Você está aqui: Página Inicial / A CASA DOS GRANDES TEMAS RECEBE O DR. PEDRO HALLAL

A CASA DOS GRANDES TEMAS RECEBE O DR. PEDRO HALLAL

Publicado em 12/05/2022.
Segundo painel do projeto aconteceu na manhã desta quinta-feira (12)

Dando continuidade ao projeto '' A Casa dos Grandes Temas'', a Câmara Municipal de Pelotas recebeu o Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal, professor universitário brasileiro, educador físico, epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O professor virou referência no cenário da pesquisa brasileira e mundial, após atuar e contribuir com estudos acerca do enfrentamento da Covid-19.

O encontro teve em foco o debate sobre as doenças crônicas não transmissíveis que, segundo Pedro Hallal, deve ter atenção especial neste momento de enfraquecimento da pandemia, essas doenças voltam a ser uma pauta importante:

''Em primeiro lugar, queria agradecer a vereadora Miriam Marroni por propor um encontro sobre um tema tão importante como são as doenças crônicas não transmissíveis. O que acontece é que essa demanda tinha ficado um pouco parada, o que é normal devido à pandemia. É necessário que a gente se volte de novo para doenças, que somando infarto, derrame, alguns tipos de câncer, representam dois terços de todas as mortes que acontecem no Brasil. Fizemos essa pesquisa em parceria da UFPEL com o financiamento da Humane para que a gente conheça a realidade das doenças crônicas no Brasil nesse momento”, disse o doutor.

O pesquisador também abordou os novos desafios da saúde pública no país, principalmente os maus hábitos que são prejudiciais ao vigor físico, principalmente entre os jovens:

''Notamos que a pandemia trouxe novos desafios. Algumas coisas pioraram como, por exemplo, a prática de atividade física e a alimentação. Entre tando, outras que vinham melhorando pararam de melhorar como o tabagismo que vinha caindo no Brasil, não está mais, o consumo abusivo de álcool também está estável e ainda surgiram alguns problemas novos, como o consumo grande de cigarros eletrônicos, especialmente nos mais jovens e também o aumento de quarenta por cento na depressão”, completou Pedro Hallal

O presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Marcos Ferreira (PTB) expressou o seu entusiasmo com a presença do pesquisador na Casa do Povo, e ressaltou a importância da pesquisa na sociedade:

''A gente fica muito feliz de poder receber aqui hoje uma autoridade como o Dr. Pedro Hallal que se tornou referência da nossa cidade, do país e até mundialmente no que tange às questões do Covid. Acredito que a Câmara de Vereadores com a sua presença também prestará um serviço à nossa cidade e à população no sentido de esclarecer também que ele traz nessa nova pesquisa onde as doenças pós-covid estão crescendo e nós precisamos nos cuidar,'' disse Marcola.

Participaram da reunião os parlamentares Marisa Schwazer (PSB), Miriam Marroni (PT), Carla Cassais (PT), Cristina Oliveira (PT), Fernanda Miranda (PSOL), Jurandir Silva (PSOL), Cristiano Silva (UNIÃO BRASIL), Paulo coitinho (CIDADANIA), além da Secretária de Saúde, Roberta Paganini.