R$ 755 para Gana; R$ 507 milhões para Honduras e R$ 155 milhões para Costa Rica”.

Fabrício indagou ainda durante seu pronunciamento na tribuna, que: “quantos hospitais poderiam ser construídos com esses recursos, vereador Ivan Duarte?” O líder do governo Paula fez questão de salientar que os dados revelam como o governo do PT prejudicou áreas socais e beneficiou governos amigos com empréstimos do BNDES que agora os partidos só podem contribuir através de soluções paliativas e emergenciais como as emendas parlamentares. Tavares rebateu os argumentos de que os contingenciamentos nas áreas sociais eram inevitáveis. “Isso sim foi uma 'vaquinha' inadmissível senhores, pois somente para países, como Cuba, Argentina, Moçambique e Angola, o PT concedeu financiamentos que totalizam R$ 50,5 bilhões”, finalizou o vereador Fabrício Tavares.

Assista o pronunciamento na íntegra através do player abaixo:


Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Secretário de Cidadania é convocado para explicar denúncias de moradores de rua

Publicado em 18/06/2018.
A Câmara de Vereadores quer ouvir do secretário Luiz Eduardo Longaray explicações sobre recolhimento de cobertores dos moradores de rua

Denúncias de que a Prefeitura de Pelotas através de equipes da Secretaria de Cidadania e Guarda Municipal estaria retirando os cobertores de moradores de rua e casas de cães sem dono ganharam grande repercussão nas redes sociais e agora a Câmara de Vereadores quer explicações do secretário de Cidadania, Luiz Eduardo Longaray sobre o assunto. O vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) encaminhou à Prefeitura um pedido de convocação do secretário para que compareça na reunião da Comissão de Saúde marcada para esta quarta-feira com o objetivo de explicar o caso. 

“Representantes de entidades que atendem a população de rua gravaram entrevistas com grupos de sem-teto, que denunciam estes atos arbitrários e desumanos. Como fiscalizadores das ações da Prefeitura queremos saber a dimensão deste problema e, claro, que solução a secretaria vai dar para isso”, diz o vereador.

DENÚNCIAS - Neste final de semana representantes da ONG Alimentação Solidária gravaram entrevistas com moradores de rua sobre o caso. Os vídeos postados em páginas do Facebook viralizaram e geraram revolta na comunidade. Em um deles, um morador de rua identificado como Vinicius diz que cobertores doados pela ONG na semana passada para ele e outros moradores de rua foram retirados por equipes da Guarda Municipal, Prefeitura e Sersul. Outro cidadão, que se identifica como Éberson Silva diz ter tido seus cobertores recolhidos por funcionários da Prefeitura em três ocasiões diferentes.

Na noite de domingo quando os vídeos foram postados a temperatura mínima na cidade chegou a 1,7º conforme o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereador Salvador Ribeiro visita estande da Câmara na Fenadoce

Publicado em 15/06/2018.
Em entrevista à jornalista Carolina Dumont Salvador falou das ações deste segundo mandato.
Vereador Salvador Ribeiro visita estande da  Câmara na Fenadoce

Foto: Assessoria de imprensa

Vereador Salvador Ribeiro, na tarde desta terça-feira (12), visitou o estande da Câmara de Vereadores de Pelotas na Fenadoce. Em sua entrevista à TV Câmara o Vereador Salvador Ribeiro falou de sua satisfação em visitar o evento e também destacou a importância do seu trabalho como parlamentar no legislativo.

O momento serviu para trazer a pauta o tema “A violência contra a Pessoa Idosa” destacando a importância do projeto “Delegacia do Idoso” e sobre o “Fundo Municipal do Idoso”. “A população idosa precisa de mais atenção por parte do município, e como Vereador, fazendo valer a condição de representante na Câmara, pretendo conduzir os projetos que contemplam a classe dos idosos e suas necessidades”, destacou o Vereador Salvador Ribeiro.

Aproveitando o espírito festivo de integração que a Fenadoce promove, o Vereador visitou os alguns estandes e valorizou a importância que cada comerciante representa para o desenvolvimento do município. “Saliento ainda que o meu Gabinete está à disposição de toda a comunidade pelotense, para juntos, buscarmos soluções frente as mais diversas demandas,” declarou Ribeiro.

Assessoria de Gabinete do Vereador Salvador Ribeiro


Audiência na segunda (18/06) debate mobilização por R$200 milhões para hospital regional

Publicado em 15/06/2018.
Iniciativa partiu do vereador Marcus Cunha (PDT)
Audiência na segunda (18/06) debate mobilização por R$200 milhões para hospital regional

Imagem: Assessoria de imprensa

           A mobilização municipal, estadual e federal para concluir a obra do Hospital Escola Regional 100% SUS, estimada em R$ 200 milhões, será tema de debate na segunda-feira, 18/06, às 14h, na Câmara de Vereadores de Pelotas. O projeto já está em andamento, com as obras do Bloco 3, para atender o setor de Oncologia, e que necessitam de R$ 6 milhões para sua finalização. Para o vereador Marcus Cunha (PDT), da Frente Parlamentar dos |Vereadores da Zona Sul, a presença da comunidade vai incentivar representantes da região a lutar pelos recursos junto ao governo federal.

Estão confirmadas as presenças do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), que criou no Congresso a Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Hospital Escola Regional 100% SUS, do deputado estadual Zé Nunes (PT), que integra a Comissão de Saúde e Meio-Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, o secretário municipal de Saúde de Piratini, Diego Espíndola, que preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RS, representantes do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, a superintendente do Hospital Escola, Vera Maria Freitas da Silveira, e representantes da Universidade Federal de Pelotas.

Para a superintendente do HE, a mobilização é fundamental para que a obra não pare. “Esta demanda é fundamental para toda nossa região. Somos um hospital de ensino, que forma profissionais de nove cursos da área da saúde. Prestamos assistência de qualidade a pacientes dos municípios de toda região e temos capacidade para ampliar este atendimento com o quadro atual de colaboradores que temos. O que nos falta é um espaço físico adequado e próprio, para que possamos parar de pagar aluguel e investir o recurso na saúde e na educação”, destacou Vera.

A iniciativa partiu do vereador Marcus Cunha, que está viajando por todos os municípios da região em busca de apoio político e já ganhou adesão estadual e nacional, respectivamente, através dos deputados Zé Nunes e Pompeo de Mattos. Os parlamentares acreditam que a mobilização possa garantir verbas do orçamento federal de 2019 para a continuidade da construção do novo Hospital Escola.

As emendas são verbas com destino definido pelos parlamentares para atender demandas urgentes de infraestrutura, saúde e educação, por exemplo. Do valor total anual, 50% deve ser destinado à saúde. A ideia da construção da Frente Parlamentar é convencer os deputados e senadores a escolherem o Hospital Escola como destino destes recursos em 2019.

Texto: Assessoria vereador Marcus Cunha / UFPel

Vereador Salvador Ribeiro destaca sua atuação em Defesa do Idoso

Publicado em 15/06/2018.
Parlamentar quer a instalação de uma delegacia especializada para o Idoso em Pelotas.
Vereador Salvador Ribeiro destaca sua atuação em Defesa do Idoso

Foto: Assessoria de Imprensa

O Vereador Salvador Ribeiro em Sessão Ordinária nesta quinta(14), em sua fala na tribuna, destacou a sua atenção especial em defesa do melhor interesse da pessoa idosa, de sua dignidade, valorização e incessante busca por uma qualidade de vida dentro dessa proposta enfatizou a ideia de criação de uma delegacia especializada no atendimento ao idoso.

Em seu discurso, o Vereador Salvador Ribeiro destacou a sua luta junto ao poder público para viabilizar a instalação e a operação de um serviço de segurança pública qualificado não somente para atuar, coibir mas também investigar de forma técnica, problemas relacionados à prática de crimes contra a pessoa do idoso. Para isso trabalha pela instalação de, uma Delegacia de Polícia especializada no atendimento ao Idoso em Pelotas, como nos exemplos bem-sucedidos nos municípios de Porto Alegre e Santa Maria.

“Reitero portanto, trabalharei arduamente para que Pelotas tenha uma Delegacia de Polícia especializada no atendimento ao Idoso, que os Projetos de Lei em torno do bem-estar e da melhor qualidade de vida da pessoa idosa sejam aprovados e devidamente fiscalizados, mas acima de tudo, lutarei permanentemente em prol da causa da pessoa idosa. Este é o meu compromisso com a comunidade pelotense”, destacou o Vereador Salvador Ribeiro.

Como Parlamentar eleito pelo povo e em sua grande maioria pessoas idosas, o Vereador Salvador Ribeiro, declarou que desde o seu primeiro movimento de trabalho, apresentou e com êxito obteve a aprovação de Projetos de Leis e Emendas, com o intuito de garantir que cada cidadão idoso da cidade possa ter “voz e vez”, promovendo e fiscalizando na esfera pública o cumprimento dos direitos instituídos pelo Estatuto do Idoso.

 Conscientização da Violência contra o Idoso

O Vereador Salvador Ribeiro aproveitou a oportunidade para lembrar sobre o dia 15 de junho, “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” e destacou que é impossível passar por esta data sem tratar sobre diversos tipos de violência doméstica e social contra a pessoa idosa. “A violência a uma pessoa é grave ato de violação dos direitos humanos, mas me parece que é muito mais grave ainda quando praticado contra aqueles que tanto contribuíram para a construção da nossa sociedade”, declarou Ribeiro.

Assessoria de Gabinete do Vereador Salvador Ribeiro 



Vereador Roger Ney quer o fim dos canudinhos de plástico

Publicado em 14/06/2018.
Projeto do parlamentar pretende estabelecer o uso de canudos de papel biodegradável ou reciclável
Vereador Roger Ney quer o fim dos canudinhos de plástico

Foto: Assessoria de Imprensa

A preocupação para com a preservação do meio ambiente tem pautado a maioria das ações do vereador Roger Ney (Progressistas) na Câmara Municipal. E esta semana o parlamentar encaminhou mais uma proposta do tipo ecologicamente correta. Está protocolado no Legislativo projeto de lei pelo qual o vereador propõe a “obrigatoriedade de fornecimento aos seus clientes, pelos restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes, de canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e embalados com material semelhante”, no município de Pelotas.

Na proposta, o vereador reafirma a obrigatoriedade de substituição de todos os canudos disponíveis ao consumidor por materiais biodegradáveis no prazo de até seis meses a partir da publicação da lei proposta pelo projeto. O descumprimento ao disposto na lei de ideia do parlamentar sujeitará os infratores à multa equivalente a entrega de uma tonelada de ração animal – cães ou cavalos – ao Canil Municipal. A reincidência dobrará a penalidade.

O foco da nossa preocupação é a saúde, do meio ambiente e, por conseguinte, da população. Canudos plásticos contêm produtos químicos capazes de provocar diversos problemas, como câncer de mama, de próstata, diabetes, doenças cardíacas e vários outros comprometimentos à saúde da população”, salienta o vereador.

Ainda na sua justificativa, Roger Ney defende o uso do papel biodegradável por ser esse de fácil e natural decomposição. “São materiais substituíveis, que podem ser reutilizados, sem causar nenhum dano à saúde ambiental e da população”, conclui.

Caso aprovada e sancionada, pela lei proposta por Roger Ney, Pelotas será uma das primeiras cidades do país a implantar a ecológica medida. No Rio de Janeiro a Câmara aprovou recentemente projeto semelhante.

HISTÓRICO – Dentre as marcas já registradas pelo vereador progressista em favor do meio ambiente constam a Lei 6234/2015, a qual torna obrigatório que novos prédios públicos no município de Pelotas possuam sistema de aproveitamento de água da chuva; 6292/2015, que também torna obrigatório que novos prédios públicos, também em Pelotas possuam sistema de capacitação de energia solar. A Lei 6517/2017 incentiva o uso de tijolos ecológicos na construção de imóveis.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Roger Ney (Progressista)


Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon