Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara recebe presidente do Sanep para falar sobre serviços e investimentos

Publicado em 10/02/2021.
Michele Alsina respondeu questionamentos sobre abastecimento, saneamento, concurso público e cobranças
Câmara recebe presidente do Sanep para falar sobre serviços e investimentos

Presidente do Sanep, Michele Alsina respondeu dúvidas de vereadores (Foto: Volmer Perez)

A Câmara de Vereadores realizou uma reunião pública nesta quarta-feira com a presidente do Sanep, Michele Alsina para tratar de temas como cobranças de serviços, desabastecimento, obras, investimentos e gestão da autarquia.

Durante quase duas horas Michele Alsina respondeu aos questionamentos dos vereadores que giraram, em sua maior parte, em torno de queixas de usuários com relação a cobrança de contas e a falta de água em algumas áreas da cidade. Sobre casos específicos de cobranças consideradas errôneas a presidente orientou que os cidadãos procurem a autarquia para esclarecer as questões.

Michele Alsina esclareceu, ainda, que a cobrança é feita sobre o consumo e que as leituras estão sendo realizadas mensalmente e só não acontecem quando algum fator extraordinário impede o acesso aos hidrômetros.  

Questionada pelo vereador Sidnei Fagundes (PT) sobre as obras da ETA São Gonçalo e ETE Novo Mundo, a presidente afirmou que os dois empreendimentos foram retomados este ano e devem ser concluídos no primeiro trimestre de 2022.

Ao vereador Jurandir Silva (PSol) que a questionou sobre a política de tratamento de resíduos sólidos, relações com as cooperativas de catadores e reciclagem, Michele Alsina informou que a autarquia mantém contrato com seis cooperativas de reciclagem que recebem até R$ 15 mil por mês como verba de apoio para mecanização e modernização dos processos. “Ampliamos a coleta seletiva feita pontualmente para 90% da cidade e queremos chegar até 100%”, afirmou a presidente.

FALTA D’ÁGUA

Questionada por Jair Bonow (PP) sobre a falta de água nos balneários do Laranjal a presidente do Sanep voltou a atribuir o problema a alta salinidade do canal São Gonçalo por causa da entrada de água do mar no estuário da Lagoa dos Patos, o que obrigou a usar o reservatório do Areal para abastecer as praias.

PESSOAL

Sobre a estrutura de pessoal do Sanep, Michele Alsina revelou que atualmente a autarquia tem 20% de seus servidores afastados por estarem classificados em grupos de risco de infecção por coronavírus. Disse, também, que um concurso está em andamento e por causada pandemia foi paralisado na etapa de aplicação das provas. “Nossa expectativa é de fazer a prova em maio”, disse.

Ao final da reunião o presidente da Câmara, Cristiano Silva (PSDB) destacou a importância do encontro para a aproximação do Legislativo com a direção do Sanep.  “Foi uma conversa muito produtiva, a presidente foi convidada e veio aqui prontamente para prestar informações sobre o que aconteceu no Sanep nestes primeiros quarenta dias de sua gestão”, afirmou.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Vereadora Marisa Schwarzer vai a Bagé conhecer as políticas públicas pelos animais do município

Publicado em 10/02/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer vai a Bagé conhecer as políticas públicas pelos animais do município

Vereadoras conversam sobre os avanços das políticas públicas de proteção animal em Bagé (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na manhã desta terça-feira, a vereadora Marisa Schwarzer foi até a cidade de Bagé, conhecer a vereadora Beatriz Souza (PSB), eleita pela segunda vez representando a causa animal no município. As parlamentares conversaram sobre os avanços que aconteceram na cidade vizinha em relação às políticas públicas pelos animais nos últimos quatro anos. "A Beatriz, assim como eu, também defende a importância das castrações para o controle populacional de animais, e pela sua experiência, soube me indicar os caminhos para viabilizar as castrações gratuitas novamente em Pelotas" disse a vereadora Marisa Schwarzer. 

As ativistas puderam também discutir as medidas tomadas pelo poder público bageense a fim de dar suporte às famílias de charreteiros, já que a substituição dos veículos de tração animal é uma das missões do mandato da vereadora pelotense. Outro ponto no qual puderam comparar a realidade das duas cidades foi na efetividade das denúncias. A vereadora Marisa expôs à colega o maior problema enfrentado pelas protetoras pelotenses, que segundo a vereadora, é a falta de retorno das denúncias em casos claros de maus tratos.

"No dia de hoje conquistamos o material e apoio necessários para cobrar - e muito - o poder público em relação a retirar os animais de situações de risco" complementou a parlamentar.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Mariza Schwarzer (PSB)

Carnaval de Pelotas é pauta em visita do Vereador Marcio Santos à SECULT

Publicado em 09/02/2021.
Carnaval de Pelotas é pauta em visita do Vereador Marcio Santos à SECULT

Vereador Marcio Santos se reuniu com o Secretário de Cultura Paulo Pedrozo e o Diretor de manifestações populares, André Müller (Foto: Assessoria/Divulgação)

O carnaval de Pelotas tem um peso histórico muito grande e a alguns anos sofre com dificuldades em sua realização.

Para um maior conhecimento sobre os eventos culturais - principalmente o carnaval - o Vereador Marcio Santos se reuniu com o Secretário de Cultura Paulo Pedrozo. Também esteve na reunião o Diretor de manifestações populares, André Müller.

Na conversa, foram expostas as necessidades para a realização do carnaval de Pelotas, os problemas das entidades na realização e organização do evento e como a construção da pista de arrancada poderia beneficiar todos os envolvidos.

Frei Caneca será recuperada

Publicado em 09/02/2021.
Frei Caneca será recuperada

Vereador Carlos Júnior (PSD) visitou Frei Caneca nesta terça-feira (Foto: Assessoria/Divulgação)

Essa foi a primeira demanda encaminhada pelo mandato do vereador Carlos Júnior (PSD), a pedido dos moradores da rua do bairro Fragata.

Ontem (09), o parlamentar esteve no local, acompanhado do Secretário de Obras e Pavimentação  (SMOP), Giovan Pereira. O vereador recebeu do casal Flávio e Vera Garcia, com comércio em funcionamento na Frei Caneca, e no ato como porta-vozes dos residentes na localidade, um abaixo - assinado contendo um grande número de assinaturas, o que reforçou a solicitação.

Outro morador, seu Valdemar Branco, que reside há 63 anos na Frei Caneca, falou da dificuldade para o trânsito de veículos, alguns inclusive, frequentemente são danificados pela precariedade do pavimento.

O titular da SMOP recebeu do vereador Carlos Júnior (PSD), o abaixo-assinado, e comprometeu-se com a recuperação total da rua, com a colocação de asfalto novo, com uma previsão inicial de 90 dias.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Márcio Santos cumpre agenda na Secretaria Municipal de Assistência Social

Publicado em 09/02/2021.
Márcio Santos cumpre agenda na Secretaria Municipal de Assistência Social

O vereador Márcio Santos (PSDB), o Secretário José Olavo e a Diretora Administrativa Daniela Duarte (Foto: Assessoria/Divulgação)

O Vereador Marcio Santos visitou a Secretaria de Assistência Social (SAS) para conhecer mais profundamente o trabalho desempenhado, as estruturas da Secretaria e como o legislativo pode auxiliar em melhorias.

“Todo trabalho prestado para pessoas em vulnerabilidade social pela SAS é fundamental para nossa sociedade”, afirma o Vereador.

Esteve na reunião o Secretário José Olavo e a Diretora Administrativa Daniela Duarte, que apresentaram as dificuldades e os projetos que estão em andamento.

Mandato da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) pede atenção do Ministério Público à transparência na fila de vacinação

Publicado em 09/02/2021.
Mandato da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) pede atenção do Ministério Público à transparência na fila de vacinação

Fernanda Miranda entrou com uma representação no Ministério Público (Foto: Volmer Perez)

Após inúmeras denúncias recebidas sobre pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários da primeira fase da vacinação contra a Covid-19 e que foram vacinadas, o mandato da vereadora Fernanda Miranda entrou com uma representação no Ministério Público solicitando a fiscalização do cumprimento da Nota Técnica que estabelece os critérios e orienta a distribuição da Fase 1 da Campanha.

Além das denúncias, foi citado o exemplo do caso que repercutiu em Piratini, onde não havendo pessoas internadas em ILPIS e indígenas, a prefeitura optou por imunizar farmacêuticos da rede privada de forma irregular e abrindo um precedente que não estava incluso no grupo da fase 1. Também trouxe exemplo, denunciado pelas mídias, de cidades em que pessoas com acesso privilegiado “furaram” a fila da vacina, prática criminosa que deve ser duramente combatida.

Os critérios que estabelecem os grupos prioritários para este primeiro momento de imunização foram elencados de acordo com o quantitativo de vacina e os riscos que os profissionais estão expostos, baseados em critérios científicos estabelecidos pela OMS e levando em consideração uma série de fatores como a concentração do vírus no ambiente, escassez de equipamentos de proteção individual, pacientes vulneráveis, entre outros.

O mandato da vereadora se coloca ao lado da luta pelo cumprimento das normas do plano de vacinação e contra o governo genocida de Bolsonaro que impede a vacina para todos.

Para denunciar casos de fura-filas da vacina contra a Covid-19 a população deve acessar o formulário da Secretaria da Saúde e Ministério Público do Estado pelo link: https://bit.ly/3jxfsCk

Projeto de Decreto Legislativo é apresentado por vereadores

Publicado em 09/02/2021.
Projeto de Decreto Legislativo é apresentado por vereadores

Grupo de vereadores protocolou projeto na segunda-feira (Foto: Assessoria/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (08), os vereadores Reinaldo Belezinha (PSD), Michel Promove (PP), Barriga (PTB) e Cesinha (PSB), protocolaram junto com o proponente, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), o projeto de Decreto Parlamentar onde a Rua 1 do Loteamento Eldorado passa a se chamar Rua Miguel Barros.

A denominação tem como objetivo resgatar a história de um grande personagem negro da história de Pelotas no ano que marca a passagem dos 10 anos de sua morte.

O artista plástico, negro e pelotense Miguel Barros dedicou sua vida às artes plásticas e a militância contra a discriminação racial. Construindo um grande legado que o coloca como um dos grandes nomes das artes plásticas no país, uma figura pelotense desconhecida em sua terra natal.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Vereador Carlos Júnior visita estande da Festa Municipal da Uva

Publicado em 09/02/2021.
Vereador Carlos Júnior visita estande da Festa Municipal da Uva

Carlos Jr. conversou com produtores (Foto: Assessoria/Divulgação)

O parlamentar esteve em um dos pontos de comercialização, instalado no Largo do Mercado Público, onde foi recebido pelo diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) Valmir Santos. Conversou com as produtoras e responsáveis pelo estande, Istela e Ereni Ribes, vindas do 7º distrito de Pelotas, que demonstraram satisfação pelo movimento de vendas até o presente momento. Também obteve informações sobre o crescimento da produção da uva na zona colonial de Pelotas, o que atualmente é uma boa oportunidade de geração de renda para muitas famílias.

 A Festa Municipal da Uva vai funcionar até o dia 20 de fevereiro, de segunda a sábado, das 09h às 17h30min, em pontos instalados no centro e nos bairros, e aos domingos na Praia do Laranjal. O produto ofertado é de qualidade selecionada, e é encontrado ao valor de R$ 5,00 o quilo, juntamente com o suco de uva, também disponível do público consumidor.

O vereador Carlos Júnior (PSD) ficou satisfeito com as informações das duas produtoras, e se colocou à disposição para o encaminhamento de qualquer demanda necessária. Lembrou que em breve vai começar a promover reuniões nas diversas regiões da cidade, para ouvir a comunidade, captar necessidades dos moradores, e buscar soluções junto ao Poder Executivo, e a primeira delas será na zona rural.

A Festa Municipal da Uva é uma promoção da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Importante Obra no acesso ao Loteamento Eldorado

Publicado em 08/02/2021.
Importante Obra no acesso ao Loteamento Eldorado

Vereador Belezinha (PSD) confere andamento da obra (foto: Assessoria/Divulgação)

Nesta manhã de segunda-feira (08), estivemos na Rua João Carlos de Cássia (entre Clio Fiori Druck e Rua 3 do eldorado)– Bairro Eldorado. Na oportunidade, fomos verificar um importante pedido que nosso mandato está engajado desde 2020, quando nos reunimos com a Prefeita Paula Mascarenhas. Agora, acompanhando o processo de execução dessa requalificação.

Essa via é a rua de principal acesso ao loteamento eldorado. Estamos muito contentes com mais essa conquista pelo bairro e pela população. Seguiremos buscando mais melhorias, tanto para iluminação e limpeza de valetas e bueiros.

Por Assessoria de Imprensa do gab. do vereador Reinaldo Belezinha (PSD)

Vereadora Marisa Schwarzer participa de reunião sobre o funcionamento do Castramóvel e viabiliza 17 mil reais para um plano emergencial de castrações

Publicado em 05/02/2021.
Por que o castramóvel ainda não está em funcionamento?
Vereadora Marisa Schwarzer participa de reunião sobre o funcionamento do Castramóvel e viabiliza 17 mil reais para um plano emergencial de castrações

Vereadora Marisa Schwarzer (PSB) participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Gustavo Vara)

Na manhã de hoje, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a secretária Roberta Paganini, sua equipe e as clínicas convidadas para enviar orçamentos para colocar em funcionamento a unidade móvel. Aproveitou ainda para conhecer o Castramóvel por dentro juntamente com o vice-prefeito Idemar Barz.

 O processo de andamento do Castramóvel está extremamente atrasado. Estamos na fase no qual as clínicas, a partir do termo de referência, precisariam enviar um orçamento do valor que a equipe necessitaria para operar a unidade de castração móvel. Para qualquer serviço que o governo contrate, eles são obrigados a enviar no mínimo três orçamentos para a fazenda, e somente depois disso, mediante aprovação, a prefeitura vai poder procurar e contratar a equipe que realmente fará o serviço no município.

 O problema é que as clínicas contatadas não tiveram interesse em participar do processo, ou não responderam. Essa reunião de hoje foi feita justamente para entender o problema que os veterinários viram no termo de referência, e entender porque não foram enviados os orçamentos. Infelizmente, apenas um representante de uma clínica se fez presente. Porém, a partir das dúvidas e questionamentos deste profissional, pudemos entender melhor o lado dos veterinários e explicar as partes do termo de referência na qual a interpretação não ficou clara.

 Uma das mudanças feitas a partir desta conversa, foi a retirada de uma das cláusulas do termo de referência a pedido de Marisa Schwarzer. Uma das obrigatoriedades era de que o médico veterinário fosse especialista em cirurgia, porém, mesmo sem a especialização, temos vários profissionais na cidade capacitados e aprovados pelo CRMV para realização das castrações. Também foi possível tirar as dúvidas do colega que foi representar uma das clínicas, principalmente acerca da documentação necessária por parte do profissional, que se refere à clínica já existente e não à necessidade de fazer a papelada do Castramóvel (que é responsabilidade da prefeitura). Outra dúvida da categoria é sobre os instrumentos que seriam usados no Castramóvel, que não são disponibilizados. A Secretaria de Saúde explicou que o veterinário não precisa adquirir novos instrumentos para usar na unidade móvel se não achar necessário, e pode levar os instrumentos que já possui na clínica. Em resumo, o Castramóvel seria um segundo local de trabalho para o veterinário: uma sala de cirurgias móvel que pode ir até os bairros.

 A parlamentar gostaria de reforçar que o termo de referência é flexível e que quem manda o orçamento é a clínica, logo, se o documento precisa passar por alterações, é possível! Mas para isso é necessário um retorno das clínicas e veterinários. No momento, o processo está totalmente parado em função da falta de orçamentos para encaminhar o projeto.

 A vereadora Marisa Schwarzer aproveitou a reunião para discutir a licitação dispensada, cuja liberação foi solicitada pela parlamentar à Prefeita Paula Mascarenhas, para que seja encaminhado um valor emergencial para um plano de castrações até que o Castramóvel seja colocado nas ruas. O valor de 17 mil será direcionado para esse plano, e também depende de um orçamento das clínicas. O valor é fixo pois este é o teto para dispensa de um valor com tanta rapidez, já é um plano de emergência. Não é mais viável ficar esperando enquanto os animais seguem se reproduzindo.

 Veterinários serão novamente contatados com o termo de referência alterado, e com os esclarecimentos das dúvidas que foram trazidas na reunião. Suplica-se que seja feito o retorno, e que seja aberta esta via de comunicação para beneficiar os animais. Os locais serão também contatados pedindo um orçamento de quantas castrações são possíveis fazer por este valor fixo de 17 mil e quanto tempo o profissional precisaria para cumprir esta demanda.

 "Sem dúvida a licitação dispensada no valor de 17 mil foi uma conquista," disse a parlamentar, "mas minha luta é para que o recurso para o convênio de castrações gratuitas seja enviado mensalmente para que possamos retornar com o programa. O Castramóvel é uma ótima adição às políticas públicas pelos animais em Pelotas, mas não nos faz evoluir neste âmbito se simplesmente substituir o projeto que vinha sendo mantido com a ONG SOS Animais. A unidade móvel resolve o problema de deslocamento de muitas famílias carentes, mas sua capacidade de atendimento não é a mesma que a de uma clínica com mais de uma sala cirúrgica e deve ser um complemento às políticas de castração!".

Por Assessoria de Imprensa do gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Carlos Júnior conhece propostas da SMED

Publicado em 05/02/2021.
Carlos Júnior conhece propostas da SMED

arlos Júnior (PSD) quis saber qual a visão a ser adotada pela SMED, com o propósito de estimular o esporte nas escolas (Foto: Assessoria/Divulgação)

No início da tarde da última quinta-feira, 28 de janeiro, o parlamentar esteve em agenda na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), com o intuito de apresentar questionamentos à Titular da Pasta, Adriane Silveira, que esteve acompanhada da Diretora da Secretaria, Clotilde Victória. Primeiro ouviu uma explanação da Secretária sobre a preparação, bem como das preocupações, para o retorno do ano letivo, já que o País ainda convive com restrições sanitárias, em consequência da pandemia, que permanece.

Em um segundo momento, o vereador Carlos Júnior (PSD) quis saber qual a visão a ser adotada pela SMED, com o propósito de estimular o esporte nas escolas como formação cidadã, nas comunidades como objetivo de inclusão social, e as competições nas diversas regiões da cidade, que visem integração e convivência coletiva entre as pessoas. Adriane ponderou que está há pouco mais de 20 dias na atividade, e em formação de equipe e distribuição de tarefas, mas tem o entendimento da importância do esporte no ambiente escolar e na vida de todos. Salientou também ser muito importante a parceria com a Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Pelotas, que será criada após o recesso legislativo, em uma proposta de Carlos Júnior, que será o presidente da mesma.

O parlamentar disse estar entusiasmado e disponível para construírem projetos que beneficiem o social, comunitário e competitivo “sou do esporte, e sei o quanto pode auxiliar para que não ajam desvios de conduta em crianças, jovens e adolescentes, e na melhora do convívio em grupo, é grande ferramenta aliada da educação”, afirmou o vereador Carlos Júnior.

Vereadora Marisa Schwarzer vai à colônia conhecer a realidade dos animais e protetores

Publicado em 05/02/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer vai à colônia conhecer a realidade dos animais e protetores

Vereadora Marisa esteve na Vila Nova (Foto: Assessoria/Divulgação)

Desde que assumiu como vereadora, muitos procuraram a Marisa Schwarzer para conversar sobre a situação dos animais na área rural. A pedido da Magda Raquel, ativista na causa animal, Marisa foi ao distrito Vila Nova conhecer a realidade dos cães comunitários e dos colonos que os protegem.

Segundo Magda, residente da Vila Nova, o maior problema é a quantidade de abandonos na região. Muitas vezes animais são removidos da área urbana de Pelotas e levados até os distritos para que sejam ilegalmente descartados. Os animais, sem conhecer o local, sem rumo e com fome, constantemente atacam as criações (galinhas, ovelhas e etc) e viram alvo de ameaças de moradores.

A vereadora reforça que abandonar um animal é crime. E abandonar um animal da cidade na colônia à própria sorte é condená-lo a um destino cruel! “Apesar do esforço de pessoas como a Magda,” disse a parlamentar, “nem todos encontram um lar e acabam perambulando pela zona rural, não castrados e se reproduzindo, até serem vítimas de violência por parte de alguém que considera a presença deles um prejuízo”.

Além disso, a vereadora Marisa Schwarzer defende que a colônia tem que ser também uma prioridade no programa de castrações gratuitas. Não somente os animais abandonados que se reproduzem livremente, cadelas com tutores também dão a luz a ninhadas pela falta de acesso a veterinários e políticas públicas de castração. 

Por Assessoria de Imprensa gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)

Lembrete nas contas do SANEP

Publicado em 05/02/2021.
Lembrete nas contas do SANEP

Santos quer que população seja informada sobre cobrança antecipada das contas (Foto: Paulo Pereira)

O vereador Marcio Santos enviou para aprovação a proposta para que, anualmente, seja informado previamente nas contas do SANEP de novembro e dezembro, a antecipação da fatura do mês de janeiro do ano seguinte - que já faz parte do cronograma da autarquia mas, ainda pega alguns cidadãos de surpresa.

A intenção é lembrar os contribuintes da cobrança anual, dando-lhes a oportunidade de preparar-se financeiramente. 

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)
ResponderResponder a todosEncaminhar

Vereador Marcio Santos apresenta projeto para pista de arrancada

Publicado em 05/02/2021.
Vereador Marcio Santos apresenta projeto para pista de arrancada

Márcio Santos defende projeto de construção de complexo de lazer e esportes através de PPP (Foto: Volmer Perez)

Na sessão ordinária representativa desta semana, o Vereador Marcio Santos apresentou o projeto de pista de arrancada, iniciativa que defende desde a sua campanha.

A pista, que pode vir a ser um complexo para eventos municipais (arena de eventos), tem como intuito a realização de eventos esportivos de arrancada de veículos automotores, ponto de encontro de motocicletas, carros rebaixados e carros antigos, competição de som automotivo, pista de bicicross, campo de futebol amador entre outros esportes e eventos culturais em geral.

A proposta é que com uma parceria público privada, o projeto possa ser tirado do papel e com o apoio e colaboração de todos os segmentos - que podem vir a ser privilegiados com a construção desse espaço - possibilitará a geração de mais trabalho e, consequentemente, renda, lazer, turismo e muitos outros benefícios para o município e população.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)


Vereadora Cristina Oliveira leva demandas da causa animal para a SQA

Publicado em 04/02/2021.
Vereadora Cristina Oliveira leva demandas da causa animal para a SQA

Volmer Perez

Na tarde de ontem (3), a vereadora Cristina Oliveira (PDT) participou de uma reunião com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer. Na oportunidade, a parlamentar apresentou as demandas da causa animal, sanou dúvidas referente à atuação da SQA e destacou sua disposição para trabalhar em defesa dos animais e do meio ambiente.

Um dos principais assuntos tratados na reunião foi sobre as fiscalizações de maus-tratos. Cristina solicitou maior celeridade na averiguação das denúncias e no retorno após notificação aos donos, já que, dependendo do caso, há riscos de óbito. Sobre esses pontos, o secretário explicou que o serviço foi otimizado nos últimos meses.

Em relação aos casos penalizados de maus-tratos, a parlamentar se inteirou sobre como estão funcionando as multas mais severas, em vigor desde o ano passado, quando um Projeto de Lei baseado em uma proposição do seu mandato foi aprovado e sancionado. Além disso, solicitou uma atuação mais coordenada com outros órgãos para as ocorrências em que há animais abandonados dentro de residências.

A vereadora também destacou a importância da educação para conscientizar a comunidade e mencionou o Projeto de Lei de sua autoria para incluir educação ambiental e bem estar animal no currículo das escolas municipais, aprovado na Câmara em setembro do ano passado e que ainda aguarda promulgação da chefe do Poder Executivo. “É com ações educativas que a médio e longo prazos vamos mudar nossa realidade.”, frisou.


Texto: assessoria de imprensa da vereadora 

Comissão de Saúde discute vacinação contra Covid-19 e funcionamento da Farmácia Municipal

Publicado em 03/02/2021.
Primeira reunião de 2021 teve a participação da secretária municipal e da coordenadora regional da Saúde
Comissão de Saúde discute vacinação contra Covid-19 e funcionamento da Farmácia Municipal

Comissão de Saúde presidida por Marcola (PTB) recebeu secretária e coordenadora regional de Saúde (foto: Volmer Perez)

Em sua primeira reunião pública de 2021, realizada nesta quarta-feira, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal discutiu o andamento da campanha de vacinação contra Covid-19 e o funcionamento da Farmácia Municipal. O encontro teve a participação da secretária municipal de Pelotas, Roberta Paganini Ribeiro e da coordenadora regional da Saúde, Caroline Hoffmann e foi coordenado pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB).

Durante a primeira metade da reunião Roberta Ribeiro e Caroline Hoffmann apresentaram dados e informações sobre o calendário e logística de vacinação na cidade, organização de grupos prioritários e recebimento de novos lotes de imunizantes.

Ao ser questionada pelo vice-presidente da Comissão, vereador Paulo do Sítio Floresta (PSDB) sobre o percentual de doses distribuídas até agora em Pelotas, a secretária respondeu que: “Das 10,5 mil doses que recebemos,6.2 mil foram para repassadas aos hospitais, 280 para o Pronto Socorro e 490 para ambulatórios. Tirando essas, todo o restante já foi aplicado. Acredito que este serviço a cargo dos hospitais deve estar beirando os 90% de aplicação”.

Sobre o recebimento de novos lotes a coordenadora regional declarou esperar para os próximos dias receber mais 4.060 doses. Desse total 3,4 mil são destinadas para Pelotas e o restante para Rio Grande. “A maioria das cidades da região já atingiu 100% dos grupos prioritários desta primeira etapa, por isso se entendeu que Pelotas e Rio Grande devem receber essas doses para atingir suas metas”, explicou.

Os vereadores Sidnei Fagundes, Sid (PT) e Jurandir Silva (PSol) demonstraram preocupação com a distribuição de vacinas para grupos sensíveis como as pessoas acamadas, portadores de deficiências, quilombolas e a comunidade escolar frente a possível volta às aulas em março.

 Roberta Ribeiro e Caroline Hoffmann argumentaram que Pelotas segue as orientações da Secretaria Estadual da Saúde com relação a classificação dos grupos prioritários e que os três primeiros grupos devem ser atendidos em breve. “Os idosos acamados, serão vacinadas em casa, mas ainda não há uma data para isso. Estamos desenvolvendo um cadastro através do site da Prefeitura para facilitar que essas pessoas acessem a vacina. Mais alguns dias e poderemos informar como acessar esse cadastro”, disse Roberta.

Sobre a comunidade escolar a secretária municipal informou que toda organização da Secretara de Educação para volta às aulas é feita sob acompanhamento da Secretaria de Saúde, mas que quanto a vacinação dos profissionais da educação e estudantes ainda é necessário a orientação do governo estadual.

 FARMÁCIA CENTRAL

A parte final da reunião foi destinada a tratar dos problemas de falta de medicamentos e demora no atendimento na Farmácia Central Municipal e na Farmácia do Estado que funcionam no mesmo prédio na rua Professor Araújo. Coube ao coordenador de Assistência Farmacêutica, Fabian Primo responder às perguntas dos vereadores, que em sua maioria foram baseadas em queixas encaminhadas pela população.

Fabian apresentou as novas práticas de gestão adotadas pela unidade para otimizar o serviço, falou das dificuldades enfrentadas pelos laboratórios com a falta de matéria prima para produzir determinados medicamentos e disse que a Prefeitura prepara novas ferramentas – entre as quais um aplicativo – que irão facilitar a vida dos usuários na hora de saber se determinado medicamento está disponível e pode ser encontrado na Farmácia Central ou nas distritais.

Em resposta ao vereador Michel Promove (Progressistas), Fabian indicou que uma campanha de esclarecimento da população sobre o funcionamento da farmácia está sendo preparada e em breve estará nas redes e nos veículos de comunicação.

Para o presidente da Comissão de Saúde a primeira reunião do ano foi produtiva a medida que várias dúvidas da população foram esclarecidas. “Mais uma  vez a Câmara exerce seu papel de mediadora entre população e Prefeitura e traz informações precisas e objetivas para sanar dúvidas ao mesmo tempo que, através do diálogo busca solução aos problemas que afligem a comunidade”, declarou Marcola.

O Vereador Marcio Santos visitou nesta quinta-feira (28) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.

Publicado em 03/02/2021.
O  Vereador Marcio Santos visitou nesta quinta-feira (28) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.

Vereador Márcio Santos conversa com secretário Bazanella (foto: Assessoria/Divulgação)

Uma das prioridades, neste primeiro momento, é conhecer e se aproximar de todas as Secretarias do município, para que o trabalho de ambas as partes possa andar em sincronia.
Em conversa com o Secretário Gilmar Bazanella, de maneira informal, o projeto da pista de arrancada - que será apresentado na Câmara na próxima semana - foi debatido. 
Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Vereador Carlos Júnior define agenda com o titular da SAS

Publicado em 03/02/2021.
Vereador Carlos Júnior define agenda com o titular da SAS

Vereador Carlos Júnior e a equipe da SAS (foto: Assessoria/Divulgação)

A proposta foi ajustada na última quinta-feira (28), quando o vereador Carlos Júnior (PSD) esteve em reunião com o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos.

O parlamentar pode verificar in loco as condições estruturais da secretaria, tanto físicas como de recursos humanos. Questionou ainda, sobre o número de assistidos e a atual rede de atendimento.

Durante a conversação, ficou claro que a pandemia provocou um aumento em Pelotas, de famílias em situação de vulnerabilidade social

Com a intenção de gerar relatórios para análises, que possam ser transformados em propostas no mandato, o parlamentar e o secretário, decidiram que na próxima quinta, dia 04 de fevereiro, farão visita aos abrigos mantidos pela SAS, como uma forma de identificar possíveis encaminhamentos que auxiliem na melhoria do atendimento da pasta.

Participaram do encontro, além do Secretário José Olavo Passos, a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Manoela Rodrigues, a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes, e o chefe de departamento, Juliano Nunes.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Presidente da Comissão de Esportes do Legislativo conhece Projeto do Osório F.C

Publicado em 03/02/2021.
Presidente da Comissão de Esportes do Legislativo conhece Projeto do Osório F.C

Vereador Carlos Jr. conhece projeto do Osório F.C. (foto: Assessoria/Divulgação)

 Ainda nomeada como Comissão de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, mas depois do recesso, em um projeto do vereador Carlos Júnior (PSD), será desmembrada, e surgirá a Comissão de Esportes. A proposta é ampliar os projetos que visam inclusão social por meio do esporte, e incentivar a retomada de competições de várias modalidades, e que tenham como fundamento principal, a integração das diversas comunidades da cidade.

E com esse pensamento o parlamentar esteve no último sábado (30) no Osório F.C., localizado no Passo dos Negros, na divisa com o Navegantes. Clube fundado em 25 de dezembro de 1933, e com uma vasta história de conquistas, onde funciona o Projeto Osório Amigo das Crianças, coordenado pelo Diego Monteiro, conhecido como “Chuchu”, com passagens no futebol amador e profissional.

Vários registros por meio de imagens foram apresentados ao vereador, de ações realizadas em benefício da comunidade, sempre viabilizadas com o auxílio de parceiros, uma delas contou com apoio até da UFPel.

O projeto funciona fundamentalmente com escolinhas de futebol, tendo o propósito de formação e socialização dos atletas, que são de diversas idades. Quem sabe até não surge, um novo “Taílson” por lá.

A grande meta agora é a conclusão do novo gramado, ao lado do atual, com toda a estrutura necessária que possibilite a inserção de mais crianças. Para isso, Chuchu, tem contado com apoio de amigos e apoiadores, mas falta muito ainda. Agora ganhou mais aliado, o vereador Carlos Júnior (PSD), que está disposto a ajudar inclusive para que o clube possa acessar recursos fiscais de incentivo ao esporte, “ conhecemos essa realidade, nasci aqui nessa região, precisamos usar cada vez mais o esporte como ferramenta de formação cidadã, serei parceiro sempre”, conclui o parlamentar.

Por Assessoria de Imprensa Gabinete do vereador Carlos Júnior (PSD)

Câmara de Vereadores recebe benção especial no dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Publicado em 02/02/2021.
Carreta passou pelo Legislativo e foi recebida pelo presidente Cristiano Silva (PSDB)
Câmara de Vereadores recebe benção especial no dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Presidente Cristiano Silva agradece à benção concedida ao Legislativo (Foto: Volmer Perez)

A 90ª edição da festa de Nossa Senhora do Navegantes em Pelotas foi marcada pela não realização da tradicional procissão lacustre por causa das regras de distanciamento social, porém uma carreata com a imagem da padroeira percorreu as ruas da cidade e fez uma parada especial na frente da Câmara de Vereadores para que fosse dada uma benção especial aos representantes da população e ao Poder Legislativo.

A comitiva católica foi recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Silva (PSDB) acompanhado de sua esposa e filha, além de assessores. Representando todos os 21 vereadores, Silva recebeu uma benção especial do padre Wilson. “Que sob a benção de Deus vocês possam trabalhar pela justiça e pela paz, para tempos novos para nossa cidade de Pelotas e que o trabalho de vocês de legislar por dias melhores seja abençoado”, disse o pároco.

Em breve pronunciamento, Silva disse também esperar por dias melhores para a cidade e finalizou pedindo: “que Nossa Senhora nos ajude nesse momento tão difícil pelo qual estamos passando”.

A carreta de Nossa Senhora passou pelos hospitais da cidade abençoando pacientes e profissionais da saúde e, ainda, pela Prefeitura antes de retornar para seu ponto de partida na Igreja do Porto.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pelotas

Safra do Camarão é aberta com clima de otimismo entre os pescadores

Publicado em 01/02/2021.
Câmara participou do ato oficial de abertura da pesca do camarão em 2021, que aconteceu na colônia Z3
Safra do Camarão é aberta com clima de otimismo entre os pescadores

Paulo Ferreira

No final da manhã desta segunda-feira(01), um ato simbólico no Kiosque da Z3, marcou a abertura oficial da Safra do Camarão 2021.Três pescadores receberam em mãos as licenças que autorizam a pesca. Por conta da salinidade da água, a expectativa é positiva para os números desse ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel,a estimativa é se aproximar da quantidade que foi pescada no ano de 2013, onde foi batido o recorde de mais de seis mil toneladas. Seidel ainda acrescentou que a pesca do camarão deve fazer girar na cidade em torno de R$ 50 milhões de reais.

Para o prefeito em exercício de Pelotas, Idemar Barz, mesmo não acontecendo uma festividade para marcar a safra, “o ato de abertura é uma forma de reconhecer o trabalho dos pescadores e valorizar as famílias que vivem dessa atividade”.

O presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Cristiano Silva (PSDB), destacou que “essa data estava sendo aguardada com muita ansiedade pelos pescadores, pois é através da safra que se consegue a segurança de uma renda para o ano inteiro”. Cristiano Silva, ainda reforçou a importância de fortalecer a colônia, dizendo que faz parte do trabalho dos parlamentares, trabalhar para esse desenvolvimento.

Também prestigiaram o evento, os vereadores: Paulo Coitinho (CIDADANIA), Jair Bonow (PP), Sidnei Fagundes (PT) e Paulo do Sítio Floresta (PSDB).


Texto: assessoria de comunicação da Câmara 

Abertura da Feovelha confirma bom momento do agronegócio gaúcho

Publicado em 29/01/2021.
Vereador Jair Bonow (Progressistas) representou Câmara Municipal no fórum de lideranças regionais
Abertura da Feovelha confirma bom momento do agronegócio gaúcho

37ª Feovelha marca a retomada dos eventos do agronegócio no sul do RS (foto: Volmer Perez)

Após uma primavera de poucas feiras agropecuárias pelo interior do estado por causa da pandemia de Covid-19 a 37ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) realizada em Pinheiro Machado chega como um sinal de retomada dos eventos do setor e, ainda, serve de palco para celebrar o bom momento do agronegócio gaúcho.

A abertura oficial do evento aconteceu nesta sexta-feira (29) com a realização de um fórum de lideranças regionais para discutir temas como a compra de vacinas pelos municípios, alternativas de desenvolvimento regional e a necessidade de mudanças no pacto federativo. A Câmara Municipal de Pelotas esteve representada no evento pelo vereador Jair Bonow (Progressistas). Em suas participações, Bonow defendeu a necessidade de se buscar soluções conjuntas entre os municípios para reduzir o desemprego e aquecer a economia das cidades da Zona Sul.

“Sempre defendo que de nada adianta o campo plantar e produzir se a cidade não tem como comprar e, hoje, estamos vivendo uma situação crítica nas cidades da região. Precisamos soluções, precisamos tomar uma atitude forte para recuperar a nossa economia regional, pois sem o financeiro não podemos dar o suporte social que a parte mais sensível da sociedade tanto precisa”, disse.

Prefeitos como Ivan Scherdien (Turuçu), Rui Brizolara (Morro Redondo), Marco Antonio Barbosa (Chuí) e Ronaldo Madruga (Pinheiro Machado) seguiram a linha defendida por Bonow e pregaram a necessidade de a região sair em busca de empreendedores capazes de garantir investimentos que modernizem a matriz econômica regional e gerem novos empregos.

Para Madruga é, também, urgente dar início a um movimento regional para cobrar a construção de um novo pacto federativo. “O atual pacto federativo é de 1996 e está defasado. Precisamos mudá-lo, adaptá-lo a nova realidade brasileira. É preciso que todos os prefeitos e vereadores se integrem nessa luta para melhorar a situação econômica dos municípios”, argumentou.

AGRO EM ALTA 

 A celebração ao bom momento do agronegócio gaúcho diante da valorização dos preços da soja, do arroz, da carne bovina e suína foi o ponto em comum nos discursos de lideranças do setor como o deputado federal Affonso Hamm (Progressistas), o presidente da Farsul Gedeão Pereira e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Vereadora Cristina Oliveira defende retomada do convênio com a SOS Animais

Publicado em 29/01/2021.
Vereadora Cristina Oliveira defende retomada do convênio com a SOS Animais

Volmer Perez


A vereadora Cristina Oliveira (PDT) está preocupada com a possibilidade da Prefeitura de Pelotas não retomar o convênio com a ONG SOS Animais, responsável por custear integralmente até 500 castrações mensais para animais semidomiciliados e pertencentes à população de baixa renda durante o tempo que esteve em vigência. Com a intenção de compreender qual o planejamento do Executivo para atender essa reivindicação da causa animal, a parlamentar protocolou no último dia 20 um Pedido de Informações, aprovado por unanimidade na Comissão Representativa desta semana. 

Cristina defende que o convênio seja retomado, uma vez que o serviço é essencial para o controle populacional e de zoonoses dos cães e gatos. “Numa cidade onde presenciamos tantos animais abandonados, doentes e famintos pelas ruas, é urgente que o contrato seja reiniciado, ainda mais se considerarmos o reflexo positivo dessa politica na saúde pública”, afirma.

Sobre a perspectiva da Prefeitura remanejar recursos do convênio para o custeio do Castramóvel, a vereadora posiciona-se com contrariedade. “O veículo para atender nos bairros sempre foi uma luta do nosso mandato, mas como também sempre defendi, acredito que o correto é um programa complementar a outro, e não suprimir. Temos muitos animais necessitando de cuidado e atenção do poder público, essa é a oportunidade de ampliar os atendimentos”, afirmou.

A vereadora lembra que apresentou uma emenda, aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, no valor de R$ 150 mil para manutenção e funcionamento do Castramóvel.

 

Texto: assessoria de imprensa da vereadora 

Secretária de Educação quer rede municipal pronta no dia 8 de março para o começo do ano letivo

Publicado em 28/01/2021.
Diretores e SMED ainda discutem se ano começará com aulas presenciais ou online
Secretária de Educação quer rede municipal pronta no dia 8 de março para o começo do ano letivo

Comissão de Educação realizou primeira reunião pública do ano. (Foto: Volmer Perez)

A Comissão de Educação da Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (28) a primeira reunião em 2021 e recebeu a secretária municipal Adriane Silveira para tratar do retorno do ano letivo na rede do município. Durante quase três horas a secretária foi sabatinada pelos vereadores sobre o modelo a ser adotado pela Prefeitura (presencial ou online), preparação das escolas para atender às exigências sanitárias e estratégias para garantir a segurança da comunidade escolar.

“No ano passado não estávamos preparados para viver a pandemia, agora quase um ano depois estamos pensando na possibilidade de um novo calendário escolar e esse ano letivo ele não pode trabalhar na improvisação, pois sabemos o que é viver em pandemia e por isso precisamos ser proativos, para encontrar soluções no sentido principal de amenizar os impactos. Precisamos saber lidar com os imprevistos e ter um ano letivo planejado”, declarou.

 A secretária afirmou aos vereadores que a Prefeitura trabalha com o prazo de 8 de março para estar com toda a estrutura da rede pronta para iniciar o calendário letivo, porém esclarece que isso não significa que os estudantes estarão dentro dos colégios nesse dia. “Volta às aulas não é sinônimo de retorno às escolas”, disse.

Conforme Adriane Silveira a data é um teto para a organização do sistema e que o retorno dos alunos depende de fatores como: aprovação de planos de contingencia, escolas vistoriadas e equipadas com materiais necessários de higienização, equipes treinadas e protegidas e uma série de novos protocolos de segurança. A decisão sobre começar o ano com modelo online, híbrido (parte online e parte presencial) ou presencial deverá ser tomada por cada direção de escola após discussão com sua comunidade escolar.

Para o presidente da Comissão de Educação, vereador Michel Promove (PP) a reunião foi extremamente positiva apesar de não ter conseguido esgotar todos os temas propostos. “Este é um assunto muito complexo e ainda há muito que conversar, mas acredito que a Câmara deu um passo muito importante hoje iniciando esse debate”, declarou.

A vice-presidente da Comissão de Educação, Fernanda Miranda (PSol) elogiou o posicionamento da secretária em retomar o diálogo com a Câmara e a comunidade escolar. “A secretária não tinha toda as respostas, mas se colocou à disposição do diálogo e isso é muito importante, porque passamos por um processo muito difícil no ano passado com a falta de diálogo e com ações que não condizem com aquilo que a gente espera de uma secretaria de educação”, disse.

A vereadora destacou ainda a disposição da nova secretária de ouvir a comunidade e garantir a independência das escolas no processo de discussão sobre a retomada das aulas.

A próxima reunião da Comissão de Educação deve acontecer na segunda semana de fevereiro com a participação de entidades convidadas como Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social e outras instituições, com o objetivo de aprofundar ainda mais o debate sobre o início do ano letivo 2021.

Vereadora Cristina Oliveira solicita implementação da educação ambiental e bem estar animal nas escolas municipais

Publicado em 28/01/2021.
Vereadora Cristina Oliveira solicita implementação da educação ambiental e bem estar animal nas escolas municipais

Volmer Perez

A vereadora Cristina Oliveira (PDT) apresentou, na Comissão Representativa de ontem (27), um Pedido de Informações para questionar a Prefeitura de Pelotas sobre a implementação do Projeto de Lei nº 5498/2020, aprovado por unanimidade à época, que prevê a inclusão da educação ambiental e bem estar animal no currículo das escolas municipais.

No documento, que já foi encaminhado para o Executivo, também solicitou a data prevista para a efetiva incorporação dos temas.
A proposição, votada na Câmara no dia 2 de setembro do ano passado, desde então aguarda promulgação, ou seja, a apreciação da prefeita, que tem a responsabilidade de sancionar ou vetar a matéria. Ao protocolar o PL, a parlamentar justificou que por meio da inclusão de ações educativas se pretende a médio e longo prazos mudar a realidade que se vive e consequentemente diminuir os problemas relacionados à falta de informação que causam estragos ambientais, bem como, maus-tratos aos animais.

Com isso, de acordo com ela, a intenção é instruir as crianças no Ensino Fundamental, buscando assim um futuro mais consciente e com menos casos de agressão ao meio ambiente.

O Projeto também autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio com faculdades de Direito, Biologia e Medicina Veterinária instaladas na cidade, assim como com entidades não governamentais de Proteção Animal e Ambiental, para que auxiliem na capacitação dos educadores, professores e servidores da rede municipal de ensino.


Texto: assessoria de imprensa da vereadora 

Vereador Belezinha cumpre agenda na SQA

Publicado em 28/01/2021.
Vereador Belezinha cumpre agenda na SQA

Foto: assessoria do vereador

Nesta quinta-feira (28), o vereador Reinaldo Elias (PSD), esteve reunido com com o secretário de Qualidade Ambiental,Eduardo Daudt Schaefer e o diretor, Gabriel Manzke.Na oportunidade, foi discutido o empenho de protagonizar pautas ambientais através da Comissão de Meio Ambiente.

 

Também foi conversado sobre as solicitações de podas para algumas regiões da cidade.O parlamentar aproveitou o encontro e foi até a Avenida Mario Meneghetti, juntamente com o Diretor, Grabriel Manzke, a fim de verificar o encaminhamento para fiscalizações de alguns pedidos de podas e supressão de árvores.

 

Texto: assessoria do vereador 

Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com o Executivo para discutir políticas públicas de castração

Publicado em 28/01/2021.
Vereadora Marisa Schwarzer se reúne com o Executivo para discutir políticas públicas de castração

Vereadora Marisa e prefeita Paula serviço de castração de animais sem dono (Foto: Paulo Ferreira/TV Câmara)

Na tarde de hoje (27 de janeiro), a vereadora Marisa Schwarzer se reuniu com a prefeita Paula Mascarenhas e a secretária da saúde Roberta Paganini para levar as demandas da proteção animal e buscar respostas sobre as políticas públicas de castração.
Um dos principais assuntos foi o Castramóvel e a data de início do programa. A prefeita informou que o município irá focar todos os recursos de castração na unidade móvel, não renovando assim o convênio do mandato anterior.

Em torno de 30 dias atrás o Executivo entrou em contato com clínicas veterinárias na cidade pedindo orçamentos para contratação da equipe que operaria o Castramóvel. São necessários ao menos três orçamentos para que se defina o valor de mercado e o processo seletivo ande. Mesmo cobrando novamente, os orçamentos ainda não foram enviados, e algumas clínicas já informaram não ter interesse em participar. Para acelerar este processo e entender se há algum impedimento para os profissionais, a vereadora Marisa Schwarzer e a secretária de saúde irão se reunir na semana que vem com veterinários que poderiam fazer esse serviço para que já seja possível definir os orçamentos.

Alguns detalhes da logística do atendimento da unidade móvel ainda estão sendo pensados, porém os responsáveis pelos animais serão previamente inscritos e já estarão cadastrados quando o Castramóvel chegar em seus bairros. A unidade móvel ficará um período no local, e depois seguirá para a próxima região. Assim que enviados os orçamentos, o processo todo deve levar em torno de 60 dias, e então a unidade móvel passará a atender a população.

A parlamentar conversou com a prefeita sobre esse período até o Castramóvel ir para as ruas, pois já são alguns meses sem as castrações gratuitas. Tentaram então achar uma solução para viabilizar essas castrações, cuja tramitação para liberação de verbas não levasse meses (afinal, o serviço é necessário nestes 60 dias). Levando em consideração o pedido da vereadora Marisa Schwarzer, a prefeita Paula Mascarenhas vai liberar um plano emergencial de castrações para animais comunitários a partir de uma licitação dispensada, cujo valor não é tão alto, mas a liberação é imediata. O montante está sendo definido e será divulgado assim que possível.

A vereadora e secretária de saúde vão aproveitar a reunião da semana que vem com as clínicas e já pedir também orçamentos para esse plano emergencial a fim de executá-lo o quanto antes.

Câmara homenageia 100 anos do Fica Ahí

Publicado em 27/01/2021.
Câmara homenageia 100 anos do Fica Ahí

Presidente Cristiano e vereador Coitinho com a presente do Fica Ahí Teresa Costa (Fotos: Volmer Perez)

A primeira sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, gestão 2021/2024, aconteceu nesta quarta-feira (27/01). Com proposição de Paulo Coitinho (Cidadania), o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo recebeu homenagem e uma placa comemorativa pela passagem dos seus 100 anos de fundação.

O clube começou sua trajetória como cordão carnavalesco, nas cores branco e azul, em 27 de janeiro de 1921, e em 1953 teve alteração no nome de Clube Carnavalesco para Clube Cultural. Com isso, a entidade conseguiu desenvolver projeto educacional, sediando a Escola Dr. Francisco Simões e nos anos 60 foi sede provisória da Escola Academia do Samba.

“Nossa homenagem representa todo o reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido pelo Clube. Além da diversão, também a necessidade de união para não sucumbir perante a discriminação”, disse o proponente. Coitinho lembrou personalidades negras pelotenses como Giba-Giba, Giâmare, Mister Pelé, Mestre Griô Sirley Amaro, professor, poeta e filósofo Michel Delmar Dias, Mestre Batista, Rubinei Machado e Ademar Ornel. 

A presidente da entidade, Teresa Joaquina Gomes Costa, falou sobre a história de luta do clube, as crenças e o desejo de voltar as atividades normais assim que a pandemia do Covid-19 passar.

Em um discurso emocionado, Daniel Amaro, representante do Grupo Amigos do Clube Fica Ahí, falou sobre a história do negro em Pelotas, tudo já conquistado e do muito que ainda precisa ser feito.

Representando o executivo, o secretário de cultura, Pedro Pedroso, participou da solenidade e salientou a importância do Fica Ahí para a cultura da nossa cidade. “Parabéns aos vereadores pela iniciativa, a entidade faz parte da história cultural da nossa cidade e merece a homenagem”, disse. Em seu pronunciamento, o secretário leu uma carta enviada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) parabenizando o centenário da entidade.

A solenidade contou com a apresentação fragmentada ao vivo do espetáculo A Dança dos Orixás, com a bailarina Ludmila Coutinho, percursionistas Wesley Vieira e Iuri Vieira, com direção de Daniel Amaro.

O Clube Cultural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul em 06 de dezembro de 2013.

Assinaram a proposição os vereadores Cristiano Silva (PSDB), presidente da Casa, Cesinha (PSB), Márcio Santos (PSDB), Anderson Garcia (PTB), Michel Promove (PP), Reinaldo Belezinha (PSD), Paulo do Sítio (PSDB), Jair Bonow (PP), Barriga (PTB), Marcola (PTB) e Carlos Júnior (PSD).

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Paulo Coitinho (Cidadania)

Vereador Marcio Santos visita o SANEP

Publicado em 27/01/2021.
Vereador Marcio Santos visita o SANEP

Santos e Michele Alsina conversam sobre os serviços do Sanep (Foto: Assessoria/Divulgação)

Desde o início do seu mandato, o Vereador Marcio Santos está visitando autarquias e secretarias do município. Nesta quarta-feira (27), visitou o SANEP para conversar com a Diretora-Presidente Michele Alsina.

"O Sanep é fundamental para a população e ter essa proximidade é de extrema relevância pois, desta maneira, podemos representar e dar voz a nossa população", afirma Marcio.
Além da preocupação do Vereador em ter uma proximidade com a autarquia e sua forma de trabalho, foram expostas algumas demandas recebidas desde o início do mandato.  
Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Márcio Santos (PSDB)

Carlos Júnior cumpre agenda na SDR

Publicado em 27/01/2021.
Carlos Júnior cumpre agenda na SDR

Vereador Carlos Júnior e secretário Seidel discutem problemas da zona rural. (Foto: Assessoria/Divulgação)

No início da tarde de ontem (26), o vereador Carlos Júnior (PSD) esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), onde foi recebido pelo titular da pasta, Jair Seidel. Manutenção de estradas, de pontes, e outros projetos de fomento à produção e ao turismo rural, foram pauta do encontro.

Assim como aconteceu na Secretaria de Obras na semana passada, o parlamentar verificou condições estruturais da SDR, e pediu informações sobre a quantidade, e o estado do maquinário utilizado na manutenção da zona rural de Pelotas.
A partir do levantamento realizado, o vereador irá gestionar em fontes federais, a possibilidade da liberação de recursos como forma de melhor equipar as administrações distritais.

Recursos aprovados


Ainda na condição de Vice-Presidente do Diretório Municipal do PSD, Carlos Júnior, assegurou no fim do ano passado, junto ao deputado federal Danrlei de Deus (PSD) uma emenda parlamentar no valor de 250 mil reais, que garantirá a construção de uma quadra poliesportiva, que ficará localizada na Escola Waldemar Denzer, no 4º distrito, para uso daquela comunidade.

Questionado pelo vereador sobre o estágio de execução da obra, o Secretário Jair Seidel afirmou que em poucos dias entra em processo de licitação.

Por Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Carlos Júnio (PSD)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon