Você está aqui: Página Inicial / 30 anos do Desafio Pré-Universitário Popular será tema de Audiência Pública na Câmara nesta quarta

Publicado em 18/10/2023.

A Câmara de Vereadores de Pelotas promove nesta quarta-feira, dia 18/10, uma Audiência Pública sobre os 30 anos do Desafio Pré-Universitário Popular. Por proposição da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), via Comissão da Educação, a audiência será realizada a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, rua Quinze de Novembro, 207.

Um dos projetos de extensão mais antigos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Desafio foi pensado, inicialmente, fora da universidade por um grupo de estudantes universitários oriundos das camadas populares que gostariam de contribuir para que mais filhos e filhas da classe trabalhadora tivessem a oportunidade de ingressar na instituição de ensino superior.

Nestes 30 anos de Desafio, o projeto tem contribuído na inclusão de jovens e adultos da comunidade pelotense, com de cerca de 60-70% de aprovação de seus estudantes em processos seletivos de ingresso na universidade. Acolhendo pessoas de baixa renda que não podem pagar cursos particulares de pré-ENEM (antigos pré-Vestibular), o Desafio contribui para que cada vez mais pessoas acessem aquilo que lhes é de direito: a universidade pública e gratuita.

Além disso, o projeto tem um papel de extrema relevância na formação de futuros profissionais da própria UFPel, uma vez que permite aos estudantes dos cursos de Licenciaturas aprendam e desenvolvam a prática pedagógica, ao terem experiências como docentes em sala de aula.

A audiência pública desta quarta-feira foi uma solicitação da atual coordenação do Desafio que realiza uma série de atividades para celebrar e debater sobre o futuro do projeto. Entre os convidados para comporem a mesa da audiência estão a vice-reitora da UFPel, professora Ursula Rosa da Silva, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro; a atual coordenadora geral do Desafio, Cátia Carvalho; o professor e pesquisador do projeto, Leonardo de Andrade; o primeiro coordenador geral e grupo fundador, professor Eduardo Arriada; o estudante Lucas Borges e a fundadora Maria Raquel Vieira.

Audiência Pública 30 anos do Desafio Pré-Universitário Popular
Plenário da Câmara Municipal de Pelotas - rua Quinze de Novembro, 207