Você está aqui: Página Inicial / 32a edição da FECARS está aberta oficialmente em Pelotas

32a edição da FECARS está aberta oficialmente em Pelotas

Publicado em 13/05/2022.

A manhã de hoje (13) foi marcada pela abertura oficial da 32a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), que pela primeira vez em toda sua história está sendo realizada em uma cidade da Região Sul do Estado. Diversos momentos marcaram a cerimônia como a chegada da chama crioula itinerante, vinda de Xangri-lá especialmente para a festa; a entrada em pista e apresentação das 29 delegações das Regiões Tradicionalistas (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); a homenagem à Antoninha Berchon Sampaio, através de suas filhas Maria Rita e Anna Luiza; a entrega para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) da portaria que transfere a sede do MTG no período de 12 a 15 de maio para Pelotas e a passagem do Troféu rotativo da FECARS à vice-presidente administrativa do MTG, Ilva Maria Goulart. Um dos momentos de maior emoção, foi a entrada a cavalo da prenda Bibiana Alves, cantando Ave Maria, vestida com manto e coroa, representando Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira de peões e ginetes.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira, esteve representado pelo vereador Paulo Coitinho, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, Cultura e Festas Populares de Pelotas, mas manifestou sua alegria com o evento realizado no município e falou sobre a importância desta retomada das atividades festivas para o desenvolvimento econômico da cidade. “É lindo ver como a nossa tradição mexe com nosso povo. São famílias inteiras competindo. Pelotas se orgulha em receber todos neste momento tão importante que é a volta dos eventos com a presença de público”, disse Marcola. Em sua fala, Coitinho saldou os presentes com uma prosa gaúcha e falou de momentos importantes vividos no legislativo no que se refere à tradição. “Preciso dizer que ontem a prefeita Paula sancionou um Projeto de Lei de nossa autoria que autoriza a inclusão do conteúdo sobre tradicionalismo, cultura e folclore gaúcho nas escolas públicas da rede municipal de ensino e que também enviamos uma Moção de Repúdio à Assembleia Legislativa, pois somos contra o Projeto de Lei que proíbe a realização dos rodeios no nosso Estado”, disse o vereador, que complementa: “Pelotas sedia nestes dias o MTG, sedia o tradicionalismo, por isso é muito especial este momento. É a primeira vez que uma FECARS é realizada em uma cidade do sul do estado, e não foram poucos os esforços para que isso acontecesse”.

Nicanor Castilho, vice-presidente campeiro do Movimento lembrou o período de dificuldades que os CTGs passaram durante a pandemia do Covid-19, mas falou também da garra e persistência dos gaúchos em ajudar o próximo e fazer o possível para manter acessa a chama da tradição.

Em seu pronunciamento, o coordenador da 26a Região, Márcio Adir Corrêa, agradeceu o empenho de todos que colaboraram para a realização da festa no município.“Uma FECARS de tantas mãos, tantas pessoas nos ajudaram a chegar aqui, então vendo este momento, esta pista lotada de competidores, o público que enche as arquibancadas só me enche de orgulho e me faz ter a certeza que todo o trabalho valeu a pena”, comemora ele.

A prefeitura de Pelotas é apoiadora do evento e a chefe do executivo participou da solenidade. “Uma honra receber a FECARS em nossa cidade, depois de dois anos de pandemia e sem podermos realizar este tipo de encontro, é com alegria que recebemos todos vocês. Sintam-se acolhidos com a hospitalidade do gaúcho, hoje temos muitos motivos para comemorar e se emocionar”, disse ela.

Representando o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual de cultura Beatriz Araújo não escondeu o contentamento de ver a FECARS sendo realizada na sua cidade natal. “Não posso deixar de manifestar a minha alegria em estar secretaria estadual da cultura no momento em que o governo é, sem dúvida, o governo que mais investiu em cultura em todos os tempos.E este investimento está se fazendo presente também aqui na FECARS através das secretarias de cultura e turismo nos estamos dando uma sustentação importante e fundamental para que este evento seja revestido de êxito”, disse a autoridade. Beatriz cumprimentou a comissão organizadora e enalteceu o potencial da região para a realização de grandes festas. “Em quatro dias teremos 16 grandes shows aqui em Pelotas, na minha cidade. Parabenizo todos.”

Ilva Maria Goulart, anfitriã, vice-presidente administrativa do MTG, falou dos esforços para a realizar a festa pós a pandemia. “A história um dia vai contar esse recomeço com vocês juntos, eu olhava o gado agora, as vezes correndo para um lado, as vezes para o outro e esse movimento nos mostra o progresso de uma região que tem um potencial enorme. Este céu que nos abriga é coberto de histórias, quero dizer a todos que estão a cavalo que esperamos muito por esse dia e agradeço por vocês estarem aqui”, disse Goulart.

Deputados, prefeitos, vereadores e secretários de diversas cidades do Rio Grande do Sul acompanharam o protocolo, assim como os pelotenses Idemar Barz (PSDB), vice-prefeito, Daniel Trzeciak (PSDB), deputado federal, Luiz Henrique Viana (PSDB), deputado estadual, Daniel de Souza Mello, vice-presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Tenente Coronel Paulo Renato Scherdin, comandante do 4°Batalhão da Brigada Militar e os secretários municipais Gilmar Bazanella, Paulo Pedroso e Adriane Silveira de Desenvolvimento econômico, cultura e educação e desporto, respectivamente.

O evento acontece até domingo (15), na Associação Rural de Pelotas e tem R$ 10,00 como valor de entrada.

Foto: Gustavo Vara