Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Publicado em 10/07/2019.
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Fernanda Miranda visita Escolas do município

Publicado em 04/07/2018.
Mandato tem compromisso com a defesa e valorização da educação pública e de qualidade
Vereadora Fernanda Miranda visita Escolas do município

Foto: Assessoria vereadora

As visitas nas escolas municipais, feitas pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), continuam. O objetivo é averiguar os problemas enfrentados e cobrar do poder executivo o que lhe compete como dever.

Em visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência, localizada no bairro Sítio Floresta, foi constatado - novamente - a precariedade do ensino público municipal na cidade.  

A EMEF Independência não possui mais vagas para novos estudantes e trabalha, neste momento, com cerca de 835 alunos nos três turnos em que atende à comunidade. Um número que excede a capacidade física da Escola. Com salas de aula pequenas e superlotadas, até mesmo o salão/auditório vem sendo utilizado por uma turma de nono ano, no turno vespertino. Além da repartição abrigar a turma, também serve de depósito para uma série de materiais de construção.

"Ali também nos deparamos com janelas sem vidros, que tornam o ambiente frio, desagradável e impróprio para o aprendizado. O pátio da escola encontrava-se alagado, fato que se repete a cada chuva, segundo a comunidade escolar.", diz a vereadora que viu a situação de perto.

A falta de professoras  para as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa também afeta o educandário. O anexo escolar, que atende estudantes da pré-escola, embora tenha recebido melhorias estruturais, continua com uma acústica muito ruim, tornando o ambiente de trabalho desagradável e dificultando as atividades educacionais. 

É importante destacar que o bairro cresceu muito nos últimos anos, sobretudo, através da construção das unidades habitacionais do Programa MInha Casa, Minha Vida na região. No entanto, a infraestrutura do bairro não acompanhou esse crescimento. 

Não há uma escola de educação infantil; faltam vagas nas escolas existentes; a Unidade Básica de Saúde não suporta o aumento populacional; o transporte público é precário (poucos horários na linha e, consequentemente, superlotação).

A vereadora do PSOL ainda reforça: "Continuaremos fiscalizando e exigindo do poder público soluções para essas problemáticas."


Seminário debate saúde, alimentação e meio ambiente

Publicado em 04/07/2018.
O evento tem apoio do mandato do vereador Antonio Peres – Toninho
Seminário debate saúde, alimentação e meio ambiente

Foto: divulgação

 A produção de alimentos saudáveis, suas variantes para saúde e meio ambiente, serão abordados no Seminário “Você sabe o que você consome? Saúde, Alimentação e Meio Ambiente. Evento que ocorre nesta quinta-feira (05/07) a partir das 18h na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel (Benjamin Constant, 1359).

 A iniciativa é das Universidades Federal e Católica de Pelotas em conjunto com a Arquidiocese, com apoio do mandato do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB). Atendendo ao pedido deste grupo, o parlamentar organizou em abril, audiência pública que teve como tema a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos saudáveis.

Serão palestrantes no evento desta quinta-feira, Dr. Ana Claudia Fassa, que falará sobre “Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana”, João Carlos da Costa Gomes e João Ernani Schwengber que abordarão “Transição Agroecológica: Princípios, Métodos e Técnicas”. O seminário terá entrada franca.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peres – Toninho (PSB)

Audiência Pública nesta quarta vai compor a Frente Parlamentar do Hospital Regional

Publicado em 03/07/2018.
Encontro vai abordar também a discussão do tema na Câmara dos Deputados em Brasília

O vereador Marcus Cunha (PDT) realiza audiência pública, nesta quarta-feira, 04/07, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal, para constituir a Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Hospital Escola Regional 100% SUS, composta por vereadores da Metade Sul.

Na audiência será debatida a viagem a Brasília, dia 10 de julho, para reunião na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares vão expor aos representantes da Bancada gaúcha a necessidade de destinarem verbas para a conclusão das obras do Hospital Regional.

 Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)

Vereador Salvador Ribeiro promove visita do comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues a Câmara Municipal

Publicado em 29/06/2018.
O momento une as instituições pelo bem comum da sociedade pelotense
Vereador Salvador Ribeiro promove visita do comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues a Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

O Vereador Salvador Ribeiro (MDB) na manhã da última quarta-feira (27), recebeu a visita em seu gabinete do Major Gerson Luiz Rodrigues, Comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas. O momento serviu para aproximar as instituições, trocar experiências, e reforçar o interesse mútuo que é trabalhar para o bem comum da sociedade pelotense. O Vereador Salvador Ribeiro, ainda promoveu o encontro entre o Comandante e o Presidente da casa, o Vereador Anderson Garcia.

O Vereador destacou ainda que, a visita do Comandante do Corpo de Bombeiros Major Gerson Luiz Rodrigues, serve para estreitar a relação entre as instituições, e assim contribuir de forma mais qualificada para que os anseios e necessidade da população pelotense sejam bem atendidas.

Considero muito importante a visita do Major Gerson, que já demonstrou o seu interesse, para alinhar os trabalhos, tanto do Legislativo como também da do Corpo de Bombeiro. Já tivemos vários problemas no passado quanto as questões das legislações para adequação dentro das normas e exigências que envolve a segurança das casas de shows de nossa cidade. Acredito que esta aproximação minimizará futuros problemas que envolvem as demandas, e resultará sim, em um melhor atendimento aos anseios de nossa população”, destacou o Vereador Salvador Ribeiro.

Texto: Assessoria de Gabinete - Vereador Salvador Ribeiro (MDB)

Intérpretes de Libras na Câmara Municipal

Publicado em 29/06/2018.
Concurso Público para os profissionais deve sair em breve
Intérpretes de Libras na Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

Desde o início do mandato, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) tem denunciado a falta de acessibilidade da população surda à participação política dentro da câmara de vereadores por falta de intérpretes de libras na casa. Desde o ano passado, aponta-se a necessidade de realização imediata do concurso público para estes cargos dentro da Câmara. 
Essa semana, a vereadora reuniu-se junto ao diretor da Casa Legislativa, Sr. Ademir Oliveira e ao presidente da mesa diretora, Vereador Anderson Garcia e ambos confirmaram que o Concurso Público deverá sair em breve. 


Diante dessa situação e principalmente, para que não haja mais prejuízos à comunidade surda, tanto o diretor quanto o presidente acataram a sugestão para que sejam realizados contratos emergenciais de Tradutores e Intérpretes de Libras até que os concursados sejam chamados. 
Uma boa notícia possibilitada pela mobilização da comunidade surda e dos tradutores e intérpretes de libras.

Texto: Assessoria de imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL) 

Projeto Tampart incentiva crianças a produzirem arte com tampinhas

Publicado em 29/06/2018.
Oficinas estão sendo feitas com alunos da rede pública municipal
Projeto Tampart incentiva crianças a produzirem arte com tampinhas

Foto: Assessoria vereador

Na tarde desta quinta-feira (28), o vereador e líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), participou de uma das oficinas do Projeto Tampart em Pelotas. A atividade aconteceu no Mercado Central e reuniu alunos da 5ª série da EMEF Brum de Azeredo. Durante as oficinas, os alunos são instigados para a criação de desehos com o uso de tampas plásticas e, também, para a importância do desenvolvimento da consciência ambiental.

Idealizado e desenvolvido pelo artista plástico, Ubiratan Fernandes, o Tampart irá desenvolver - entre os meses de junho e setembro - oficinas lúdicas com alunos das turmas dos 5° e 6º anos das escolas Carlos Laquintinie, Brum de Azeredo, Ferreira Viana, Jeremias Fróes, Alcides de Mendonça Lima e Nossa Senhora do Carmo. 

Para Fabrício Tavares, o projeto é fundamental para a preservação do meio ambiente, principalmente dos oceanos, mares, rios e lagoas: "Nossa ideia é despertar a consciência ambiental nas nossas crianças, e nada melhor do que aliar isso através de um projeto, que engloba arte, sustentabilidade e educação", salientou.

Ubiratan Fernandes, criador do Tampart, salienta a necessidade de cuidados com o meio em que vivemos: "A conscientização acontece para termos chance de mudar nossos hábitos. A sociedade que polui também é a sociedade que pode resolver o problema, através da reciclagem e sustentabilidade".

Após o cronograma de oficinais, a ideia é confeccionar um grande painel feito com as tampinhas arrecadadas pelos alunos, para expor a obra em um ponto da cidade, buscando incentivar e estimular a população para a necessidade de preservação do meio. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Vereador Salvador Ribeiro recebe integrantes da secretaria de transporte e trânsito

Publicado em 29/06/2018.
O Parlamentar quer contribuir para que o “Plano de Mobilidade Urbana” contemple as demandas e necessidades da pessoa idosa
Vereador Salvador Ribeiro recebe integrantes da secretaria de transporte e trânsito

Foto: Assessoria de Imprensa

O Vereador Salvador Ribeiro recebeu em seu gabinete a visita do Diretor Executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Luiz van der Laan, e do Arquiteto e Urbanista UFPel/STT, Evaldo Tavares Krugër, integrantes do comitê da STT que tratam do tema “o Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas” junto ao Executivo.

A visita serviu para realizar intercâmbio de informações sobre aspectos relevantes que envolvem o “Plano de Mobilidade Urbana”, bem como oportunizou o estabelecimento de cooperação com vistas aos Projetos de Lei que serão apresentados pelo Vereador Salvador Ribeiro em atendimento ao melhor interesse da população pelotense de idosos.

Na presente oportunidade, o Vereador parabenizou a iniciativa proposta pela Prefeita Paula Mascarenhas e pelo Secretário Municipal de Transporte e Trânsito (STT), Flavio Modaffar Al Alam. “Saliento que a maneira que está sendo construído o Plano de Mobilidade com a comunidade pelotense, certamente resultará em projeto que contemplará todas as demandas de nossa cidade”, reiterou Ribeiro.

 

Assessoria de imprensa do Vereador Salvador Ribeiro

Câmara fará ponto facultativo na próxima segunda-feira

Publicado em 28/06/2018.
Atividade será retomada normalmente na terça-feira
Câmara fará ponto facultativo na próxima segunda-feira

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Lenise Slawski

Seguindo as alterações previstas no atendimento de diferentes órgãos públicos do município, a Câmara Municipal vai fazer ponto facultativo na próxima segunda-feira (02/07), em virtude do jogo da Seleção Brasileira. A alteração no expediente foi levada para discussão no Plenário, como não houve consenso das sugestões propostas, a decisão ficou com a presidência da Casa.

Até então, os jogos da Seleção não tinham provocado nenhuma alteração no expediente. A ideia, segundo a Presidência, é de que os servidores do legislativo possam se adequar às mudanças feitas em vários órgãos de diferentes esferas públicas, como escolas, judiciário, entre outros. O expediente será recuperado nos dias seguintes.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Publicado em 28/06/2018.
O debate foi em torno da mudança das linhas de transporte coletivo que circulam no bairro
Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Glem Azevedo

O mandato do PSOL na Câmara esteve na última terça-feira (26) junto aos moradores do bairro Areal, realizando Audiência Pública sobre as modificações no transporte coletivo, que afetaram a rotina dos moradores da localidade. A audiência, proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), aconteceu na Escola Piratinino de Almeida e contou com ampla participação dos moradores do bairro. Também esteve presente o vereador Antônio Peres do PSB, os representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - STT, e do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas – CTCP. A população presente foi unânime na reivindicação pelo retorno das duas linhas de ônibus, Posto Fundos e Saint Hilaire. Com as modificações realizadas pela CTCP, as referidas linhas passaram a ser uma única linha circular, ocasionando transtornos para a população, como a superlotação dos ônibus, principalmente em horário de pico e o aumento do tempo de espera pelo coletivo. Também houve aumento do trajeto realizado, visto que a linha faz uma trajetória maior por ser circular.

Os moradores do bairro também apontaram o descontentamento com a forma com que as modificações foram realizadas pelo consórcio. Não houve consulta a população e a informação sobre as alterações foram repassadas pouco tempo antes da efetivação das mesmas. Dentre as demandas reivindicadas pelos moradores do bairro Areal, além do retorno das duas linhas de ônibus, está o intervalo de 10 minutos para cada itinerário; melhorias na sinalização e luminosidade em frente à escola Piratinino de Almeida, bem como instalação de uma parada de ônibus em frente ao educandário. Para além destas reivindicações, pontuou-se que o trajeto circular da linha de ônibus trouxe sobrecarga aos trabalhadores do transporte coletivo, e que a lei da Parada Segura - que garante o desembarque fora do ponto por mulheres, pessoas trans, idosos e deficientes físicos, no período noturno - não está sendo respeitada.

Como encaminhamento da audiência, formou-se uma comissão com representações de moradores do bairro Areal, com o intuito de levar para a Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas as demandas da população, buscando soluções imediatas para a resolução desta problemática, que tem prejudicado a vida da população usuária do transporte coletivo do Areal Fundos.

O mandato do PSOL na Câmara segue a luta pela melhoria dos serviços prestados à população, cobrando da Prefeitura a garantia de um transporte coletivo de qualidade, que atenda as reais necessidades dos usuários.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Blank pede emenda em projeto estadual

Publicado em 28/06/2018.
O PL visa mais segurança no transporte de passageiros
Blank pede emenda em projeto estadual

Foto: Assessoria de imprensa - Lenise Slawski

Ao tomar conhecimento da tramitação de Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa, o vereador Eder Blank (PDT) elaborou um pedido de emenda incluindo segmento na proposta do deputado Enio Bacci, também do PDT. O deputado pedetista está sugerindo através do PL 83/2018 que seja "criado cadastro de assaltantes de taxistas e motoristas de aplicativos no Rio Grande do Sul", o qual ficará à disposição das policias estaduais. 
Na sua proposta, Eder Blank pede ao deputado Gilmar Sossella (PDT) que inclua no PL, via emenda, "Motoristas do transporte coletivo urbano, suburbano e intermunicipal, e que o cadastro seja disponibilizado às Secretarias Municipais de Segurança Pública ou Guardas Municipais". 
"A proposta de criação da lei é pertinente e acreditamos que  tal medida vai aumentar o leque de possibilidades de combate à violência aos trabalhadores do segmento do transporte de passageiros em todo o nosso estado", salienta o vereador. 
Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eder Blank (PDT)
Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon