Você está aqui: Página Inicial / Segunda Semana da Dança Afro-Brasileira foi tema de Audiência Pública

Segunda Semana da Dança Afro-Brasileira foi tema de Audiência Pública

Publicado em 21/08/2023.
Proposição foi da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL), através da Comissão de Cultura em parceria com o Coletivo de Danças Negras de Pelotas.

Na última semana, a Câmara de Vereadores promoveu uma audiência pública, dentro da programação da Segunda Semana de Dança Afro-Brasileira, no Clube Cultural Fica Ahi.

Em Pelotas, o Dia da Dança Afro-Brasileira foi instituído via Lei nº 7.059/2022 no dia 18 de agosto, fazendo parte das datas comemorativas e de conscientização do Município,o dia escolhido serve como uma homenagem à primeira bailarina negra do Brasil, Mercedes Baptista.

Os agentes culturais ressaltaram a importância das emendas impositivas para o fomento à cultura Afro, o fortalecimento da Lei 10.639 nas escolas e, principalmente, a importância das políticas públicas voltadas à cultura. Também foi debatido a necessidade de políticas públicas de reconhecimento dos clubes negros para a preservação e manutenção da memória.

A parlamentar, Fernanda, ressaltou a importância da dança e manifestações culturais negras, pois são marca de resistência e da manutenção da memória viva para a constituição do povo e sua história. Também lembrou que serve como uma forma de divulgação: “Dedicada a divulgação e a relevância na história de Pelotas, enraizadas na população através do povo negro, ao qual mesmo sofrendo genocídio fez com que sua dança se tornasse cultura e tradição”, disse.

Potente, emotiva e antirracista, foram as definições da vereadora sobre a audiência pública.

No encontro também estiveram presentes as vereadoras Miriam Marroni e Carla Cassais (PT), os vereadores Jurandir Silva (PSOL) e Paulo Coitinho (CIDADANIA), além de personalidades da área como Daniel Amaro.

Em sua fala, Amaro, lembrou que é a primeira semana com emenda impositiva (COLETIVA) para a realização das comemorações e classificou a atividade como prioridade em sinal de resistência e legado da cultura black.

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal

Foto: Gabriel Xavier