Dia Mundial do Orgulho Autista terá Roda de Conversa na Câmara
Encontro será no Plenarinho, quinta-feira (18), às 19h
PUBLICADO EM 15/06/2026 - 10:49

Câmara Municipal de Pelotas

Redação: Assessoria vereador Antônio Peixoto

Data: 15/06/2026

Revisão e edição: Imprensa Câmara 



Quinta-feira (18), às 19h, no Plenarinho Cândido Silva (Candinho) do Poder Legislativo, haverá Roda de Conversa sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista. O evento é iniciativa do vereador Antônio Peixoto (PSD), com apoio da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), do Projeto Benjamin e do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, com o objetivo de reunir pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares e membros de associações ligadas à causa.


Queremos proporcionar o debate acerca da forma especial de perceber o mundo, bem como discutir meios de estimular e garantir os direitos de indivíduos com TEA. Será um espaço de escuta, troca de experiências, aprendizado e construção coletiva”, destaca ou vereador.

A iniciativa faz parte do projeto Conexão Tua Voz, desenvolvido pelo parlamentar neste mandato, que visa levar as discussões da comunidade ao Legislativo de forma menos burocrática do que os critérios necessários para uma audiência pública em plenário.


As vagas para o público em geral são limitadas devido à capacidade máxima do Plenarinho – que é de até 45 pessoas. Os interessados em participar da Roda de Conversa podem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 99710-3115 até quarta-feira (17), às 18h, para garantir seu lugar no encontro.


O Dia Mundial do Orgulho Autista foi instituído em 2005 pela organização americana Aspies For Freedom (AFF) e é celebrado em 18 de junho. A campanha foi criada por pessoas que vivem no espectro, visando à promoção da neurodiversidade, o combate ao preconceito e a valorização da identidade autista e de suas famílias, complementando as ações do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo – comemorado em 3 de abril.


Qual o seu nível de satisfação com o atendimento da Câmara?

Satisfação Quantia
Muito Insatisfeito 1
Insatisfeito 0
Neutro 0
Satisfeito 0
Muito satisfeito 0