Você está aqui: Página Inicial / 18a Semana do Alimento Orgânico começa hoje em Pelotas

18a Semana do Alimento Orgânico começa hoje em Pelotas

Publicado em 20/05/2022.
Além de um Feirão, as atividades do evento contam com palestras, intercâmbios e oficinas por todos os bairros, e na colônia.

A Câmara Municipal recebeu ontem (19), a comissão organizadora da 18a Semana do Alimento Orgânico. O evento acontece entre os dias 20 e 27 de maio, em diversos pontos da cidade. Entretanto, o ponto alto do evento acontece no próximo dia 26 (quinta-feira) em frente à Casa do Povo, onde ocorrerá o 1° Feirão Agroecológico. No mesmo dia, haverá uma caminhada dos participantes até o restaurante Teia Ecológica. E, no retorno, uma Audiência Pública em alusão à Semana do Alimento Orgânico, marcada para as 15 horas no plenário municipal.

O Presidente Marcos Ferreira (Marcola), prontamente apoiou a realização da Semana porque, na sua visão, os alimentos orgânicos desempenham um papel importante tanto na saúde das pessoas quanto no desenvolvimento econômico da cidade:

“Além da estrutura, a câmara ajudará com incentivo de divulgação, político e principalmente que as pessoas possam enxergar no alimento orgânico como algo saudável, que também gera emprego e ajuda no desenvolvimento da nossa cidade '' - afirmou Marcola.

O vereador Jurandir Silva (PSOL), é agrônomo e concretiza seu mandato em políticas de incentivo de produtos agrícolas, além de outras ações positivas para o meio ambiente. Jurandir foi fundamental para fazer o elo do legislativo com a promoção da feira, e também ressaltou que o tema deve ser endossado na política, haja vista que a saúde é impactada com uma alimentação saudável:

''Evidentemente que pela minha trajetória de militância conheço o tema, estudei sobre o assunto e, inclusive, meu mestrado na universidade foi relacionado à agroecologia. Este grupo presente aqui eu acompanho o trabalho há bastante tempo. Então, é importante que a gente entenda que promover a agroecologia é absolutamente necessário pra gente viver em um mundo melhor. Estamos falando da produção de alimentos sem agrotóxicos, alimentos saudáveis para os agricultores, para os consumidores. Esse é um tema que nós queremos popularizar, queremos que todas as pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade produzidos pela agroecologia. Isso tem que ser política pública e, com certeza, isso é muito importante para o nosso mandato.'' - ressaltou Jurandir.

Para Fábio Mayer, membro representante do CAPA (Centro de Apoio e Proteção à Agroecologia), a feira será um momento de sensibilização e mobilização da comunidade pelotense. Segundo ele, a nossa região é um sinônimo de qualidade, quando o assunto é produção alimentar.

''É um momento de sensibilização e mobilização de toda a comunidade pelotense, para fazermos um ato importante aqui em frente à Câmara dos Vereadores. Um ato de mostrar toda essa organização, toda essa produção, todo esse colorido desses alimentos saudáveis, ecológicos, que a nossa colônia aqui no interior de Pelotas e municípios aos arredores dispõe. Então tanto agricultores familiares, como comunidades quilombolas da região, vão mostrar um pouco dessa força e sensibilizar a comunidade pelotense acerca da importância que é consumir os alimentos ecológicos aqui da região”, disse ele.

Na reunião esteve presente também Luís Fernando Wolff, representante da Embrapa Clima Temperado, no setor de agricultura familiar de base ecológica. Ele ressaltou a importância da consolidação do evento e, na oportunidade, entregou ao presidente Marcola o livro Estação Experimental Cascata.

''É um compromisso muito importante por parte do legislativo, essa relação com essa primeira edição do evento de rua . Digamos assim do feirão agroecológico. E ele vem se consolidar no município de Pelotas, essa iniciativa da semana nacional do alimento orgânico. ''

Também participaram da reunião, Marigaiane Medeiros, presidente da Cooperativa Sul Ecológica, Nilo Dias, coordenador da Feira Quilombola Acotireni, e Frederico Mayer e Isabel Araújo, do Gae -Grupo de Agricultura Ecológica UFPEL, ambos alunos da universidade de agronomia e jornalismo, respectivamente.

Para mais informações, além da programação da feira, acesse:

- encurtador.com.br/eCDQ7