Você está aqui: Página Inicial / Processo Legislativo / Vereadores / Fernanda Miranda

Fernanda Miranda

Publicado em 02/08/2017.
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Fernanda Pinto Miranda, é natural de Pelotas e aos 40 anos é vereadora da cidade. Formada no curso do Magistério e em Letras com Habilitação em Língua Espanhola e especialista em linguística aplicada pela UFPEL, atualmente é graduanda de Psicologia também pela UFPEL. A parlamentar exerce o seu segundo mandato como vereadora. Fernanda começou a sua vida política em 2011 quando ingressou no Sindicato dos Trabalhadores de Pelotas, tornando-se delegada sindical pela escola Piratinino de Almeida, além disso a vereadora faz parte da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Pelotas e se identifica com os bairros Pestano e Areal fundos, locais do qual Fernanda já residiu.

Palavras como lutadora, corajosa e indignada são algumas das definições do qual a parlamentar se identifica durante o seu mandado. Além disso causas relacionadas com educação, saúde mental, lutas feministas e contra o racismo e homofobia são algumas das pautas do qual a vereadora volta os seus esforços como parlamentar.

''Importante começar pontuando que nosso mandato é construído a partir das lutas coletivas. Sabemos muito bem o que significam os espaços institucionais, por essa razão, temos plena convicção de que não será nesse espaço que conseguiremos efetivamente mudar a sociedade. No entanto, ocupar uma cadeira no parlamento é uma forma de podermos resistir aos ataques à classe trabalhadora e, principalmente, levar nossas pautas e nosso projeto de sociedade para que mais pessoas possam se somar na construção de um mundo mais justo.No meu entender, qualquer pessoa que tenha como tarefa ocupar um espaço parlamentar e levar as pautas da classe trabalhadora deve estar alinhado totalmente com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras. Honestidade, posicionamento, transparência, consciência de classe são, pra mim, os principais valores que qualquer político deve ter.Estar em um ambiente que foi pensado e elaborado por homens para manter um sistema de opressão e exploração já é por si só um desafio. Não é fácil ocupar um espaço sendo mulher da periferia, trabalhadora, mãe. Até chegar no espaço institucional, é um grande percurso cheio de barreiras que nos impedem de estar ali. Depois que conquistamos esse lugar, temos que enfrentar o machismo cotidiano que nos impede, muitas vezes, de fazer mais. Por isso, é de extrema importância ter consciência do que significa este lugar ocupado. Estamos ali pra resistir, ampliar direitos e construir com cada vez mais pessoas um projeto político que inclua a democracia direta, em que cada pessoa, cada vida importe. Infelizmente, não é isso que experienciamos na política institucional. Muitos interesses da classe trabalhadora são constantemente atacados com a justificativa de manutenção de um modelo que só explora e cada dia mais mata os sonhos da classe trabalhadora. Além do mais, ser uma vereadora de oposição em um lugar onde a maioria está na base do governo torna todas nossas ações mais difíceis. Lutar contra um sistema de opressão e exploração é tarefa que não pode ser feita.Nunca achei que um dia iria estar num espaço como o parlamento. Quando cheguei à câmara foi praticamente uma surpresa, pois não imaginava que seria eleita. Até antes de me filiar ao PSOL em 2013, nunca havia me visto construindo um partido político, no entanto, antes mesmo de ser eleita vereadora, a luta de classes sempre fez parte da minha trajetória, pois é uma luta de vida. Sei o que é morar na periferia, ter que começar a trabalhar cedo pra poder seguir os estudos, sei o que é ser mãe trabalhadora. Por essa razão, nunca me furtei de lutar por mais e nunca me ausentei das lutas contra as injustiças. A luta coletiva se encontra na minha vida desde que nasci, não poderia ser diferente ao ocupar esse parlamento. apenas dentro de um parlamento, no entanto, estar nesse espaço e manter nossas conquistas é fundamental.''

 

Whatsapp: 53 98100-3696
facebook: www.facebook.com/femirandapsol
instagram: @femirandapsol
twitter: @femirandapsol

Gabinete: 32786034 

E-mail: femirandapsol@gmail.com

Assista o vídeo produzido pela TV Câmara e conheça a trajetória da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) através do player abaixo:

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO