Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Fernanda Miranda participa de evento "Sou surdx e LGBT+, e agora?"

Publicado em 08/06/2018.
O evento é de extrema importância para essa população
Vereadora Fernanda Miranda participa de evento "Sou surdx e LGBT+, e agora?"

Arte: Assessoria vereadora

A vereadora Fernanda Miranda (PSOL) participou hoje (08) do evento "Sou surdx e LGBT+, e agora?" do o 1° Seminário para debater a pauta da população surda LGBT. Um momento importante para refletir sobre a necessidade de maiores políticas públicas para essa população, que ainda é tão invisibilizada e que não tem seus direitos garantidos nas questões de saúde pública, principalmente. 

Por estas e outras razões que está mais do que na hora de Pelotas constituir sua Central de Intérpretes, uma reivindicação que nosso mandato tem pautado junto com toda a comunidade surda e os intérpretes de libras.

Parabenizamos aos organizadores desse evento e todos aqueles e aquelas que lutam por uma sociedade menos preconceituosa, mais inclusiva e mais humana.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Lei anti assédio vai a votação na terça-feira 12/06

Publicado em 08/06/2018.
Os proponentes convidam a população para participarem da sessão
Lei anti assédio vai a votação na terça-feira 12/06

Arte: Assessoria vereadora

O Projeto de Lei de autoria do mandato do PSOL que cria a campanha permanente de conscientização e enfrentamento ao assédio e violência sexual em Pelotas vai a votação no Plenário na próxima terça-feira, dia 12, às 9h.

Convidamos à todas e todos a comparecerem na votação, acompanhando e pressionando os parlamentares a aprovarem esse projeto de tamanha importância para nossa cidade. Acreditamos que a informação e a conscientização são ferramentas potentes de combate à cultura machista e patriarcal, tão enraizada em nossa sociedade.

DIA 12/06 - Terça-feira
A partir das 9 horas
No plenário da Câmara

POR NOSSAS VOZES, POR NOSSAS VIDAS, POR NOSSOS DIREITOS! 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

 

Redação final do PL mães crecheiras é apresentado aos Conselhos de Direito

Publicado em 08/06/2018.
O encontro reforçou a importância desse projeto
Redação final do PL mães crecheiras é apresentado aos Conselhos de Direito

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Glem Azevedo

A vereadora Daiane Dias (PSB) e o presidente da Câmara Anderson Garcia (PTB), proponentes do projeto de lei que visa regulamentar as creches domiciliares, juntamente com o Ministério Público, através da promotora da Infância e Juventude Luciara Robe da Silveira, realizaram na segunda-feira (04) uma reunião com os Conselhos de Direito para apresentar a redação final da proposta.
O encontro, realizado no plenarinho da Câmara, teve como objetivo explanar minuciosamente a importância deste projeto que visa regulamentar, minimamente, a atividade destas “mães domiciliares” que desempenham o cuidado de crianças de outras famílias. Entre os critérios do projeto, estão as questões de higiene, segurança, salubridade e limite do número de crianças por casa. “Não se trata de um estabelecimento educacional, mas sim de cuidado. Sendo assim, o principal objetivo deste projeto é garantir um cuidado qualificado às crianças na primeira infância”, ressaltou Daiane.
Para a vereadora socialista, é importante enfatizar que não se trata de criar uma nova atividade, mas sim regulamentar algo que já existe. “Este é um serviço informal que já existe, principalmente nos territórios de maior vulnerabilidade social. É importante deixar claro que mesmo regulamentados, estes espaços não substituirão as escolas”.
Em trâmites na Câmara, aguardando votação, o projeto de lei mães crecheiras foi elaborado em parceria com representantes dos Conselhos de Direito e Secretaria de Assistência Social.

Comissão do Meio Ambiente realiza Blitz Educativa

Publicado em 07/06/2018.
Atividade ocorreu no estande da Câmara de Vereadores na Fenadoce
Comissão do Meio Ambiente realiza Blitz Educativa

Foto: Assessoria de Imprensa

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Fabrício Tavares (PSD), realizou uma Blitz educativa no estande do poder legislativo na Feira Nacional do Doce. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Durante a atividade na Fenadoce, foram distribuídas mudas de algumas espécies para despertar o interesse das pessoas para o plantio de árvores e ,também, foi disponibilizado material informativo sobre os locais adequados para o destarte correto de diversos tipos de resíduos.

Para Fabrício Tavares, o cuidado com o meio-ambiente é fundamental: "Nossa ideia foi instigar as pessoas para a necessidade de preservar o meio-ambiente. Preservar o meio é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele".

Maria do Carmo, visitante da Feira, exaltou a iniciativa e levou uma muda para casa: “achei importante a iniciativa, precisamos nos atentar para o meio-ambiente, se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo muito melhor.

A atividade também contou com a presença da Prefeita Paula Mascarenhas, do Secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez, da vice-presidente da Comissão, vereadora Cristina Oliveira (PDT).

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Fabrício Tavares (PSD)

 

Vereador Salvador Ribeiro participa de reunião na SEPLAG

Publicado em 06/06/2018.
O secretário Paulo Morales recebeu o Vereador Salvador Ribeiro e também representantes do Bairro Balneário dos Prazeres
Vereador Salvador Ribeiro participa de reunião na SEPLAG

Foto: Assessoria de imprensa

Na última quarta-feira (30), o Vereador Salvador Ribeiro (MDB), foi recebido pelo Secretário Municipal de Planejamento e Gestão (SEPLAG) Paulo Morales, juntamente com líderes da comunidade do Balneário dos Prazeres.

Engajado nessa conquista para a comunidade do bairro Balneário dos Prazeres, o Vereador Salvador, buscou junto ao Secretário Paulo Morales, o reparo na iluminação pública, a requalificação no asfalto da Avenida Adolfo Fetter, principal acesso que liga o bairro Balneário dos Prazeres ao centro da cidade.

"Este é mais um passo que damos para vermos concretizadas as melhorias na comunidade do Bairro Balneário dos Prazeres, e considero ser de grande urgência as solicitações apresentadas, por isto me comprometi em falar diretamente com o Secretário Paulo Morales na certeza que teremos a devida resposta por parte das Secretarias responsáveis! Reitero ainda a comunidade pelotense, que as portas do meu gabinete encontram-se abertas para juntos, buscarmos soluções frente as mais diversas demandas,” declara Ribeiro. 

Texto: Assessoria de Gabinete do Vereador Salvador Ribeiro (MDB)

Vereador Marcus Cunha comemora sanção de projeto pela Prefeita

Publicado em 05/06/2018.
O projeto visa proibir a inauguração de obras inacabadas


O projeto do vereador Marcus Cunha (PDT) que proíbe a inauguração de obras inacabadas foi sancionado pela prefeita Paula Mascarenhas, e tornado lei sob o número 6.581, de 30 de maio de 2018. “A prefeita compreendeu a importância de nosso projeto, que disciplina algo que é prática recorrente em todos os meios de administração”, afirmou Marcus Cunha.

O parlamentar lembrou, em seu discurso, que na mesma data em que sua proposta foi aprovada por maioria em plenário, o vereador Éder Blank (PDT) denunciou a inauguração do Terminal Rodoviário ao lado da antiga Estação Ferroviária, que continua sem iluminação para motoristas e passageiros.

Cunha também agradeceu ao jornalista Pablo Rodrigues, do Diário Popular, que, em sua coluna Magis, intitulada “Uma lei que deveria ser importante”, reforçou os argumentos apresentados no projeto. “A lei eleva o grau de moralidade administrativa, não só para este governo mas para todos que virão”, concluiu o vereador.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Dia da Doceira passa a constar no Calendário Oficial de Eventos de Pelotas

Publicado em 05/06/2018.
Lei do vereador Daniel Trzeciak será sancionada nesta terça-feira (05)
Dia da Doceira passa a constar no Calendário Oficial de Eventos de Pelotas

Foto: Assessoria de Imprensa

As doceiras de Pelotas acabam de ganhar uma data que valoriza um dos ofícios mais tradicionais da cultura pelotense. A partir de agora, 6 de junho é o Dia da Doceira e entra no Calendário Oficial de Eventos do Município. A lei, que será sancionada nesta terça-feira (05), às 18h, no estande da Prefeitura Municipal, na Feira Nacional do Doce (Fenadoce), é de autoria do vereador Daniel Trzeciak (PSDB).

A iniciativa vem somar ao recente anúncio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que reconheceu as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu) como Patrimônio Cultural do Brasil.

De acordo com o parlamentar, a data – 6 de junho - foi escolhida porque ocorre durante a Fenadoce. “É o período ideal para debater as potencialidades de uma das principais atividades econômicas e culturais de Pelotas”, analisa.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Daniel Trzeciak (PSDB)

Dia do meio ambiente: Comissão promove Blitz Educativa

Publicado em 05/06/2018.
Atividade acontece no estande da Câmara de Vereadores na Fenadoce
Dia do meio ambiente: Comissão promove Blitz Educativa

Imagem: assessoria de imprensa

Neste dia 05 de Junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores de Pelotas, através da Comissão de Meio Ambiente, vai promover uma Blitz Educativa alusiva à data.

A atividade acontecerá no estande do Poder Legislativo na Fenadoce e tem como principais objetivos: trabalhar na conscientização das pessoas sobre a importância do descarte de resíduos sólidos nos locais adequados e, também, sobre a necessidade da manutenção de áreas verdes e plantio de árvores.

Na ocasião, o presidente da Comissão, vereador Fabrício Tavares (PSD) e a vice-presidente, Cristina Oliveira (PDT), estarão distribuindo material informativo sobre o descarte correto de resíduos sólidos nos ECOPONTOS e em outros locais adequados e, também, oferecendo mudas de diversas espécies para incentivar a população a plantar mais árvores.

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam na terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta ficariam comprometidas.

Blitz Educativa alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Onde: Estande da Câmara de Vereadores na Fenadoce

Data: 05/06/2018 – Terça-feira

Horário: 16h

 

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Fabrício Tavares (PSD)

Moradores do Barro Duro se reúnem com secretários municipais

Publicado em 04/06/2018.
Recapeamento da estrada depende de autorização da prefeita
Moradores do Barro Duro se reúnem com secretários municipais

Foto: Assessoria de imprensa

Grupo de moradores que representam a comunidade do Balneário dos Prazeres reuniu-se, na manhã desta quarta-feira, 30/05, com os secretários Paulo Morales, de Planejamento e Gestão, Ubirajara Anselmo, de Obras e Pavimentação e Tenente Bruno, de Segurança Pública. Eles estavam acompanhados dos vereadores Marcus Cunha e Éder Blank, do PDT e Fernanda Miranda, do PSOL.

Os moradores querem que o Poder Público agilize a iluminação e o recapeamento da Avenida Adolfo Fetter, no trecho entre a segunda entrada do Balneário Santo Antônio e o Barro Duro, cujas condições precárias já ocasionaram vários acidentes, inclusive com mortes. Desde o dia 14 de maio a comunidade tem realizado mobilizações com o fechamento da entrada do Balneário dos Prazeres, exigindo providências.

Segundo Morales, até a semana que vem a Caixa Econômica, responsável pelos recursos para a iluminação, deve responder se libera os R$ 400mil necessários para viabilizar o projeto. Se isto não ocorrer, o secretário de Planejamento se comprometeu em minimizar o problema, colocando sinalização reflexiva na estrada, o conhecido olho de gato, além da pintura estrada.

O recapeamento do trecho, também reivindicado, vai depender de autorização da prefeita Paula Mascarenhas, segundo o secretário de Obras, Ubiratan Anselmo. Somente ela pode autorizar gastos de R$ 100 mil para uma obra que resista ao impacto do trânsito que circula naquele trecho. Segundo os moradores, nos últimos meses caminhoneiros têm se utilizado daquela rota para não precisar pagar o pedágio.

Lista – Cansados de esperar que o Poder Público volte os olhos para o Balneário, os moradores decidiram se unir e buscar seus direitos. Nas duas reuniões realizadas nesta quarta, levaram ainda outros pedidos aos secretários: pintura de faixa de segurança em frente a escola, quebra-molas na Avenida Adolfo Fetter, colocação de abrigos de ônibus nas paradas dentro do bairro, reposição de lâmpadas queimadas e retirada do lixo que a Prefeitura pediu há cerca de um mês que os moradores juntassem, que seria recolhido na campanha contra o mosquito da dengue, mas continua nas ruas.Paulo Morales garantiu a iluminação das paradas de ônibus e o conserto das luminárias da Praça Aratiba, além da colocação de abrigos nas paradas.

 "O Barro Duro precisa fazer parte da agenda do governo", afirma o vereador Marcus Cunha. "O balneário enfrenta problemas históricos, que começam  com a degradação do meio ambiente, a insegurança dos moradores, o descaso com a saúde e a educação e a situação da estrada, que tem feito vítimas cujas famílias não vão se recuperar nunca das perdas".

Segundo a moradora Marinez Simões, o grupo vai esperar a resposta da Caixa na próxima semana. “Se não tivermos uma resposta positiva, vamos voltar com as manifestações e também vamos nos reunir com a prefeita. Não vamos parar por aí”, garantiu.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Projeto de Marcus Cunha que proíbe inaugurar obras inacabadas é aprovado

Publicado em 04/06/2018.
Vereador espera que prefeita sancione proposta que visa moralidade na administração pública
Projeto de Marcus Cunha que proíbe inaugurar obras inacabadas é aprovado

Foto: Lenise Slawski

Com nove votos a favor e seis votos contra, foi aprovado o projeto de lei do vereador Marcus Cunha (PDT) que proíbe a inauguração de obras públicas inacabadas ou que não possam entrar em funcionamento para atender a população. “O objetivo é garantir que haja mais rigor na utilização do dinheiro público, para impedir que sejam inauguradas obras como estratégia de ganho eleitoral e sem condições reais de atender a população”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto, que ele espera seja sancionado pela prefeita.

Relatora da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, a vereadora Daiane Dias (PSB) deu parecer favorável ao projeto, mas foi contestada pelo colega da base do governo Daniel Trzeciak (PSDB), que considerou inconstitucional por “interferir no direito da administração de decidir se uma obra é inacabada, se vai ser inaugurada ou não”.

“Sei que este é um projeto que não agrada quem está no governo, quem está na administração”, respondeu o vereador Marcus Cunha, que completou: “quem quer tirar proveito político em época de eleição não vai gostar do projeto”.

Apesar de o parlamentar pedetista mostrar a importância de seu projeto “como um critério de moralidade pública”, a base do governo votou contra o parecer da vereadora Daiane Dias, julgando o projeto inconstitucional.

Mas, na votação do mérito da proposta, o resultado foi outro. Nove vereadores votaram a favor: Cristina Oliveira (PDT), Éder Blank (PDT), Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL), Ivan Duarte (PT), Marcos Ferreira (PT), Antonio Peres (PSB), Dila Bandeira (PSDB) e José Sizenando (DEM). Votaram contra: Daniel Trzeciak (PSDB), Waldomiro Lima (PRB), Fabrício Tavares (PSD), Luiz Henrique Viana (PSDB), Zilda Bürkle (PSB) e Enéias Clarindo (PSDB).

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)

Lar Assistencial Irmão Fabiano de Cristo é declarado de utilidade pública

Publicado em 04/06/2018.
Projeto de Lei foi encaminhado pelo Vereador Fabrício Tavares
Lar Assistencial Irmão Fabiano de Cristo é declarado de utilidade pública

Foto: Assessoria de imprensa

A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou, na manhã desta terça-feira (22), o projeto de lei do líder do governo no legislativo, vereador Fabrício Tavares (PSD), que declara a instituição Lar Fabiano de Cristo entidade de Utilidade Pública Municipal. 

Lar Espírita Assistencial Irmão Fabiano de Cristo foi fundado em 1º de setembro de 1976, é filiado a Liga Espírita Pelotense e a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e vem ao longo dos seus 42 anos de existência, realizando inúmeros tipos de serviços socioassistenciais que valorizam a promoção integral do ser humano. Milhares de pelotense já buscaram apoio na entidade que atende a todos indiscriminadamente. 

“A aprovação desta lei, que torna o Lar Fabiano de Cristo como entidade de utilidade pública, vai proporcionar inúmeros benefícios a uma instituição que presta grandes serviços sociais aos pelotenses que nela procuram apoio”, destacou o vereador Fabrício Tavares.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Disciplina de Espanhol será discutida na Câmara

Publicado em 04/06/2018.
A mobilização é pela permanência da matéria no Ensino Médio
Disciplina de Espanhol será discutida na Câmara

Imagem: Assessoria de imprensa

O mandato do PSOL na Câmara, junto do vereador Ivan Duarte (PT) e do movimento #FicaEspanhol, convida todos e todas para participarem da Audiência Pública que acontecerá no dia 06 de junho, quarta-feira, às 19h no plenário da Câmara.


O movimento vem ganhando força em todo o estado, com diversas instituições, professores estaduais e municipais e alunos organizados!

Junte-se a luta em apoio a permanência da obrigatoriedade do ensino de língua espanhola no ensino médio brasileiro. Participe e divulgue! #FicaEspanhol 

Texto: Assessoria de imprensa da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) 

Conheça a programação da TV Câmara

Publicado em 08/12/2016.
Transmitida pelos canais 12 da BLUE, 16 da NET e também pelo Facebook

A TV Câmara de Pelotas está com nova programação e vinhetas, ampliando a grade diária com programas culturais, noticiários e de entretenimento. São sete produções próprias que se alinham ao slogan: "cada vez mais conectada com o cidadão'. Os novos programas somam-se às produções feitas por meio de parcerias, às transmissões, ao vivo, das sessões ordinárias e audiências públicas e ao horário compartilhado com a programação da TV Assembleia Legislativa.

O carro chefe da nova proposta é o jornalismo,com dois telejornais diários. É o maior tempo local e diário destinado a notícias de Pelotas entre as emissora locais.

TV Câmara Notícias, às 13h, com reprise às 18h tem meia hora de informações, previsão do tempo e serviços da cidade. A apresentação é do jornalista Antonio Peixoto.

Jornal da Câmara vai ao ar às 20h30, com reprise às 22h e na apresentação, a jornalista Carolina Dumont que traz o resumo do dia no plenário e informações da cidade.

programa Multiplicidade, ancorado pelo jornalista César Soares mostra o trabalho de pessoas e entidades que fazem a diferença em Pelotas. Vai ao ar de terça a quinta, às 21h e sábado e domingo às 12h30.

Papo Cinema destaca a sétima arte. Analisa e critica as produções nacionais e internacionais do cinema e exibe reportagens locais sobre o tema. Vai ao ar segunda e sexta às 21h e sábados e domingos, às 14h, além de programetes de 2 minutos ao longo da programação.

O direito com enfoque na cidadania em vez e voz na programação. O Nosso Direito recebe convidados especiais, ouve as dúvidas da população e vai atrás da solução de problemas juridicos com uma linguagem simples e direta. Vai ao de terça a quinta às 21h30 e aos sábados às 15h30.

Reforçam ainda grade da TV Câmara programas de entretenimento como o Galeria. Os eventos culturais da cidade, reportagens especiais sobre esporte, lazer e cultura estão nesta produção da TV Câmara, exibida segunda e sexta às 19h30 e terça, quarta, quinta, sábado e domingo às 11h30.

As Sete Maravilhas de Pelotas contam a história dos principais pontos turísticos da cidade, resgatando o passado sempre com referência ao presente. É exibido segunda, sexta, sábado e domingo às 13h30.

Alguns quadros especiais também recheiam a programação da TV Câmara semanalmente com informação e cultura. É o caso da Agenda de Cinema e Agenda Cultural do Fim de Semana. Já o quadro Revelando Pelotas destaca um aspecto inusitado da vida e da história do município. O jornalismo também surpreende com informes diários ao longo da grade, no TV Câmara Informa e com entrevistas de assuntos do momento no quadro TV Câmara Notícias Entrevista.

A TV Câmara também se preocupa com os principais eventos de Pelotas e os destaca por meio de produções Especiais. Foi assim com o Carnaval e com o GP Grande Prêmio Princesa do Sul. Além disso marcou a presença do legislativo na Feira do Livro e Fenadoce, ouvindo os representantes do povo em entrevistas especiais direto do estande da Câmara nesses eventos.

Outras produções são feitas por meio de parcerias e integram a grade. Com a UFPel, chega à telinha da TV Câmara o programa universitário Em Pauta, produzido por estudantes de comunicação que vai ao ar segunda e sexta às 21h30 e sábado e domingo às 11h30. E com a Embrapa-Emater, o programa rural Terra Sul, já consagrado que vai ao ar diariamente às 11h. 

A TV Câmara pode ser assistida na Net (canal 16) e Blue (canal 12). A programação também está disponível nas redes sociais.

Câmara cada vez mais conectada com o cidadão

Novo site foi desenvolvido para ser acessado em todos os dispositivos e estamos presentes em diversas plataformas digitais

As pessoas estão cada vez mais conectadas. A Câmara também!

Modernizamos os espaços de diálogo com a população.

Acessando o site www.pelotas.rs.leg.br você pode acompanhar as notícias envolvendo a rotina dos 21 representantes no parlamento pelotense, interagir através das postagens compartilhadas nas páginas do Facebook da
Câmara Municipal de Pelotas e da TV Câmara, acompanhar registros dos fotógrafos pelo Flickr, participar das sessões ordinárias pelo minuto a minuto realizado pelo Twitter e vivenciar os bastidores da rotina do legislativo pelo nosso Instagram.

Somos multiplaforma!

Reconhecemos que a política precisa da participação da população e por isso, ampliamos as formas de dialogar. Afinal, queremos estar cada vez mais conectados com o cidadão. A nova possibilidade de acessar os conteúdos de qualquer plataforma facilita ao público acompanhar as atividades com transparência e amplia a interação.


Site em desenvolvimento

Projeto está em fase de teste e será lançado na Fenadoce
Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon