Rede Câmara
Publicado em
01/01/2025.
A Rede Câmara é o canal oficial de comunicação da Câmara Municipal de Pelotas, e proporciona informação do Poder Legislativo, assim como acolhe opiniões da população. Através dos contatos disponíveis na página Contatos e das redes sociais da Casa do Povo, a Rede Câmara proporciona interação com a comunidade.
No site, a Rede Câmara sempre divulga:
- Semanalmente os Compromissos Legislativos, que consistem na Agenda Legislativa da semana, e os convites para as audiências públicas, sessões solenes e reuniões de comissões temáticas propostas.
- Notícias da Casa Legislativa e das ações dos mandatos dos parlamentares.
A programação jornalística da Rede Câmara, veiculada nos canais de TV, rádio e simultaneamente pelas redes sociais está disponível ao público como maneira de aumentar a transparência do Poder Legislativo.
- Câmara News: Noticiário ao vivo, que inclui as principais notícias dos últimos dias, agenda legislativa da semana ou cultural do fim de semana, e outros. Acontece às segundas e sextas-feiras, às 13h.
- Câmara Notícias: Notícias-destaque do dia, acontecendo às terças, quartas e quintas-feiras, às 18h.
- Câmara Redação: Um apanhado das principais notícias da semana, de recorrência semanal, veiculado nos intervalos da programação.
- Fala vereador: Podcast com os vereadores a respeito dos seus mandatos. Não tem dia ou horário definidos, ocorrendo conforme a disponibilidade dos setores.
- Câmara entrevista: Bate-papo com os vereadores, para entender seus posicionamentos e trajetórias, também sem programação definida.
- Galeria: O programa cultural da Rede Câmara, retomado após um tempo de interrupção, que cobre eventos e traz curiosidades culturais. A recorrência deve ser retomada para semanalmente.
- Rádio News: Noticiário radiofônico diário da Rede Câmara, contendo as principais notícias dentro da Câmara e outros conteúdos. Acontece de hora em hora, na Rádio Câmara.
Além disso, a Câmara transmite ao vivo todos os Compromissos Legislativos, sejam eles sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões de comissões, sessões solenes, audiências públicas e outros.
- Sessões Ordinárias: Momentos em que os vereadores discutem pautas, projetos de lei e ações, e aprovam o direcionamento de recursos do Poder Executivo. Elas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, com início às 8h30min.
- Reuniões de Comissões Temáticas: Acontecem mediante solicitação do presidente da Comissão – à exceção da CCJ e COF (Constituição, Justiça e Redação; Orçamento e Finanças) que ocorrem às terças, pós-sessão, na mesma transmissão das Sessões Ordinárias.
- Audências Públicas: Transmitidas por todos os canais de comunicação. Elas acontecem mediante solicitação dos parlamentares, com seus convites publicados às segundas-feiras na seção Compromissos Legislativos e disponíveis nos destaques do Instagram. As Sessões Solenes ocorrem da mesma maneira, mas com menor recorrência.
- Sessões Extraordinárias: Têm finalidade de aprofundar um tópico específico levantado durante as sessões ordinárias, por isso ocorrem apenas quando necessárias ou solicitadas. Os canais de transmissão são os mesmos das outras sessões.
